A acupuntura para depressão funciona?

A acupuntura é uma técnica medicinal tradicional chinesa, que utiliza agulhas para estimular pontos do corpo (meridianos), a fim de tratar problemas físicos. Mas a acupuntura para depressão realmente funciona?

Depressão é um transtorno psicológico que inibe a produção de serotonina e hormônios ligados ao bem estar, gerando um excesso de hormônios que causam tristeza, estresse, desânimo, exaustão. A depressão muitas vezes pode acontecer devido a situações e problemas ao longo da vida (traumas, perdas, uso exacerbado de álcool e drogas, negligências, etc), mas também pode ser um fator genético.

A tristeza é uma emoção comum, mas quando um indivíduo que sofre depressão não é apenas uma tristeza que sente, e um um sentimento de morbidade e vazio, uma melancolia profunda que pende ao vazio existencial, é definitivamente um problema que se resolve através de psicólogos e psiquiatras que vão lidar com a parte mental do que gerou esse transtorno, e também em alguns casos é necessário o uso de medicação. É um processo longo e gradual.

O que a Acupuntura faz para indivíduos que sofre com esse mal é ajudar a diminuir alguns sintomas desse transtorno, mas a acupuntura de forma alguma vai curar um indivíduo que sofre de depressão, essa forma de tratamento é um auxiliar para psicologia, psiquiatria e a parte da medicação. Então ele sim funciona para reduzir alguns sintomas.

Acupuntura para indivíduos com depressão

A acupuntura para depressão ajuda a reduzir alguns sintomas desse transtorno trazendo benefícios para corpo, tais como: alteração no sistema endócrino e imunológico,
redução de dor física, e auxílio na produção de serotonina no sistema.

Os estudiosos da acupuntura acreditam que no entorno do nosso corpo possuímos uma energia vital chamada qi que quando está em desequilíbrio pode afetar nosso físico trazendo doenças e dores, mas também quando o nosso corpo está em desequilíbrio também gera consequências para o qi como um ciclo, um não existe sem o outro, então parte da acupuntura trabalha com esse lado de energias.

Os acupunturistas trabalham com pontos específicos do corpo chamados de meridianos, que ao serem perfurados estimulam o sistema de neurotransmissores, que por consequência acaba gerando uma resposta física que seria a produção maior de hormônios que aliviam o estresse e a dor física, mas também são pontos que conseguem estimular a
produção de qi.

Benefícios da acupuntura para quem tem depressão

• Melhora no sono

Com o aumento de serotonina no corpo é possível ter sim uma melhora no sono, pois o corpo vai estar mais relaxado, o que contribuirá para um sono mais leve.

• Bem estar físico

Apesar da ideia de agulhas penetradas no corpo trazendo bem estar, pode ser algo que soa muito irônico, mas a verdade é que esse tratamento traz sim o bem estar físico se
for aplicado por um profissional formado na área.

• Motivação

Com aumento do bem estar gera maior energia para se tomar decisões, trazendo maior motivação para cumprir tarefas diárias, pois para quem sofre com depressão sabe
o quão difícil se torna fazer pequenas coisas no dia a dia.

• Diminuição dos pensamentos

Ao iniciar um tratamento com acupuntura é possível ter uma redução de pensamentos pois no momento muitos terapeutas ensinam os pacientes a ficarem focados nos pontos em que está sendo aplicado as agulhas, o que vai ajudar na concentração de um ponto só.

• Redução de estresse

A acupuntura pode ajudar na redução de estresse, o que para pessoas que sofrem com depressão é muito benéfico já que em muitos momentos acabam acumulando.

Quantas sessões são indicadas?

A quantidade de sessões indicadas sempre vai depender da resposta fisiológica do paciente para essa forma de tratamento, uma sessão já consegue trazer os benefícios por um certo período, mas é recomendado que estimule pelo menos duas vezes ao mês para a redução desses sintomas.

A acupuntura dói?

Muitas pessoas que querem começar a fazer acupuntura tem bastante medo de sentir uma dor intensa na aplicação das agulhas, mas na realidade os equipamentos que penetram
o corpo possui um diâmetro de 0.25mm, então você sente elas entrando, porém não é normal sentir uma dor intensa!

Muitas pessoas que fazem esse tipo de tratamento dizem que é indolor, mas é sim possível sentir uma dor bem suave, o que é normal, pois muitas vezes o corpo pode estar muito tenso. Também é comum sentir formigamento, choques leves, e irritações nos musculos, isso acontece porque representam a ativação das terminações nervosas pela acupuntura.

Caso for uma forma de tratamento que cause medo, pode optar pela acupressão, que trabalha com os pontos do meridianos fazendo pequenas pressões com os dedos em determinadas regiões do corpo.

Qual é a contraindicação da acupuntura?

A Acupuntura é contra indicada para casos de: Tumores malignos ou hemoblastoses, infecções principalmente as cutâneas, aicmofobia, insuficiências orgânicas, gestantes, hematomas, queimaduras recentes, cirurgias recentes.

Depressão alívio do sintoma

Acupuntura alivia os sintomas da depressão, semelhante a medicação sem os efeitos colaterais, apesar do estímulo físico ser muito importante para auxiliar na recuperação
do paciente, é fundamental que se trabalhe a parte psicológica também, pois o que a acupuntura e a medicação fazem são cortar os galhos enquanto a psicologia trabalha
com a raiz do problema.

Não é um transtorno fácil de se recuperar, leva um tempo, é necessário um esforço contínuo, e grandes mudanças de perspectiva, se abrir a outras formas complementares
de tratamento para ajudar a trabalhar esse transtorno é algo que faz muito bem para a saúde do seu corpo. Mas jamais deixe de trabalhar a parte psicológica do mesmo.
Um passo de cada vez.

Agendamentos e consultas online

Em 4 passos:

1º – Escolher categoria (terapeutas holísticos, psicólogos, psicanalistas, coaches);
2º – Identificar o profissional que pode te auxiliar na resolução do problema;
3º – Acessar a página de perfil e conhecer os serviços oferecidos;
4º – Clique no botão “Fale agora pelo Whatsapp” para tirar suas dúvidas.

Terapias de A à Z

Tipos de terapias alternativas

Consulte sempre um terapeuta profissional

Deixe uma resposta