Tratar depressão

Aromaterapia é um tratamento holístico que através dos aromas de essências de flores e plantas busca tratar vários problemas como ansiedade, melancolia, insônia, cólicas, dores físicas, mas será que é possível tratar a depressão?

A depressão é um transtorno psicológico que afeta o humor, causando desânimo, tristeza mórbida, apatia, cansaço físico. Segunda OMS (Organização mundial de saúde), O Brasil
é o maior país da América Latina que tem maior taxa de pessoas que sofrem com esse transtorno, cerca de 12 milhões de brasileiros (taxa de 5,8% da população total).

Quais são os principais sintomas da depressão? e como é diagnosticado?

Através de muitas análises os psicólogos conseguiram identificar os principais sintomas que aparecem no estado depressivo, para assim conseguir prover o melhor tratamento, apesar disso não é sábio pegar sintomas isolados e assumir que sofre com esse transtorno, é fundamental que consulte um profissional da área de saúde mental para conseguir ser diagnosticado, além de iniciar um tratamento adequado pro seu quadro atual.

1. Sensação forte de vazio

A sensação de vazio pode ser manifestada no peitoral trazendo uma sensação de angustia, é um sentimento no qual trás uma falta total de sentido e de propósito na vida, podendo gerar crises de choro, auto mutilação, ou até mesmo trazer apatia para as coisas que acontece ao redor, que pode se intensificar com o tempo causando o próximo sintoma.

2. Desânimo constante

Quem sofre com depressão não consegue ter ânimo para fazer as tarefas mais simples do dia dia, isso acontece porque a depressão corta boa parte da serotonina (hormônio responsável pelo ânimo no sistema corporal) e produz mais corticotrofina, cortisol, progesterona, T4 (hormônios que são responsáveis por desencadear a tristeza).

Muitas pessoas que sofrem com esse transtorno podem passar boa parte do dia dormindo, e ter muitas dificuldades para sair da cama, escovar os dentes, se alimentar bem, ir para o trabalho ou escola, fazer compras, sair com os amigos, etc.

3. Estresse

Se engana quem acha que depressão é só um estado de tristeza profunda, um dos lados da depressão também é a raiva desmedida, isso acontece por conta da bagunça que
está dentro do sistema de emoções do corpo, fazendo ter constantes explosões de raiva aparentemente sem motivo. É intensificado principalmente em indivíduos que sofrem de ansiedade.

4. Falta de concentração

Durante a depressão é possível ter uma dificuldade maior de concentração e de ter constantes perdas de memória, fazendo com que esses indivíduos percam o senso de tempo, passando horas parado tendo pensamentos negativos, não conseguindo manter uma conversa por muito tempo, e tendo muitas dificuldades para fazer tarefas simples por conta da sua lentidão de raciocínio.

5. Dores físicas

A depressão também causa dores físicas, isso acontece porque as dores emocionais se manifestam no físico, mas as dores físicas são a soma de diversos fatores, como a falta de hidratação constante, causando dores de cabeça, alimentação ruim gerando fraqueza no corpo, dores no músculo devido a grande inércia.

6. Perda de apetite

Um sintoma acaba gerando o outro, a falta de ânimo faz ter perda de apetite, prejudicando ainda mais a saúde do corpo que não está gerando mais tanta serotonina, causando uma grande perda de peso em pouco tempo, gerando reumatismo, baixando a imunidade e deixando mais acessível para várias doenças, insuficiência cardíaca e problemas pulmonares.

7. Desejo de morte

Por conta do imenso vazio, as pessoas que sofrem com esse transtorno não consegue arranjar razões para continuar existindo, pois única coisa consegue  fazer é ter pensamentos compulsivos e autodestrutivos, e pensam na morte como um escape para o sofrimento, como se a morte fosse resolver todos os seus problemas.

Não é normal as pessoas pensarem ou desejarem a morte, mesmo que em alguns casos não seja necessariamente causado por conta da depressão, mas ainda é sim é necessário
procurar um psicólogo ou qualquer outra pessoa sobre esses pensamentos, não é ruim procurar ajuda.

8. Fuga da realidade

Na depressão é comum buscarem uma fuga da realidade, tendo pensamentos autodestrutivos como o desejo da morte, mas também ingerindo álcool e drogas a fim de trazer estado emocional melhor, mas o constante uso dessas substâncias podem causar uma overdose ou um vício, no qual é muito difícil sair por conta própria.

É possível tratar depressão com aromaterapia?

A aromaterapia consegue amenizar alguns sintomas de depressão como um tratamento complementar para a psicologia. Pois através de alguns cheiros é possível ajudar o corpo a criar mais ânimo, melhorar no sono, trazer um relaxamento físico, e diminuir o estresse. Os melhores óleos essenciais para esses casos são:

Lavanda

O aroma de lavanda pode ajudar a diminuir o estresse e ansiedade, pois causa uma sensação de relaxamento no organismo, aliviando até mesmo dores físicas. Podendo ser muito utilizado para aquelas pessoas que possuem uma insônia noturna.

Óleos Cítricos

Os aromas cítricos ajudam a restaurar a imunossupressão causada pelo estresse, o que ajuda a recuperar um pouco da imunidade e gerar mais ânimo. Entre eles estão: bergamota, laranja e limão siciliano.

Mandarina

O aroma da mandarina pode ajudar principalmente para os quadros de explosões de raiva causados pela insônia, pois ajuda a reparar melhor o sono contribuindo assim para o controle da raiva.

Como usar os óleos essenciais?

Existe diversas formas de usar óleos essenciais, as três formas mais comuns são: ingerindo o produto, inalando através de equipamentos específicos ou do próprio pote, e utilizando para massagear uma superfície da pele que esteja próxima ao o olfato.

Mas antes de escolher uma dessas três formas para iniciar o seu tratamento é importante ter muito cuidado com os produtos, pois você pode ter reações alérgicas, portanto pesquise e consulte um dermatologista antes de iniciar um desses métodos.

Na hora de inalar não passe mais de 4 minutos direto pois o excesso pode gerar dor de cabeça devido ao cheiro forte, e necessário fazer isso pelo menos umas 5 vezes ao dia.

Existe aromas específicos para o consumo, que se resume a 4 gotas diárias.

Ao passar na superfície da pele não existe nenhum mistério, é necessário inalar durante cinco vezes ao dia, não passando de 4 minutos diretos

Não deixe de procurar ajuda para tratar depressão

Caso você tenha se identificado com os sintomas da depressão é muito importante que procure um profissional da área da saúde mental para ajudar a tratar esses mesmos sintomas, pois caso negligenciado as coisas só vão piorar, se permita dar o primeiro passo para melhorar a sua saúde.

Agendamentos e consultas online

Em 4 passos:

1º – Escolher categoria (terapeutas holísticos, psicólogos, psicanalistas, coaches);
2º – Identificar o profissional que pode te auxiliar na resolução do problema;
3º – Acessar a página de perfil e conhecer os serviços oferecidos;
4º – Clique no botão “Fale agora pelo Whatsapp” para tirar suas dúvidas.

Terapias de A à Z

Tipos de terapias alternativas

Consulte sempre um terapeuta profissional

Deixe uma resposta