4 Razões pelas quais perdoar faz bem pra saúde

O perdão não é uma tarefa fácil, a magoa e o ressentimento existe devido a alguma situação de provável injustiça que sofreu, mas sabia que perdoar faz bem pra saúde?

Sabia que o cérebro é atemporal? E que ele gosta de resolver coisas inacabadas? Nosso cérebro não consegue interpretar muito bem o conceito de tempo, então lembranças e projeções que tem uma alta dose de cargas emocionais dificilmente vão ser esquecidas no nosso cérebro, e vão ser relembradas continuamente. Quem já ficou com uma musiquinha chata grudada na cabeça sabe o quão difícil é fazer o cérebro parar de lembrar, e magoas ligadas a falta do perdão nada mais são pro cérebro do que algo inacabado.

Perdoar não se diz respeito a uma pessoa ou uma situação, se diz respeito somente a você e seus sentimentos, perdoar não é esquecer e voltar ao normal, perdoar se trata
sobre aceitar que aquela situação não seria diferente, e que você não pode muda-la no presente. É sobre finalmente dissociar aquela carga emocional daquela lembrança.

Não é uma tarefa simples, ainda mais se a falta do perdão está muito relacionada a uma ferida profunda. O importante é entender que a mágoa faz mal a sua saúde, ela interfere
na sua saúde mental, magoas e ressentimentos desencadeiam estresse no organismo resultando em diversas reações como diminuição no fluxo sanguíneo, pressão alta, alterações nos processos metabólicos, entre diversos outros problemas. Saiba quais são os 5 benefícios do perdão.

Melhora no sono

O ato de perdoar tende ajudar na melhora do sono, devido a reduções de estímulos que te geram sentimentos de frustração, raiva ou mágoa. Desempenhando um papel fundamental
na manutenção do bem-estar.

Fortifica o sistema imunológico

Apesar de parecer algo nada haver, uma pesquisa feita pela Sociedade de Medicina Comportamental dos Estados Unidos analisaram que o perdão pode causar alterações no sistema imunológico, para ter uma noção do caso analisaram portadores de HIV que praticavam o exercício de perdão e perceberam que indivíduos que perdoavam apresentavam um maior nível de células CDA – positivas para o sistema imunológico.

Diminui o estresse causado pela lembrança

O acúmulo de magoa nos torna pessoas mais estressadas o que causa um efeito negativo para o bem estar, gerando dores físicas como tensões musculares e até mesmo dores de cabeça, tendo até um efeito no batimento cardíaco e na pressão arterial. Perdoar não só nos livra do sentimento negativo da memória como também evita acumular continuamente o estresse. Perdoar faz bem pra saúde!

Faz viver bem e melhor

Perdoar ajuda a se livrar de emoções carregadas, dando liberdade para viver sem mágoa, e também trazendo ensinamentos para nós sobre questão que geraram todo o conflito
da mágoa, dando uma oportunidade de se afastar sem receio de pessoas ou situações que te fizeram mal, perdoar é muito diferente de aceitar as mesmas situações na sua vida!

Como faço para perdoar?

Para se perdoar algo, alguém ou uma situação é necessário uma auto reflexão, caso for uma situação grave é necessário procurar um psicólogo não só para poder lidar com
a memória que causou a mágoa, mas também para tratar sintomas que aquele problema pode ter gerado.

A verdade é que para perdoar não existe um caminho fácil, é encarar o problema a situação e buscar entender que aquelas lembranças não podem mais mudar e aceitar que não dava pra fazer nada diferente. Compreendendo isso no fundo do coração, agora o que resta é tomar uma atitude em relação aquela situação, encarar como forma de aprendizado, e se privar de situações que levem de novo a sofrer coisas semelhantes.

Muitas pessoas acham que perdoar é esquecer o que aconteceu e continuar vivendo a mesma situação, mas a verdade é que perdoar se diz respeito somente a você e aos seus sentimentos em relação aquela situação, é possível perdoar e não aceitar mais aquelas situações, como também é possível perdoar e continuar vivendo aquelas situações. Mas é fundamental que reflita sobre o que é o melhor para você!

Perdoar faz bem pra saúde!

Agendamentos e consultas online

Em 4 passos:

1º – Escolher categoria (terapeutas holísticos, psicólogos, psicanalistas, coaches);
2º – Identificar o profissional que pode te auxiliar na resolução do problema;
3º – Acessar a página de perfil e conhecer os serviços oferecidos;
4º – Clique no botão “Fale agora pelo Whatsapp” para tirar suas dúvidas.

Terapias de A à Z

Tipos de terapias alternativas

Consulte sempre um terapeuta profissional

Deixe uma resposta