O que é reflexologia?

Reflexologia é uma prática terapêutica de origem chinesa que consiste na aplicação de pressão nos pés e nas mãos. A pressão é aplicada em pontos do pé, com objetivo
de equilibrar e promover a circulação de energia vital no corpo para evitar problemas de saúde de ordem física, vital, emocional ou mental.

Os estudos da reflexologia tem como base a ideia de que todos os órgãos estão refletidos e conectados nas plantas dos pés e mãos, o pé direito representa a parte direita do corpo
e o esquerdo a parte esquerda de todo o corpo.

Então ao pressionar pontos específicos do corpo localizada em determinadas regiões desses membros, é possível auxiliar no processo de autocura na estimulação daquela região, pois dessa forma não só ajuda a liberar os canais de energia como também é uma forma de alertar o próprio corpo que é necessário uma atenção a mais.

Apesar do que muitas pessoas confundem a reflexologia não se trata de massagem nos pés, mas sim, como já havia descrito antes um método de pressionar pontos refletidos
em alguns órgãos.

A reflexologia se dispõe a ajudar no tratamento de: ansiedade, estresse, insônia, dores nos membros inferiores, tpm, tensões, cansaço, inchaço, desânimo, inquietação, entre outros. Pode ser aplicada em qualquer idade.

Benefícios da reflexologia

• Alívio de dores.
• Tratamento relaxante.
• Já traz resultados benéficos na primeira sessão.
• Melhora a qualidade de sono.
• Reduz a ansiedade e o estresse.
• Grande auxiliar para tratamentos de tireoidismo, inflamação, hipertensão e labirintite.
• Trás uma sensação de bem estar.

Quais são as contra indicações da reflexologia?

As principais contra indicações são dermatite, trombose, varizes expostas, fraturas, machucados nos pés ou nas mãos, em casos de gestação, pessoas que possuem alergia
fortes de pele, e até mesmo por caso de diabetes, devido aos coágulos de sangue que facilmente se criam nas veias do corpo do doente.

A reflexologia é apenas um tratamento complementar que visa potencializar outros tipos de tratamento médicos.

Como é realizada a primeira sessão?

Ao marcar uma consulta com um profissional, ele fará algumas perguntas a fim de entender melhor quais são os principais problemas do paciente, se está fazendo algum outro tratamento, como é a rotina dele, como é a alimentação e suas noites de sono, entre outras perguntas que são realizadas para entender melhor as condições do paciente.

O profissional vai fazer uma avaliação nos pés e nas mãos, caso durante essas pequenas avaliações identificar algo que esteja estranho o profissional indicará ao seu
paciente que vá a outros médicos especializados.

Na sessão de reflexologia o paciente normalmente fica deitado em uma maca especializada, o profissional limpará os pés e mãos do paciente com lenços umedecidos, e em casos de pés muito secos serão aplicados alguns óleos especiais, e para pés mais úmidos poderá ser aplicado talco para realização do tratamento.

O profissional fará pressões com as mãos ou um equipamento especializado para conseguir identificar com o apoio e feedback do paciente quais são as regiões de maiores
dores e tensões. Após identificar fará movimentos como percussão, pressão e fricção nessa determinada região a fim de estimular esses determinados pontos.

Após a massagem é comum que depois da aplicação de óleos o especialista passe mais uma vez lenços umedecidos naquela região a fim de não prejudicar a movimentação do cliente.

Quanto tempo dura e quanto custa?

A primeira sessão de reflexologia pode durar até 60 minutos, outras sessões nas quais o profissional já conhece o quadro do paciente costuma durar no máximo 30 minutos. O valor de uma única sessão pode custar entre R$ 30,00 chegando até R$ 120,00. O preço pode variar bastante por conta da região e do profissional.

Agendamentos e consultas online

Siga os 4 passos:

1- Pesquise pelo problema (ex: ansiedade) ou pelo tipo de terapia (ex: acupuntura);
2- Escolha o terapeuta que pode te auxiliar na resolução do problema;
3- Verifique na página de perfil quais serviços ele oferece;
4- Clique no botão agendar consulta ou receba atendimento imediato clicando no ícone whatsAPP.

Terapias de A à Z

Tipos de terapias alternativas

Consulte sempre um terapeuta profissional