Conteúdo

Terapias Holísticas

Terapias Holísticas – Uma visão integral da natureza humana.

Por Adi Barbosa

Em um mundo cada vez mais veloz, o estresse, ansiedade, a insônia, a depressão, a culpa, a mágoa, a dor, o ressentimento, o vazio existencial, fazem parte da rotina de todos aqueles que vivem o novo ciclo, a era da comunicação global e as rotinas maçantes das empresas que passaram a exigir cada vez mais de seus colaboradores.

Como resultado, a cada dia que passa aumenta o número de pessoas procurando por melhor qualidade de vida, seja físico, vital, emocional ou mental. As pessoas estão buscando o bem-estar e as terapias holísticas ganham cada vez mais espaço e destaque na vida de milhares de pessoas ao redor do mundo.

A terapia holística se propõe a compreender o ser humano de forma integral, em sua natureza física, vital, emocional, mental e espiritual, ou seja, o homem não é só um corpo, ele tem uma alma e, segundo a Teosofia, todos os seres vivos possuem um espírito, cuja natureza é imortal.

Definição da palavra terapia

O termo do latim therapia; pelo grego therapeia.as.Therapia, do grego θεραπεία, significa prestar cuidados médicos, tratamentos, cura. O termo terapia foi usado na medicina de Hipócrates e Galeno para designar os cuidados médicos com os enfermos, visando a obter a cura de doenças.

Há quem diga que a etimologia da palavra terapia tenha surgido antes do termo grego, é o que defende o rabino contemporâneo Marc-Alain Ouaknin que acaba de publicar uma introdução à meditação hebraica. Segundo o autor, a palavra hebraica Teroupha תרופה, טיפול significa cura, remédio, tratamento.

Definição da palavra holos, holismo

O termo Holos vem do grego ολο e significa que a natureza pertence ao “todo, inteiro, ao conjunto”. Já o termo Holismo é um conceito recente que foi criado pelo primeiro ministro da África, Jan Christiaan Smuts, em 1926, onde, em seu livro “Holism and Evolution” ele define que a evolução é criativa: “A tendência da Natureza, através de evolução criativa, é a de formar qualquer “todo” como sendo maior do que a soma de suas partes”.

Talvez, o entendimento sobre o “todo”, o “uno”, seja ainda muito mais antigo.

Seres especiais da antiguidade, como: Moisés, Hermes Trismegisto (em latim: Hermes Trismegistus; em grego Ἑρμῆς ὁ Τρισμέγιστος, “Hermes, o três vezes grande”), considerado Deus entre os egípcios com o nome de Toth, entre os gregos com o nome de Hermes e entre os Romanos com o nome de Mercúrio ou Me-kurú, ele deixou registrado na tábua de esmeralda:

“É verdade, certo e muito verdadeiro: O que está embaixo é como o que está em cima e o que está em cima é como o que está embaixo, para realizar os milagres de uma única causa”.

Entendo que a natureza é criativa, já sabemos que a evolução é acumulativa e que o todo está em tudo: o pequeno está no grande e o grande está no pequeno para que as maravilhas do universo se encerrem como uma única causa ou princípio.

O Moisés Bíblico também escreveu: “Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligares na terra será desligado no céu.” Mt, 18:18.

Mas afinal, o que é a terapia holística? Minha definição, com base na etimologia da palavra e numa visão mais profunda sobre a natureza humana, defino Terapia Holística como uma prática terapêutica que oferece algum tipo de tratamento focado em tratar o doente como um todo, conduzindo-o ao seu ponto de equilíbrio entre corpo, alma e espírito.

Uma breve reflexão

Reflita por alguns minutos, horas, dias ou semanas. Hoje, todo e qualquer tipo de terapia que não se enquadra na medicina tradicional ou nas chamadas medicinas integrativas e complementares são chamadas de terapias holísticas.

