Mistérios

Mistérios e misteriosos são os ensinamentos teosóficos a respeito da Origem das coisas do Criador.

“…e há sete lâmpadas de fogo acesas diante do trono,
e estas significam os sete espíritos de Deus.”
-Revelação à João

A Sabedoria Antiga considera a evolução do homem através de sete grandes Raças-Raízes e suas respectivas sub-raças, is um dos grandes Mistérios.

Vale colocar, que do ponto de vista teosófico, raça em relação a humanidade, não se refere a estrutura biológica, mas a estado de consciência.

Em cada um dos períodos cósmicos em que a Mônada evolui, adquire ela veículos inferiores ou corpos adequados aos ambientes em que terá existência. Em cada um desses períodos passará por uma fase humana, dotada de um nível de consciência específico, denominada Raça.

Das sete grandes Raças dos Mistérios maiores, são conhecidas as denominações de apenas cinco: Adâmica, Hiperbórea, Lemuriana, Atlante e Ariana.

Vamos então, ater-nos exclusivamente às definições dos períodos e estados de consciência em visão geral, apenas das Raças Raízes.

Adâmica: (Saturno)

O futuro Homem se denvolve no Continente Polar, por isso essa raça é também chamada de raça polar. Adão ( admah que em hebraico significa barro), esse termo refere-se a um nome coletivo. Segundo a bíblia, deus fez o homem de barro; isto é, deu-lhe um corpo de matéria física, um corpo etérico, mineral. Nessa raça, os seres são espirituais internamente, mas externamente, apresentam o aspecto de blocos fluídicos filamentosos a flutuar ao acaso numa atmosfera densa, possuindo aparência assemelha-se a águas-vivas.

Esses seres da Raça Polar viviam num estado de inconsciência absoluta; e embora, ainda esteja milhões de anos distante do atual estado de consciência humano, é ele denominado homem, apenas por ser a Mônada Humana, que lhe anima a evolução.

Hiperbórea: (Solar)

A Terra passa a receber muito mais energia solar. O ser, por sua vez, também adquire grande desenvolvimento no corpo etérico que recebe do Sol a vitalidade (o prâna dos Hindus) e a transmite aos corpos físicos dos vegetais e animais. A consciência se amplia em todos os planos espirituais. O veículo utilizado muda, e o corpo (fluídico), agora ocupado pelo homem, é monstruosamente gigantesco e dotado de um único olho na testa, orgão específico, não da vista, mas da intuição ou visão espiritual.

Nossa atual glândula pineal é a atrofia desse olho central. Como nessa raça de Mistérios, os seres são andróginos, a reprodução se dá por bipartição, o tipo de reprodução ainda utilizada pelas células e pelas amebas. Encontram-se entre as formas que o homem utiliza nesta época, algumas quase animais, outras já se aproximando da humana. Apresenta-se nesta Segunda Raça as primeiras manifestações da inteligência.

Lemuriana: (Lunar)

A Terra perde calor. O continente lemúriano torna-se mais propício ao progresso do ser humano que adquire grande desenvolvimento no corpo astral. Ele deixa a fase vegetativa da vida e entra na fase animal. Na Quarta sub-raça da Terceira Raça-Raiz se realiza o advento da separação dos sexos (fato que deu origem ao simbolismo hebraico da Costela de Adão, da qual se serviu o Criador para criar Eva).

Com a separação dos sexos passou a se processar uma maior evolução no plano físico, porém, perdeu o homem a consciência do mundo espiritual. Começa, assim a afastar-se do Paraíso (Caminho para Ísis). Os restos desta raça, ou desse estado de consciência, ainda influenciam muito o comportamento dos nativos da Etiópia, Austrália, Groelândia e da Ilha de Madagascar.

Atlante: (Marte-Terra)

O Continente Atlante, é ainda mais propícia à vida na carne, no plano físico. Pois, após Ter adquirido na Raça anterior a individualidade sexual, agora, está o homem em condições de adquirir a Mente. Agora, como conseguiu o Homem adquirir este poder?

Segundo a Doutrina Secreta e os Mistérios maiores, foram os chamados Senhores da Mente; os Portadores da Luz os responsáveis por isto. Este espíritos chamados simbolicamente de Anjos Caídos; não por terem sido anjos que, após imensa luta com os anjos fiéis a Deus, deles se separaram. São eles, isto sim, emanações psíquicas (caídos) de Deus sobre o homem, que por isso mesmo transmitiram-nos o Fogo Divino do Pensamento.

