O que é pranayama?

Pranayama é o quarto ramo do Raja-yoga exposto nos Ioga Sutras de Patanjali. Prāṇa é fonte de energia. O prāṇa, na visão teosófica, é alimentado pelo Sol. A prática do Pranayama ajuda a reorganizar a estrutura energética, diminui a velocidade dos pensamentos e promove o equilíbrio dos centros vitais ou dos chakras.

Tá, mas o que é exatamente pranayama? Pranayama é uma prática que conta com técnicas de respiração que ajuda o corpo a conduzir energia fortalecendo o campo energético, reduzindo a frequência de pensamento e amenizando sentimentos que afetam negativamente a saúde do nosso corpo.

Um dos grandes objetivos dessa técnica é a expansão de consciência e promover autoconhecimento, quando a respiração está regulada, o corpo e a mente reagem mutuamente de forma controlada e isso melhora o domínio dos processos conscientes. Pode ser praticada dentro da própria casa, ou em um local que seja confortável.

Existem diversas formas de praticar o pranayama, dentre elas com o auxílio de um especialista, ou sozinho. Existem diversos tipos de pranayama, dentre os mais populares
têm um que é específico para acalmar e outros que são para energização.

Benefícios da pranayama

• Melhora o foco e a atenção.
• Reduz o estresse.
• Contribui para diminuição da ansiedade.
• Melhora a circulação respiratória e sanguínea.
• Trás a consciência para o momento presente.
• Contribui para noites de sono mais tranquila.
• Trás relaxamento físico e mental.

Como praticar?

Existem diversas formas de fazer o pranayama, as técnicas vão variar de acordo com os objetivos das pessoas. É essencial que sente-se em uma posição confortável,
mantendo a coluna reta, e que utilize roupas que não apertem demais, dobre as pernas na postura mais conhecida de meditação.

Para acalmar a mente a respiração vai ser bem mais tranquila, pegue o seu dedo indicador e tampe a narina esquerda, inspire pela direita, antes de expirar o ar, feche a narina direita e solte o ar pela narina esquerda, preencha todo o pulmão de ar, e solte devagar.

Faça três sequências depois comece inspirar pela esquerda e expire pela narina direita. Após terminar a sequência das seis respirações segure o ar por 20 segundos. E volte a inspirar e expirar por uma das narinas, fique pelo menos 3 minutos, e repare o quanto a prática dessa respiração afetou o seu corpo.

Quanto tempo dura e quanto custa?

A prática de pranayama não é vendida separadamente, geralmente vem acompanhada de uma aula de yoga, que chega a custar entre R$ 50,00 até R$ 200,00 uma única sessão, de uma hora e vinte minutos.

Agendamentos e consultas online

Em 4 passos:

1º – Escolher categoria (terapeutas holísticos, psicólogos, psicanalistas, coaches);
2º – Identificar o profissional que pode te auxiliar na resolução do problema;
3º – Acessar a página de perfil e conhecer os serviços oferecidos;
4º – Clique no botão “Fale agora pelo Whatsapp” para tirar suas dúvidas.

Terapias de A à Z

Tipos de terapias alternativas

Consulte sempre um terapeuta profissional