Os grandes benefícios da crenoterapia

A crenoterapia ou termalismo se trata de um tratamento termal com águas termais, para prevenir e combater diversos problemas de saúde. Você sabe quais são os benefícios da crenoterapia?

No século V a. C. Hipócrates, aconselhava tratar diversas patologias através das águas, e existem referências históricas que indicam que na Índia a mais de 4.000 a.c utilizavam águas para fins curativos. E atualmente no Brasil existe até mesmo uma lei que descreve como esse tipo de águas devem ser para ser utilizada no Crenoterapia (termalismo), Decreto-lei 90/90.

Esse tipo de tratamento serve para prevenção de problemas musculares e vasculares, alguns tipos de infecções, hipertensão, casos de diabetes, problemas na parte
respiratório e é um alívio para alguns sintomas de ansiedade e até mesmo para própria depressão.

Tipos de águas e suas indicações terapêuticas

Na crenoterapia existe tipos de águas que tratam problemas de saúde muito específicos, então é fundamental que conheçam os tipos de águas minerais para poder tratar os problemas específicos, existem águas tais como:

Sulfúrea

É  indicado para problemas: dermatológicos, respiratórios (asma, bronquite, rinite e sinusite) e até mesmo músculo-esqueléticas.

Arsénico Ferruginosa

É  indicada para problemas: De anemia, ansiedade, problemas cutâneos, hipertireoidismo, hipersensibilidade, e até mesmo alguns problemas respiratórios como rinite e sinusite.

Radioactiva

É  indicada para problemas: Que estão ligados a parte dermatológica, cicatrizes, patologias vasculares, e processos inflamatórios

Bicarbonatada

É  indicada para problemas: Como osteoporose, doenças respiratórias, gastrointestinais, Hipertensão arterial, litíase úrica e doenças metabólico endócrinas (diabetes, hiperuricemia)

Cloretada-sódica

É  indicada para problemas: Como osteo-articular (situações pós-traumáticas,álgicas e edematosas), ginecológicos, dermatológica, respiratória e patologia gastro-intestinal.

Sulfatada

É indicada para problemas: Ligados a parte respiratória, músculo-esqueléticas, metabólico-endócrina (hiperuricemia) e gastrointestinal, génito-urinária, e até mesmo alguns casos dermatológicos.

Carbonatada

É indicada para problemas: hipotensão e patologias venosas.

Benefícios do tratamento termal

Benefícios gerais

• Tratamento natural para lidar com enfermidades.
• Não gera efeitos colaterais nocivos.
• Fortalece os membros do corpo.
• Desintoxicação
• Alívio de dores
• Melhoria no Bem estar
• Riqueza na qualidade de vida.

Água Quente – tratamento termal

• Relaxamento muscular.
• Aumento da pressão arterial.
• Vasodilatação.
• Quebra do tecido adiposo.
• Alívio de dores musculares e cólicas.
• Melhoras no descongestionamento nasal.
• Abre os poros.
• Contribui para uma pele mais limpa.

Água Fria – tratamento termal

• Aumento da demanda de oxigênio no corpo, contribuindo para uma melhora respiratória.
• Prevenção de doenças.
• Contribui para melhora muscular.
• Melhora o aspecto da pele e do cabelo.
• Contribui para melhora da motivação.
• Melhora a circulação sanguínea.

Técnicas termais – benefícios da crenoterapia

São estilos de tratamentos da crenoterapia, que são modo de utilização de um conjunto de meios que fazem uso de água mineral natural, coadjuvados ou não por técnicas complementares, para fins de prevenção, terapêutica, reabilitação e bem-estar, que são sempre através de prescrições médicas para a patologia apresentada e que melhor se adapte ao doente.

Vapores

São mais comuns em saunas, que tem todo o ambiente fechado para fazer a vaporização, essa forma de tratamento expulsa algumas toxinas e dilata os poros, a sauna seca é mais indicada para casos de doenças reumáticas, obesidade e articulações, tendo uma ação relaxante. É aconselhável que seja uma forma de tratamento curta pois longos períodos dentro das saunas podem causar perda de eritrócitos e desidratação. Apesar disso é um tratamento contra indicado para deficiências cardíacas, insuficiência renal, situações pós-derrame cerebral, pressão arterial muito elevada e , processos infecciosos agudos e anemia extrema.

Piscina

Acreditem ou não, piscina também faz parte de uma das técnicas para o termalismo, é uma das mais utilizadas em traumatologia e reumatologia. Essas piscinas são um pouco diferentes podem ser equipadas com hidromassagem, corrimãos, cadeiras, bolas e até alguns flutuadores para ajudar os pacientes.

Duches

Os duches são pequenas mangueiras próprias do termalismo que possuem certas pressões de água para ajudar no tratamento, as pressões mais fortes são comumente utilizadas para estimular a circulação, já as de pressão mais fraca possuem o objetivo de trazer um efeito analgésico. os duches são eficazes no tratamento de contraturas musculares e patologias reumáticas.

Agendamentos e consultas online

Em 4 passos:

1º – Escolher categoria (terapeutas holísticos, psicólogos, psicanalistas, coaches);
2º – Identificar o profissional que pode te auxiliar na resolução do problema;
3º – Acessar a página de perfil e conhecer os serviços oferecidos;
4º – Clique no botão “Fale agora pelo Whatsapp” para tirar suas dúvidas.

Terapias de A à Z

Tipos de terapias alternativas

Consulte sempre um terapeuta profissional

Deixe uma resposta