A questão é que algumas terapias são milenares, como: ayurveda, acupuntura, meditação, feng shui e isso significa que elas antecedem os termos empregados: Therapia, do grego θεραπεία, do hebraíco Teroupha תרופה, טיפול e até a minha própria humilde definição.

Entre os chineses, Nei Jing (内經) (pinyin: Nèijīng) – “O Clássico do Imperador Amarelo” é considerada um dos livros fundamentais da medicina tradicional chinesa. Sabemos que existem vários tipos de tratamentos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), como: acupuntura, meditação, tai chi chuan, entre outros. A questão é que tais práticas provêm de uma fonte de conhecimento inesgotável, como por exemplo, o Taoísmo.

Na prática da MTC, os terapeutas entendem que toda manifestação de doença provém do desequilíbrio das energias Yin e Yang. Yin e Yang deram origem aos cinco elementos: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água e tais elementos controlam “a grande circulação da energia” que se manifesta através dos ciclos de geração e ciclo de controle, I-Ching.

Entre os budistas, o destaque vai para a meditação. Nos dias de hoje, através das pesquisas comprovadas pelo neurocientista mais famoso do mundo, o Dr. Richard Davidson, somos beneficiados por outro conhecimento milenar que promove saúde, bem-estar e felicidade, a A MEDITAÇÃO.

A origem das PESQUISAS NEUROLÓGICAS que promovem FELICIDADE aos seres humanos, conhecida também como CIÊNCIA DO BEM-ESTAR, teve início através de diálogos entre o BODISATVA DA COMPAIXÃO, Dalai Lama, com um dos maiores NEUROCIENTISTAS do mundo, o Dr. Richard Davidson, que foi apontado pela revista Times como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.

Neurociencia e Meditação

Dalai Lama fez a seguinte pergunta ao Dr. Richard Davison:

“- Você vem usando as ferramentas da neurociência moderna para estudar principalmente a ansiedade, depressão e o medo, todos esses sentimentos negativos, porque não pode usar essas mesmas ferramentas para estudar também qualidades como bondade, compaixão e equanimidade?”

Assista ao vídeo

Para o Dr. Richard Davidson este foi o alerta que ele precisava ouvir. A partir desta simples pergunta ele fez disso o propósito de sua vida como cientista e pesquisador. Sua contribuição se estendeu para os quatro cantos do mundo.

Richard Davidson ficou famoso nos EUA pela divulgação dos resultados obtidos em suas pesquisas científicas, em FEV de 2006, a agência do GOV dos EUA, responsável por validar pesquisas médicas (NIH), reconheceu formalmente a MEDITAÇÃO como prática terapêutica e integrativa a ser adotada nas medicinas convencionais por conta das pesquisas deste cientista.

As pesquisas do Dr. Richard Davidson ganhou notoriedade mundial; na época o EUA estava perdendo uma média de U$ 300 bilhões de dólares por ano por causa das doenças causadas pelo estresse. 25% das empresas americanas decidiram oferecer treinamentos meditativos aos seus colaboradores, mudando assim drasticamente o quadro econômico do país.

Com isso, nos dias atuais, as práticas meditativas vêm sendo aplicadas em diversas áreas: saúde, educação, esportes, finanças, sistemas corporativos e, acredito que, muito em breve, a MEDITAÇÃO será disciplina obrigatória nas cadeiras da medicina Brasileira, assim como é a acupuntura. No Brasil, a universidade que lidera este tema é a UNIFESP que já está na sua VIII formação de facilitadores de meditação.

O GOV da Inglaterra, EUA, desde 2012, implantou a meditação na educação primária e este é um dos principais desafios que muitos educadores brasileiros vêm enfrentando. E, a cada dia, novas escolas particulares adotam prática meditativa em sua grade educacional. Enfim, podemos perceber que a humanidade caminha para a felicidade, saúde, longevidade e bem-estar.

Mais e aí? Onde está o ponto de reflexão?

O ponto principal de reflexão é que se observarmos cuidadosamente, veremos que a fonte de tais conhecimentos, consideradas hoje como práticas integrativas, complementares ou terapias holísticas, elas surgiram de Seres Espirituais.