Estes Espíritos Luciféricos ou simplesmente Lúcifer (Espírito portador da Luz e não o diabo ou Espírito das Trevas), insinua-se (como uma serpente no plano físico) na alma de Eva (o ser feminino tem maior imaginação e é mais fácil de sugestionar que os homens), à qual diz a tradição bíblica, convida o homem a provar a fruta da árvore do conhecimento do Bem e do Mal, simbolizada na maçã: “Mas, Deus sabe que, no dia em que comeres desse fruto, teus olhos serão abertos e ficará conhecendo o Bem e o Mal.”

O Homem (Adão e Eva – a Humanidade) desejoso de conhecimento (empuxo da força evolutiva) comeu a maçã (que partida ao meio, perpendicularmente ao eixo, nos mostra uma estrela de cinco pontas – o pentagrama, símbolo do conhecimento que não é nem Bem, nem Mal), adquiriu, então dessa forma, esse conhecimento que não é nem Bem, nem Mal, dependendo tudo somente do seu modo de emprego.

Passou, assim o ser humano, à semelhança do Criador do Universo, a também criar com o pensamento, assumindo fatalmente a responsabilidade deste ato.

Este conceito da conquista da mente pelos Atlantes é ilustrado com outros símbolos tão vastos quanto o aqui apresentado, como é o caso do mito de Prometeu acorrentado e da Caixa de Pandora, entre outros.

Ariana: (Mercúrio)

O quinto estado de consciência desenvolvido pela humanidade, chamado de Quinta Raça-Raiz, derivou da sub-raça semítica-atlante, e chamado na tradição teosófica de Raça Ariana. A palavra Aria, que lhe serve de radical, significa “santo”; designa aquele que está no caminho da espiritualidade.

A Quinta Raça-Raiz já existe há dezoito milhões de anos, bem como a tradição iniciática que faz menção a mesma. Porém, algumas pessoas inescrupulosas, verdadeiros magos negros, utilizaram preconceituosamente, o nome desta raça, para fins políticos, tratando os seres humanos como se trata animais, tentando estabelecer uma classificação biológica.

Toda a humanidade atual, negros, brancos, amarelos, vermelhos, enfim todos os homens não importando a etnia, fazem parte da Raça Ariana, pois como já dissemos o termo raça para teosofia, quando diz respeito a seres humanos, refere-se a estado de consciência, pois somente animais podem ser classificados biologicamente. Hoje toda a humanidade partilha potencialmente do mesmo estado de consciência. Trata-se de um dos Mistérios desconhecidos?

Feito este esclarecimento, voltemos ao assunto principal. É no começo do desenvolvimento da Raça Ariana que se dá o cataclismo do dilúvio Universal; isto é, a submersão do Continente Atlântico. Essa submersão produzida pela separação da América, da Europa e da África, não extinguiu todas as formas viventes. Grupos de raças e espécies sobreviveram como sementes; simbolicamente representados na Bíblia como a Arca de Nóe, com seus descendentes: Sem, Cã e Jafet, que são os pais da Quinta Raça Raiz, a Raça Ariana, da qual fazemos parte. Esta raça tem como principal objetivo desenvolver a sua espiritualidade, já que o Homem é dotado de um elemento divino conquistado na raça anterior: o Pensamento.

A esta Raça sucederão as, Sexta e Sétima Raças-Raízes, com as suas respectivas sub-raças. Segundo os ensinamentos dos Mahatmas que vêm orientando do plano espiritual, nossa evolução, a Sexta sub-raça começou a formar-se na América do Norte e a sétima sub-raça Ariana está se formando na América do Sul, pois segundo descreve, a força do Rigor e do Amor passarão do Oriente para o Ocidente. E como sempre estes arquétipos cósmicos, foram representados na face da terra por duas nações (Egito e Índia, Grécia e Roma, Inglaterra e Portugal) o mesmo se dará atualmente, com os Estados Unidos e o Brasil.

O mais importante fato a que devemos atentar, é que a Mônada peregrinou de um estado de inconsciência absoluta, sucessivamente através dos estados de sono sem sonho, sono com sonho, vigília inconsciente até o atual estado de vigília consciente no perfeito ou melhor, acabado ser humano na forma carnal.

Cedido por Sociedade de Estudos Teosóficos de HPB.

Agendamentos e consultas online

Em 4 passos:

1º – Escolher categoria (terapeutas holísticos, psicólogos, psicanalistas, coaches);
2º – Identificar o profissional que pode te auxiliar na resolução do problema;
3º – Acessar a página de perfil e conhecer os serviços oferecidos;
4º – Clique no botão “Fale agora pelo Whatsapp” para tirar suas dúvidas.

Terapias de A à Z

Tipos de terapias alternativas

Consulte sempre um terapeuta profissional