O que é a felicidade? – Conheça os 5 passos para se ter uma vida mais feliz

O que é felicidade para você? Você é feliz? Conheça os 5 passos para se ter uma vida mais feliz.

Apesar do significado da felicidade ser atribuída de maneira subjetiva para cada indivíduo é inegável para ciência que se trata de um estado psicológico e hormonal que contribui para o bom funcionamento do organismo do corpo vivo.

Não existe uma regra para o significado de felicidade em si, esse significado pode ser despertado de inúmeras formas para inúmeros indivíduos, não existe uma garantia que você vai ser feliz depois de seguir esses passos a risca, ainda mais se tiver algum transtorno emocional como é o caso da depressão, mas seguindo essas pequenas dicas, você pode dar oportunidade para o seu próprio organismo a produzir mais hormônios ligados à felicidade.

Os 5 passos para se ter uma vida mais feliz

1. Cuide de si

Muitas pessoas costumam negligenciar a si em prol dos outros ou em alguns casos odeia a si mesmo e não busca uma aceitação, o que acaba drenando a auto estima, causando mal estar e problemas de auto estima. Para ser mais feliz é necessário conhecer a si mesmo melhor, entender o que lhe trás a felicidade o porquê aquilo lhe traz a felicidade.

O seu corpo é a única forma de você presenciar a existência da vida, e para ser uma experiência agradável é necessário que cuide de si, com pequenas mudanças de comportamentos, se alimentando melhor, bebendo mais água, saindo mais de casa, dormindo melhor, cuidando da saúde da sua pele, aprendendo a amar a própria companhia fazendo atividades que lhe tragam bem estar em algum momento do dia. É necessário que não só reconheça os seus defeitos, mas que também seja capaz de apontar as suas qualidades, e dar pequenos passos para uma vida digna.

2. Atenção

Pode soar até um pouco estranho, “mas quantas vezes você prestou atenção no que estava fazendo? quantas vezes ao dia você passa realmente atento ao que está fazendo?” Nós costumamos viver a vida no automático, quanto mais envelhecemos esquecemos de vivenciar as atividades mais monótonas que é o que realmente constitui a nossa vida.

Viver no automático anestesia a nossa empolgação com a vida drenando a nossa motivação,  e nos somos colocados em um sentimento constante de apatia e monotonia, onde nada do que acontece tem graça.

Embora temos que fazer constantes coisas que são chatas ao longo do dia, é necessário vivê-las por inteiro, e prestar atenção no seu corpo buscando respostas “por que
essa atividade me incomoda tanto?”, “o que tem nisso que torna tudo chato, porque eu penso dessa forma?”, esse processo de desconstrução ajuda a entender melhor a si
mesmo. Ou nem precisa ir tão afundo, aceite de braços abertos e faça a atividade como se fosse a última vez que fosse fazê-la, tirando proveito de maneira positiva.

3. Evite conflitos

Evitar conflitos não te faz uma pessoa covarde, te faz mais inteligente pois é necessário escolher as próprias lutas, poupe a sua saúde e seu psicológico evite discussão na internet a maioria das conversas que tem o único propósito o ato de discutir realmente não vale a pena, em casa pequenas coisas que incomodam não faça uma tempestade por isso, poupe suas energias para o que realmente importa.

Mesmo que possa ser complicado no começo, ainda mais se você é uma pessoa que costuma se estressar com muita facilidade, é necessário que tome uma postura de simplesmente ignorar esses conflitos mais toscos. Isso não quer dizer que você deve aceitar ser desrespeitado ou maltratado, mas sim entender no seu íntimo que você tem a escolha de evitar que aquilo se torne algo maior, e que a energia para defender o seu orgulho de um ser ignorante não vale o esforço, pois você jamais vai ter controle no que os outros pensam de você, único controle que tem é da maneira como se comporta.

4. Se afaste das pessoas que fazem mal

É melhor estar sozinho do que mal acompanhado, existem pessoas que aparecem na sua vida mas que não tem a intenção de agregar, e pior, pode até mesmo piorar a sua vida com
conversas negativas, tendem a te diminuir, a gerar brigas de ego, comportamentos de completa futilidade, trazem sentimentos ruins.

Às vezes esses comportamentos negativos podem vir até mesmo de familiares próximos onde o afastamento pode ser algo improvável no momento, porém é possível ter uma distanciamento emocional, basta não passar tanto tempo com essa pessoa, cortar conversas que não levam a nada, evitar potenciais gatilhos em discussões, não estar muito tempo nos mesmos ambientes que essa pessoa.

5. Pequenas conquistas

O ato de conquistar algo ajuda o mecanismo de recompensas no cérebro que faz com que o corpo produza mais hormônios ligados a sensação de bem estar. Mas o que muitos
ignoram com essa informação é que não precisa ser coisas grandiosas para despertar esse estado psicológico, apenas concluir a lista de afazeres diários já consegue estimular o cérebro, fazer pequenos desafios diários gratificam ainda mais o seu estado emocional!

Os 5 passos para se ter uma vida mais feliz!

Agendamentos e consultas online

Em 4 passos:

1º – Escolher categoria (terapeutas holísticos, psicólogos, psicanalistas, coaches);
2º – Identificar o profissional que pode te auxiliar na resolução do problema;
3º – Acessar a página de perfil e conhecer os serviços oferecidos;
4º – Clique no botão “Fale agora pelo Whatsapp” para tirar suas dúvidas.

Terapias de A à Z

Tipos de terapias alternativas

Consulte sempre um terapeuta profissional

Deixe uma resposta