Também sabemos que tais práticas faziam parte de um conjunto de conhecimentos cujo objetivo não era apenas manter a saúde dos indivíduos, mas despertá-los para estados elevados de consciência. Portanto, o autoconhecimento é a chave para manter-se saudável e explorar as qualidades espirituais que existem em cada um de nós.

….

Os estudiosos da área defendem que o homem deve ser tratado como um todo, mesmo sabendo que ainda não seja possível comprovar que a natureza de todas as coisas, incluindo a natureza humana, de que tudo é Uno em essência, Trino em manifestação é Sétuplo em evolução, ou seja, a natureza das coisas é constituída de sete corpos ou formas de energia.

A constituição oculta da natureza humana

Se a natureza humana é composta de vários corpos ou “veículos”, a Teosofia entende que a natureza se manifesta em sete planos. O sete é o número que se fundamenta na evolução final, frequentemente encontrado em diferentes cosmogonias, assim como nas diversas religiões e na tradição de muitos povos antigos, em destaque, na doutrina dos vedas e upanishads.

Os Sete Chakras Yoga dos Chakras na Prática
Imagem ilustra que a natureza humana possuí sete centros principais de energia.

Terapias holísticas e a natureza oculta do homem

Os sete veículos que compõem a natureza humana, iniciando do mais denso para o mais sutil, são:

Sthula Sharira – O corpo físico, corpo denso.
Prana – O corpo vital;
Linga sharira – O duplo etérico, o corpo astral na teosofia original, de Blavatsky;
Kâma rupa – O corpo de desejos ou corpo emocional, o corpo astral na literatura teosófica posterior a Blavatsky;
Manas – Nossa Alma Humana, ou Mente Divina. É o elo entre a Díade Atman-Budhi e nossos princípios inferiores; O corpo mental de Manas inferior;
Budhi – Nossa Alma Divina;
Atman – O raio do Absoluto, nossa Essência Divina;

Dependendo da tradição, da área terapêutica, da técnica aplicada pelo profissional, o terapeuta holístico entende que o homem é formado por esses sete princípios e, deste modo, através de suas ferramentas e técnicas busca o equilíbrio energético entre corpo, alma e espírito de seus clientes.

Como ocorre o desequilíbrio entre os corpos sutis?

Bem, as formas são variadas e elas ocorrem por conta do meio ambiente (frio, calor, vento, água) segundo as terapias chinesas; ocorrem também através dos desequilíbrios emocionais e mentais (emoções e sentimentos ruins), segundo os estudos da psicologia, pelo uso constante de substâncias químicas (drogas), segundo o entendimento da medicina clássica, por má alimentação, alimentação em excesso, entre outros.

Terapias Holísticas Desequilibrio Energético Foto Kirlian
Foto kirlian revela buracos no corpo vital e isso significa manifestação de doenças no corpo.

Sabemos que a maioria das doenças se manifestam primeiro nos campos de energia sutis (foto acima) e, posteriormente, tomam forma ou se densificam no plano ou corpo físico. Hoje, equipamentos de bioeletrografia comprovam que várias enfermidades, incluindo o câncer, se manifestam primeiramente no corpo vital ou energético, para depois tomar forma no denso ou corpo físico. Isso nos leva a compreender que a doença se manifesta por conta de um desequilíbrio entre os corpos que constituem na natureza humana.

O tratamento holístico

Se o homem é formado por corpos, planos ou campos de energia, o terapeuta holístico, tendo uma visão clara da natureza setenária dos seres vivos, especialmente a do ser humano, ele sabe ou deveria saber que o problema não deve ser tratado apenas no efeito, mas sim na sua causa, ou seja, o tratamento holístico deve buscar equilíbrio no corpo físico, vital, emocional e mental, a fim de que a doença não se manifeste novamente. Portanto, a causa, no quaternário humano, está na alma ou na mente e nas suas emoções.

