O que é qi gong?

Qi gong, Chi Kung ou Kikō é um termo de origem chinesa que se refere ao trabalho ou exercício de cultivo da energia. Estes exercícios têm a finalidade de estimular e promover uma melhor circulação de energia Qi no corpo.

Apesar de muitos acharem que é uma técnica de relaxamento, não é esse o objetivo principal, pois o chi kung estimula a atenção plena, o foco nos movimentos e nas
sensações do corpo, isso pode gerar relaxamento, mas não é o objetivo final.

Existe diversas formas de qi gong, uma delas é praticada através de exercícios corporais sutis ou vigorosos, e tem também o interno que é praticado através da mente e imaginação, também podem ser realizados sentados ou deitados, não precisa necessariamente estar ligado apenas a exercícios corporais.

Essa prática complementar ajuda a tratar problemas como: ansiedade, dificuldades motoras, desânimo, acúmulo de estresse, dores musculares e articulares, cargas emocionais, entre outros.

Benefícios do qi gong

• Ajuda a desenvolver um controle sobre a ansiedade.
• Melhora a atenção e o foco.
• Contribui para melhora do fluxo energético.
• Auxilia na redução de estresse.
• Melhora os canais vitais.
• Ajuda a desenvolver melhor coordenação motora.
• Reduz cargas emocionais.
• Ajuda a acalmar a mente.
• Clareza mental.

Quais são as contra indicações do chi kung?

Pelo fato de existir várias formas de praticar chi kung não existe uma contra indicação específica, apenas um alerta para pessoas que possuem fragilidades ósseas, ou problemas graves de locomoção, devem evitar fazer o uso de exercícios corporais mais vigorosos, para evitar riscos de prejudicarem a sua própria condição.

É importante frisar que chi kung ou qi gong se trata de uma técnica complementar à medicina ocidental, sendo assim não substitui nenhuma forma de tratamento, muito pelo
contrário, ajuda a potencializá-los.

Como é o tratamento de qi gong ?

Qi gong é diferente de outros tratamentos terapêuticos, dificilmente um especialista vai trabalhar com o intuito de terapia, e sim mais com o foco de um professor ensinando as técnicas para que possam ser praticadas em casa.

Práticas Qi gong

Reunimos dois exercícios que podem ser praticados em qualquer lugar. Coloque roupas confortáveis que não sejam muito apertadas, alongue o corpo, e respire profundamente.

Sustentar o céu com as mãos para ajudar a regular o triplo aquecedor: fique em pé com uma postura ereta, abra um pouco as pernas, cruze os dedos com as mãos, e empurre suavemente para frente, depois inspire devagar levando os braços para cima, estique o máximo que conseguir, e inspire devagar soltando as mãos descendo para direções opostas. Faça uma série de oito vezes, mas não se esqueça de respirar suavemente e estar com a mente focada nas reações do seu corpo.

Atirar com arco para fortalecer os pulmões: fique com os pés afastados um pouco mais que a largura dos ombros, abra os braços junte os suavemente ao topo da cabeças, cruze as mãos suavemente e desça para região do peito, respirando suavemente olhe para direita desça um pouco com o tronco do corpo empurrando o braço direito para frente e puxando o braço esquerdo para direção oposta como se estivesse segurando uma flecha, repita o mesmo movimento para o outro lado. Faça uma série de oito vezes, lembrando que a mão esticada e o braço que está segurando a flecha deve estar alinhado com os braços, os cotovelos não deve estar nem muito pra frente ou muito para trás do tronco.

Quanto custa e quanto tempo dura?

O valor de um curso de chi kung pode variar bastante na internet, podendo custar entre R$ 50,00 chegando até R$ 380,00. Mas é possível achar bastante conteúdo, gratuito
na internet para poder praticar em casa. O tempo de um curso pode variar bastante de acordo com os professores, em média pode ficar até seis semanas.

O conhecimento do Chi kung é para a vida toda, o ideal é praticar sempre que possível.

Agendamentos e consultas online

Siga os 4 passos:

1- Pesquise pelo problema (ex: ansiedade) ou pelo tipo de terapia (ex: acupuntura);
2- Escolha o terapeuta que pode te auxiliar na resolução do problema;
3- Verifique na página de perfil quais serviços ele oferece;
4- Clique no botão agendar consulta ou receba atendimento imediato clicando no ícone whatsAPP.

Terapias de A à Z

Tipos de terapias alternativas

Consulte sempre um terapeuta profissional