Qual a diferença entre a acupuntura e eletroacupuntura?

A acupuntura é um método de tratamento milenar que utiliza de agulhas para estimular partes do corpo a fim de promover um bem estar e melhora na saúde, a diferença entre acupuntura e eletroacupuntura é basicamente o upgrade na eletroacupuntura, que utiliza de agulhas mas com pequenas descargas elétricas para estimular esses mesmos pontos.

O primeiro a experimentar essa forma de tratamento foi um francês conhecido Roger de la fuy com objetivos analésicos em 1970. Os efeitos desse tipo de tratamento vai variar conforme as escolhas de onda, duração, intensidade e direção do fluxo da corrente elétrica sobre o tipo de tecido em que ela for aplicada.

Vamos falar um pouco mais sobre cada tipo de tratamento:

AcupunturaDiferença entre a acupuntura e eletroacupuntura

Esse método tradicional de medicina chinesa busca estimular as terminações nervosas existentes nos tecidos subjacentes, músculos e na pele através da inserção de agulhas, existe ponto específicos que os acupunturistas trabalham que geram pequenos estímulos que percorrem por todos os nervos periféricos até o cérebro, soltando neurotransmissores e desencadeando alguns efeitos no organismo tais como: efeito relaxante na parte muscular, efeitos analgésicos, anti-inflamatórios, além de ser possível ter um aumento no sistema imunológico e endócrino.

Como a acupuntura é aplicada?

O paciente deita em uma maca, o profissional vai esterilizar os equipamentos e os locais da aplicação com álcool, e irá enfiar agulhas de acupuntura nos pontos meridianos do corpo, afim de estimular pequenas regiões. É um tratamento indolor, que não dura mais que 30 minutos a cada sessão.

Contra indicações da Acupuntura

A Acupuntura é contra indicada para casos de: Tumores malignos ou hemoblastoses, infecções principalmente as cutâneas, aicmofobia (fobia de agulhas), insuficiências orgânicas, gestantes, hematomas, queimaduras recentes, cirurgias recentes.

Eletroacupuntura Diferença entre a acupuntura e eletroacupuntura

Os pontos da eletroacupuntura são os mesmos da acupuntura clássica, mas o objetivo de tratamento é um pouco diferente, pois trata de problemas musculares e tambémé um tratamento muito utilizado para combater a obesidade, além de ser possível potencializar o efeito da acupuntura. Essa forma de tratamento pode gerar benefícios tais como: reduzir o espasmo muscular, melhorando a circulação periférica local, contribui para melhora na movimentação muscular, estimulando o processo de cura e redução significativa da dor.

Como a eletroacupuntura é aplicada?

A aplicação da eletroacupuntura não é muito diferente da acupuntura, o paciente vai deitar em uma maca deixando expostas as partes do corpo que serão trabalhadas, o profissional vai esterilizar os equipamentos e parte do corpo do paciente, vai enfiar agulhas pequenas, e com as agulhas vai colocar o equipamento de descargas elétricas da eletroacupuntura, vai regular o equipamento para que seja agradável para o paciente, mudando suas variações de ondas se for necessário.

Eletroacupuntura doi?

É um tratamento indolor, porém é possível sentir as descargas elétricas suaves, incômodos nos músculos e na pele. Mas caso sentir uma dor é necessário sempre estar avisando ao profissional para suspender por um certo período, apesar de não ter efeitos colaterais graves, é importante ter um cuidado a mais.

Contra indicações da Eletroacupuntura

A eletroacupuntura é contra indicado principalmente para casos de: aicmofobia (fobia de agulhas), Infecções Locais, músculos fraturados, problemas de pele, problemas cardíacos, queimaduras recentes, cirurgias recentes, tumores malignos ou hemoblastoses e até mesmo alguns casos de insuficiência orgânica.

Alguns estudos recentes sugerem que a combinação da acupuntura/eletroacupuntura com doses um pouco menores de medicamentos analgésicos utilizados para tratar dores
crônicas, pode gerar um melhor controle da dor, reduzindo o risco de efeitos colaterais destes mesmos medicamentos. Mas tudo isso deve ser avaliado cuidadosamente
por médicos antes de reduzir a própria dosagem.

Agendamentos e consultas online

Em 4 passos:

1º – Escolher categoria (terapeutas holísticos, psicólogos, psicanalistas, coaches);
2º – Identificar o profissional que pode te auxiliar na resolução do problema;
3º – Acessar a página de perfil e conhecer os serviços oferecidos;
4º – Clique no botão “Fale agora pelo Whatsapp” para tirar suas dúvidas.

Terapias de A à Z

Tipos de terapias alternativas

Consulte sempre um terapeuta profissional

Deixe uma resposta