Da manifestação dos desequilíbrios

Eles também surgem conforme a percepção dos indivíduos. Como estamos vendo, ouvindo e percebendo o mundo e as coisas à nossa volta? A questão não é nem tanto como percebemos, mas como interpretamos as coisas e o mundo ao nosso redor.

Nosso entendimento do mundo exterior reflete em nosso mundo interior. Tudo aquilo que está à nossa volta está transmitindo informações e mensagens. Nós filtramos essas informações e fazemos julgamentos favoráveis ou desfavoráveis sobre elas.

Um pensamento / sentimento contínuo sobre um acontecimento pode nos levar a sentir alegria ou tristeza. Aqui está a questão! O modo como interpretamos os acontecimentos externos nos leva a ter pensamentos e sentimentos que irão desencadear o processo de saúde ou doença.

– Decepção, angústia, medo, etc, criam buracos nos corpos energéticos e se manifestam em forma de doenças no corpo físico.

– Alegria, amor, entusiasmo, gratidão, fortalecem nosso sistema imunológico, liberam hormônios da felicidade e isso contribui para que tenhamos corpos saudáveis e um campo energético favorável, livre de doenças, cheios de energia, vitalidade e poder.

Como interpretamos as coisas à nossa volta é uma questão de escolha!

A terapia cognitiva comportamental, por exemplo, entende bastante sobre a importância de mantermos pensamentos, sentimentos e comportamentos alinhados. Já as terapias orientais, incluindo as chinesas e japonesas, trazem aquele velho ditado: “mente sã, corpo são”, isto porque o organismo ou corpo físico dependem de um bom convívio com o cérebro (neurociência) para tudo estar em pleno funcionamento ou em equilíbrio. Entre budistas, taoístas e mestres espirituais, o caminho do meio é o ponto de equilíbrio. Sempre foi!

Terapias holísticas, complementares e integrativas

Este é um assunto que vem sendo discutido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) ao longo das últimas décadas. No meu ebook Terapias PSC este assunto é apresentado com maior profundidade.

Recentemente, em 2014, a OMS vem trabalhando para termos uma medicina tradicional, holística, integrativa e complementar, com qualidade, segurança e eficácia comprovada para assegurar o acesso de todas as pessoas à atenção à saúde.

A OMS reconhece a necessidade atual de ser elaborado um enfoque coerente e integral da incorporação das práticas terapêuticas na atenção à saúde, facilitando dessa forma aos governos, profissionais e usuários, o acesso às medicinas tradicionais e complementares (MTC) de maneira segura, respeitosa, acessível e contínua.

Leal et al. (2008, p.1) definem a Medicina Complementar como “um conjunto de sistemas, práticas e produtos de uso clínico, não considerado como prática médica convencional, de reconhecida eficácia pela comunidade científica”.

Assim, pode-se inferir que fazem parte desse tipo de medicina, a fitoterapia, o uso de suplementos vitamínicos, as dietas especiais, a medicina chinesa, a homeopatia, as técnicas de relaxamento terapêutico, o Ayurveda, o Yoga, o Reiki, as terapias com florais, as terapias quânticas, entre outras terapias holísticas.

Práticas terapêuticas no Brasl

No Brasil, no dia 03 de maio de 2006, o GOV FEDERAL aprovou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) através do decreto de Lei 971/GM/MS no SUS. Nesse documento se estabeleceram as diretrizes iniciais de responsabilidades institucionais para oferta de serviços pontuais como: produtos homeopáticos, medicina tradicional chinesa / acupuntura, plantas medicinais e fitoterapia, medicina antroposófica e termalismo social / crenoterapia (BARROS et al., 2007).

Em 2016, dez anos depois, mais de 2 milhões de usuários do SUS já haviam sido atendidos através das práticas integrativas e complementares.

A PNPIC foi ampliada em março de 2017 com a publicação da Portaria GM nº 849/2017, quando foram agregadas mais 14 práticas: Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa e Yoga.

