Conheça os 5 benefícios da gratidão

A gratidão como hábito praticado continuamente trás benefícios a sua saúde, muitos profissionais explicam que começar a focar seu tempo e sua mente pensando no que te faz sentir gratidão pode ajudar a desenvolver novas formas de conexões cerebrais, o que contribui para uma nova visão de mundo analisadas por outras perspectivas. Conheça os 5 benefícios da gratidão para sua saúde.

Reduz o estresse

Por incrível que pareça, exercitar a gratidão por algumas semanas pode ajudar a reduzir o nível de estresse. Isso acontece porque condicionamos o cérebro a focalizar a atenção em coisas que gostamos e apreciamos, e quando passamos um certo tempo pensando nessas coisas que são positivas, tendemos a ficar mais abertos para uma nova perspectiva de uma situação que nos gera estresse. O sentimento de gratidão sincera é o que desperta muitas vezes hormônios vinculados ao bem estar, trazendo um sentimento real de felicidade.

Previne problemas de saúde

A gratidão ajuda a prevenir problemas de saúde ligados a desordens emocionais, é um sentimento que ajuda a estabilizar o funcionamento do organismo e dar uma nova orientação mental. Indivíduos que tem muita mágoa, que passam muito estresses diários, sofrem de tristezas profundas tendem a ter uma facilidade maior em desenvolver algum problema de saúde devido ao estado emocional que gera contínuo desequilíbrio ao organismo, muitas vezes dando uma certa fragilidade a imunidade facilitando a contração de doenças transmissíveis.

Melhora no sono

A gratidão também ajuda a trazer uma melhora no sono, devido a redução do acúmulo de estresse, faz com que o corpo esteja mais relaxado e a mente menos focada em problemas rotineiros que geralmente ocupam nossa mente e nos privam de uma boa noite de sono, por isso é um exercício simples que deve ser praticado continuamente.

Mais energia para encarar o dia

O sentimento de gratidão traz mais energia ou seja mais ânimo para viver a vida, porque tendemos a dar mais importância para as coisas que gostamos que apreciamos, aprendemos a olhar a vida por uma perspectiva mais positiva, lembramos das coisas pelas quais nos esforçamos para conquistar.

Contribui para o autoconhecimento

A gratidão nada mais é do que um exercício contínuo de autoconhecimento, precisamos pensar em nós mesmos e entendermos “o que nos faz gratos” e porque aquilo trás um sentimento tão bom, em quais situações você não está grato. Com o tempo pensando mais no que te trás felicidade pode trazer um maior autoconhecimento, encontrar novas versões de si mesmo, abrir portas para novas oportunidades, valorizar o que já existe dentro de você.

Como praticar a gratidão?

As melhores formas de exercitar a gratidão é fazer pequenos atos simples de reflexão:

Separe um caderno, ou um bloco de notas: Isso vai ajudar a lembrar de outras coisas que lhe deixa grato.

Escreva com sinceridade o que te trás gratidão: Não precisa ser nada muito extravagante e muito menos clichê agora é a hora em que você vai tirar um pouco do seu tempo e pensar sinceramente o que faz você sentir gratidão, pode ter sido um pequeno gesto de gentileza que alguém fez para você ao longo do dia, ou ter comido um pequeno docinho à tarde. Não importa o que seja, apenas tem que ser sincero. E medite sobre isso, viva essas pequenas lembranças por algum segundo e aprecie como aquela simples coisa pode te deixar tão bem.

É recomendado que faça esse exercício por uns 3 meses, até que se torne um hábito. Pode ser praticada em qualquer horário do dia, quantas vezes quiser. Uma boa forma de aplicá-las seria antes de dormir para ajudar a desviar a mente do que gera estresse e após acordar para contribuir para um dia mais tranquilo.

Agendamentos e consultas online

Em 4 passos:

1º – Escolher categoria (terapeutas holísticos, psicólogos, psicanalistas, coaches);
2º – Identificar o profissional que pode te auxiliar na resolução do problema;
3º – Acessar a página de perfil e conhecer os serviços oferecidos;
4º – Clique no botão “Fale agora pelo Whatsapp” para tirar suas dúvidas.

Terapias de A à Z

Tipos de terapias alternativas

Consulte sempre um terapeuta profissional

Deixe uma resposta