O que é Teosofia Antropogênese?

Teosofia Antropogênese, na verdade a  Teosofia explica a Antropogênese e a Cosmogênese através dos ensinamentos teosóficos de HPB e JHS.

“A Divindade é um círculo cujo núcleo,
está em toda parte e a circunferência,
em lugar nenhum.”
H. P. Blavatsky

Antes de entrar na discussão sobre Cosmogênese e Antropogênese, deve-se primeiro meditar sobre este magnífico “maestro cósmico”, que com exímio conhecimento do Todo, rege esta maravilhosa orquestra sinfônica perfeitamente afinada, da qual fazemos parte como meras notas musicais da melodia, almejando um dia tornarmo-nos instrumentos ou, quem sabe, um músico pertencente à esta gloriosa e harmônica orquestra.

Em primeiro ponto, devemos ter consciência que esta Consciência Cósmica, que facilmente conseguimos denominar (Deus, Jeová, Alá, Brahmã, El-Shadai, Olorum, etc.), encontra-se fora da nossa capacidade de compreensão, da mesma forma que nós nos encontramos fora do alcance de compreensão de nossas células.

Não sabemos como é sua forma, planos e direção; mas segundo a Sabedoria Iniciática das Idades, Ele está em nós, habitando-nos, como a todas as coisas a nossa volta e que, em grossa analogia, somos apenas um punhado de células pertencente a um órgão específico em seu corpo. Para nós; infinito corpo.

Apesar, de nos encontrarmos longe de compreendê-lo completamente; conseguimos hoje, graças ao trabalho árduo de alguns irmãos mais adiantados que pesquisaram incessantemente este vasto universo, e chegaram a compreensão de que somos vibrações emanadas por Este ser, encontrando-nos encaixados dentro de um nível vibratório de consciência, com repercussão em outros níveis, ou dimensões, aonde não conseguimos manter plena consciência, apesar de sabermos sobre a sua existência.

Na vibração primordial, de onde tudo surgiu, nós fomos criados e atravessando os planos de existência fomos formando nossos veículos; mentalmente, astralmente, etéricamente e fisicamente. E apesar de nossas consciências estarem fixadas no plano físico, existimos nos planos etéricos, astrais, mentais, etc. Como veremos adiante.

Para a Teosofia, o mais importante que devemos compreender e aprender a respeito deste Ser ilimitado, do qual nos originamos, é que este Supremo-Deva está em toda parte e em todos os seres viventes; devemos respeitá-lo, honrá-lo e aprendermos com ele, não só no Seu aspecto divino (o que a maioria dos religiosos procura fazer), mas também no seu aspecto microcósmico, como uma floresta, um animal, uma criança, um vizinho chato, um patrão insuportável, etc.; pois todos são reflexos, parcelas, raios originados deste mesmo Ser.

E, muitas das vezes, devemos até mesmo “auxiliá-lo” em seu processo evolutivo, quando manifesta-se sob o aspecto de um enfermo, ou um mendigo com fome e frio, pois não devemos jamais esquecer as palavras das Sagradas Escrituras Cristãs: “Devemos amar a Deus, sobre todas as coisas.” A qual acrescentamos humildemente: porém, não nos esquecendo que todas as coisas são este único Deus.

Cedido por Sociedade de Estudos Teosóficos HPB, a Teosofia.

Agendamentos e consultas online

Em 4 passos:

1º – Escolher categoria (terapeutas holísticos, psicólogos, psicanalistas, coaches);
2º – Identificar o profissional que pode te auxiliar na resolução do problema;
3º – Acessar a página de perfil e conhecer os serviços oferecidos;
4º – Clique no botão “Fale agora pelo Whatsapp” para tirar suas dúvidas.

Terapias de A à Z

Tipos de terapias alternativas

Consulte sempre um terapeuta profissional