No ano seguinte, em março de 2018, durante o 1º Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Complementares (Intercongrepics) que ocorreu no Rio de Janeiro, foram implantadas mais 10 práticas no SUS: Apiterapia, Aromaterapia, Bioenergética, Constelação familiar, Cromoterapia, Geoterapia, Hipnoterapia, Imposição de mãos, Ozonioterapia e Terapia de florais.

Terapias Holísticas Congresso Práticas IntegrativasFoto tirada durante o1º Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Complementares

Atualmente, o SUS oferta um total de 29 terapias integrativas e complementares. Todas elas foram inseridas como subcategorias no Terapias PSC (ver Terapias SUS) e no Terapeutas PRO. Hoje, felizmente, “O Brasil passa a contar com 29 práticas integrativas pelo SUS”.

O que são as Práticas Integrativas e Complementares (PICS)?

As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usados como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.

Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. Além disso, há crescente número de profissionais capacitados e habilitados e maior valorização dos conhecimentos tradicionais de onde se originam grande parte dessas práticas.

Quais são as Práticas Integrativas e Complementares?

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) à população. Os atendimentos começam na Atenção Básica, principal porta de entrada para o SUS.

Detalhes sobre as 29 práticas integrativas

Alguns benefícios obtidos através das terapias holísticas:

– Equilibra a energia vital;
– Desperta estados de consciência;
– Sentir-se acolhido pelo todo;
– Autoconhecimento;
– Consciência e liberdade;
– Auto percepção;
– Evolução pessoal;
– Equilíbrio e alinhamento dos chakras;
– Equilíbrio mental e emocional em diversos sentidos da vida;
– Bem estar;
– Motivação pela vida;
– Melhora da capacidade mental;
– Melhora das emoções;
– Limpeza energética;
– Harmonização energética;
– Alívio do estresse e ansiedade;
– Motivação para administrar a vida;
– Transformações emocional, energética e espiritual;
– Sensação de propósito de vida;
– Abandono da culpa e do medo;
– Despertar para a espiritualidade;
– Alegria e liberdade de expressão;
– Paz interior;
– Clareza de pensamentos;
– Melhora da disposição;
– Elimina traumas e crenças limitantes;
– Desenvolvimento da própria espiritualidade;
– Remoção de energias densas;
– Possibilidade de transformar sua própria realidade.

Diferença entre os Terapeutas PRO

No Terapias PSC estamos criando, com a ajuda de profissionais e pesquisadores, o maior banco de dados de conteúdos educativos sobre os diversos tipos de terapias. Atualmente, temos 186 categorias relacionadas aos diversos tipos de tratamentos terapêuticos. Agora, o que você precisa saber é como diferenciar os profissionais.

– Psicólogos

Psicólogo é o terapeuta formado na faculdade no curso de psicologia. Na terapia ele vai ajudar a analisar principalmente de acordo com o consciente do paciente. Ver áreas da psicologia

– Psicanalistas

Psicanalista é o terapeuta que fez curso de psicanálise. A base de estudo é feita através das teorias de Sigmund Freud (1856 – 1939), Jacques Lacan (1901 – 1981), Carl Yung (1875 – 1961), analisando o inconsciente das pessoas.

– Terapeutas

Terapeutas holísticos aplicam técnicas milenares, como: do-in, shiatsu, yoga, acupuntura, tai-chi-chuan, florais, reiki, massagem, bioenergética, entre outras.

E o psiquiatra?

O psiquiatra é médico. Formado em medicina, com especialização em psiquiatria. É ele quem faz o diagnóstico do paciente e prescreve a medicação se necessário.

Perguntas e respostas

Perguntas e respostas relacionadas as terapias holísticas.

Terapeuta holístico é uma profissão reconhecida?

SIM! Se você pretende atuar profissionalmente como terapeuta holístico, a ótima notícia é que no Brasil o terapeuta holístico é uma profissão reconhecida. O terapeuta holístico está listado na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) através do número 3221-25, conforme apresentado abaixo:

Terapeuta holístico

3 – TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO
32 – TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, BIOQUÍMICAS, DA SAÚDE E AFINS
322 – TÉCNICOS DA CIÊNCIA DA SAÚDE HUMANA
3221 – Tecnólogos e técnicos em terapias complementares e estéticas
322125 – Terapeuta holístico

A profissão de Terapeuta Holístico é lícita, ou seja, inexiste Lei que a preveja, limite ou impeça o seu livre exercício. Entretanto, ela não é REGULAMENTADA, ou seja, não existe Lei ou Decreto Federal específicos sobre o tema.

O que compete ao terapeuta holístico?

1- Demonstrar coordenação motora fina;
2- Demonstrar percepção sensorial;
3- Demonstrar percepção intuitiva;
4- Trabalhar em equipe multi e interdisciplinar;
5- Demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
6- Demonstrar auto conhecimento;
7- Demonstrar empatia;
8- Demonstrar capacidade de escuta;
9- Demonstrar habilidade manual;
10- Demonstrar visão holística;
11- Demonstrar condicionamento físico;
12- Demonstrar senso estético;
13- Demonstrar capacidade de persuasão;
14- Demonstrar liderança;
15- Demonstrar criatividade;
16- Demonstrar discrição;
17- Demonstrar atenção.

Novas CBO´s relacionados às terapias que integram o SUS.

Onde trabalhar como terapeuta holístico?

O mercado de trabalho para o terapeuta holístico frequentemente é autônomo, o terapeuta abre o seu consultório ou espaço de atendimento. Também pode trabalhar junto a spas, clínicas de estética, institutos, ou outras clínicas que oferecem serviços integrados ou complementares. Dependendo da área terapêutica de atuação, o terapeuta também pode trabalhar no SUS.

Terapias holísticas funcionam?

Evidências científicas levantadas pelo SUS têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. Além disso, há crescente número de profissionais capacitados e habilitados e maior valorização dos conhecimentos tradicionais de onde se originam grande parte dessas práticas.

A procura por terapias online e Terapeutas online vem aumentando na internet?

SIM! A procura por terapeutas, terapias holísticas, integrativas e complementares só vem aumentando nos últimos anos. Segundo um levantamento feito através do planejador de palavras-chave do Google, descobrimos que mais de 10 milhões de pesquisas são feitas todos os meses. E a pesquisa foi feita com base nas Terapias do SUS.

As terapias holísticas auxiliam em que?

As terapias holísticas auxiliam os indivíduos a terem uma vida equilibrada, mais tranquila, com boa autoestima e autoconfiança, porque tem ajudado, ao longo de décadas, as pessoas terem mais ânimo, disposição e coragem para agir e conquistarem seus sonhos, objetivos e metas, contribuindo também não apenas com a melhora na saúde física, vital, emocional e mental, mas dando possibilidade para o equilíbrio em todas as áreas da roda da vida, incluindo o bom relacionamento profissional, familiar e prosperidade financeira.

Quais terapias podem ser agendadas através do atendimento online?

Fazendo um levantamento. Atualização em breve.

Quais são as terapias holísticas?

Atualmente, temos 186 categorias relacionadas aos diversos tipos de tratamentos terapêuticos. Acesse o 1001 terapias holísticas para ver a lista de todas elas. Terapias integrativas de A à Z. Ideal para quem quer saber sobre os diversos tipos de terapias.

Quais são as terapias alternativas mais procuradas?

De acordo com nossa pesquisa, no Brasil, as terapias mais procuradas na internet são: Psicologia, Quiropraxia, Massagem, Yoga, Acupuntura, Meditação, Reiki, Constelação familiar, Auriculoterapia, Homeopatia, Ozonioterapia, Osteopatia, Plantas medicinais, Psicanálise, Aromaterapia, Programação neurolinguística, Taroterapia, Thetahealing, Apometria, Cromoterapia, Psicoterapia, Tai chi chuan, Terapia cognitiva comportamental, Ayurveda, Reflexologia, Shiatsu, Radiestesia, Fitoterapia, Hipnoterapia, Musicoterapia, Psicologia positiva, Hidroterapia, Mesa radiônica, Shantala, Arteterapia, Bioenergética, Facelift, Dança circular, EFT, Naturopatia, Fitoenergética, Medicina tradicional chinesa, Terapia floral, Do-In, Biodança, Medicina antroposófica, Reflexoterapia, Cristaloterapia, Geoterapia, Imposição de mãos, Apiterapia, Kinesiologia, Ondas magnéticas, Terapia comunitária integrativa, Crenoterapia, Barras de access consciousness, Terapia de florais, Termalismo social, Coaching holístico e Oráculo terapia.

Em breve, o resultado desta pesquisa poderá sofrer variações porque na ocasião em que ela foi feita não havíamos atualizado nossa base de dados que, atualmente, conta com 186 tipos de terapias. As atualizações estarão disponíveis nesta publicação. Recomendo salvar esta publicação em seus favoritos e consultar posteriormente.

Com base nas terapias listadas acima, elas foram listadas da maior para a menor procura. Por exemplo, Psicologia é a mais procurada e Oráculo terapia é a menos procurada. Isso não significa que uma é melhor que a outra, apenas umas são mais difundidas e outras não. Além disso, várias terapias tratam da saúde humana de forma diferenciada.

Como são feitas as terapias holísticas?

Antes de falarmos sobre como ela é feita, você precisa saber que, antes de uma pessoa se submeter a qualquer tipo de terapia, uma anamnese é feita para fazer um levantamento do estado em que a pessoa está no naquele momento. Anamnese (do grego “ana”, trazer de novo e, “mnesis”, memória), ou seja, é preciso passar por uma entrevista com o terapeuta que fará uma análise do estado atual e, a partir disso, estabelece os termos do tratamento, tipos de aplicações, quantidade de consultas e horários das sessões.

Como as terapias holísticas são feitas depende do problema e da escolha da terapia a ser aplicada. Por exemplo, se uma pessoa quer resolver um problema de ansiedade, ela pode optar pela psicologia, acupuntura, terapia cognitiva comportamental, entre outras. Caso ela não saiba do problema, os terapeutas holísticos utilizam várias técnicas, ferramentas, intervenções, e até equipamentos capazes de medir e analisar o equilíbrio energético do indivíduo. Por exemplo, a máquina de bioeletrografia tira fotos do campo energético, o aurameter, o pêndulo, podem identificar bloqueios nos centros energéticos ou chakras, o psicoterapeuta pode identificar problemas através de perguntas. Enfim, é preciso estudar mais sobre terapias e descobrir qual você se identifica mais para fazer a consulta, o tratamento e o método aplicado que mais lhe agrada.

Quais são as terapias energéticas?

Quase todas. Como já foi dito, o terapeuta holístico analisa o indivíduo como um ser formado por sete corpos energéticos. Reiki, acupuntura, shiatsu, florais, entre outras, ainda que algumas terapias parecem estar relacionadas ao tratamento do corpo físico, os efeitos atuam nos campos energéticos.

O que faz um terapeuta holístico?

Seja um terapeuta holísticoAnalisa o ser humano de forma integral, visando equilíbrio energético entre o corpo físico, vital, emocional e mental. Alguns incluem o espiritual, mas em nossos estudos e nas anotações dos mestres iniciados, sabemos que os campos energéticos de natureza espiritual não podem ser afetados pela natureza que constitui a formação do homem quaternário, ou seja, pelos corpos associados aos elementos terra (físico), água (vital), fogo (emocional) e ar (mental), visão amplamente difundida na Medicina ampliada pela Antroposofia. Assim, o terapeuta holístico só pode auxiliar no equilíbrio dos corpos relacionados ao padrão evolutivo da humanidade atual, jamais nos planos de natureza espiritual. Há muita confusão sobre o entendimento da natureza humana e de seus corpos.

Qual o valor de uma sessão em terapias holísticas?

Depende do tipo de tratamento. Aqui no Terapias PSC estamos apresentando informações iniciais sobre diversas terapias, desde o que é, quais benefícios, para que serve e, na maioria delas, conseguimos identificar a média do preço cobrado. As consultas podem variar de R$ 60,00 a R$ 900,00. Depende da terapia e do terapeuta a ser consultado.

Quando procurar um terapeuta?

Sempre! Por exemplo, hoje é possível procurar um profissional que atua com psicologia positiva não para diagnosticar problemas, mas para potencializar seus valores, virtudes e forças de caráter. É claro que as pessoas procuram por terapeutas ou psicoterapeutas quando estão com problemas emocionais que fogem do seu controle, mas isso não deveria ser assim.

Na China, por exemplo, o sistema de saúde deles é praticamente o contrário do nosso. Lá o profissional de saúde é pago para manter o indivíduo saudável. Caso o cliente fique doente, o terapeuta terá que ajudá-lo a recuperar sua saúde sem receber nenhuma quantia em dinheiro. Aqui no Brasil, nossa cultura diz que devemos procurar um terapeuta quando estamos doentes.

Procure por um terapeuta quando:

– Quando estiver experimentando conflitos emocionais;
– Quando passar por processos traumáticos;
– Quando sentir dores físicas ou emocionais;
– Quando estiver usando e abusando de substâncias prejudiciais à saúde;
– Quando estiver tendo um baixo rendimento nas atividades;
– Quando estiver sentindo um vazio dentro de você;
– Quando o desânimo tomar conta;
– Quando seus pensamentos disser que você não pode nada;
– Quando tiver comportamentos desagradáveis;
– Quando pensar e sentir que as coisas não têm soluções;
– Quando estiver conflitando com todos ao seu redor;
– Quando à raiva não passar;
– Quando alimentar pensamentos e sentimentos de inveja ou vingança;
– Quanto tiver comportamentos que prejudique outros;
– Quando mentir o tempo todo;
– Quando se sentir cansado o tempo todo;
– Quando perceber que as coisas não estão dando certo;
– Quando perceber que o tempo todo você é uma pessoa negativa.

Existem cursos de terapias holísticas?

Vários! Caso tenha interesse em atuar profissionalmente como um terapeuta, minha sugestão é que vá direto para a publicação Terapeuta Holístico – Profissão, em que explico detalhes sobre a profissão.

Terapia holística é espiritismo?

Definitivamente não! Embora seja comum conhecer terapeutas que fazem parte de alguma doutrina espírita. Entre os espíritas, suas doutrinas englobam os kardecistas, umbandistas, o candomblé e outras de origem afro. Em algumas situações, xamãs também são consideradas espíritas.

O que são terapias naturais?

Terapias naturais são aquelas que utilizam os recursos disponíveis na natureza ou que utilizam métodos que não agridem o organismo para promover a saúde, curar e prevenir doenças. A nutrição ortomolecular, hidroterapia, quiropraxia, naturologia, cromoterapia, geoterapia, oligoterapia, aromaterapia, iridologia, massoterapia e ginástica terapêutica são exemplos de algumas terapias naturais.

Curso de terapias holísticas

Onde e com quem fazer a formação em terapias holísticas?

Apresentação e acesso a programação de diversos cursos online, incluindo: curso de terapias holísticas

Agradecimentos

Espero ter contribuído em sua busca sincera e encerro esta publicação com um trecho extraído da letra da música GITA, de autoria do Raul Seixas, que diz:

Por que você me pergunta?
Perguntas não vão lhe mostrar
Que eu sou feito da terra
Do fogo, da água e do ar
Você me tem todo o dia
Mas não sabe se é bom ou ruim
Mas saiba que eu estou em você
Mas você não está em mim.

Por gentileza, compartilhe este link, obrigado!

Consulte sempre um terapeuta profissional