O que é musicoterapia?

Musicoterapia é uma prática terapêutica que faz uso da música para promover saúde e bem-estar. Utilizar a música – som, ritmo, melodia e harmonia – para auxiliar  na comunicação, na aprendizagem, na expressão e atender necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas do indivíduo ou do grupo.

É um tratamento terapêutico e não um curso de música, portanto você não precisa ter conhecimento prévio de acordes ou necessariamente saber tocar algum instrumento.

A música é um analgésico para todos os nossos problemas emocionais, não são apenas meras representações artísticas, mas também é uma luz no fim do túnel, uma nova perspectiva, uma força para encarar as dificuldades da vida, um gatilho de empoderamento, um ombro amigo.

A música  ativa diversas regiões do cérebro responsáveis pela memória, como o hipocampo, podendo ser muito utilizada para pacientes que sofrem de Alzheimer, por exemplo.

Esse tratamento é indicado também para casos de: ansiedade, autismo, problemas ou dificuldades na comunicação, timidez, amnésia, afasia, demência, pessoas que sofrem AVC e  dificuldade social. E esse tratamento não possui uma contra indicação.

Musicoterapia e seus benefícios

  • Ajuda a melhorar na comunicação.
  • Contribui para o bem estar, reduzindo o estresse.
  • Ajuda a descarregar tensões emocionais acumuladas.
  • Melhora no convívio social.
  • Estimula o potencial criativo.
  • Melhora muita auto expressão.

Tratamento com musicoterapia

A musicoterapia geralmente é realizado com um grupo de pessoas e cada terapeuta escolhe a abordagem que vai fazer com seus pacientes, no começo todos são apresentados, para que se sintam mais confortáveis em interagir uns com os outros, o especialista vai dar instrumentos para aqueles que já sabem tocar e incentivar que todos, cantem uma música específica, dando as letras para que todos consigam acompanhar.

Não é obrigatório saber cantar, ou tocar nenhum instrumento, o terapeuta ao longo do tempo vai entregar ao paciente alguns instrumentos e ensinar alguns acordes para que consigam ter uma experiência melhor com a musicoterapia. Em momento nenhum nada será forçado ao cliente, a abordagem sempre é em um tom leve e descontraído, justamente para incentivar e não reprimir.

Geralmente esse tratamento é realizado como complementar, muitos musicoterapeutas trabalham também com a arteterapia e até a roda terapia. Não possui uma restrição de idade específica, alguns terapeutas trabalham com horários específicos para cada idade.

Quanto tempo dura, e quanto custa?

Uma sessão de musicoterapia pode durar entre 30 até 60 minutinhos, geralmente as sessões são rápidas. O preço de uma sessão pode variar de acordo com o especialista e da região também, em média fica entre R$ 20,00 chegando até R$ 50,00 uma única sessão, alguns musicoterapeutas costumam trabalhar cobrando mensalidade ao invés de sessões.

Agendamentos e consultas online

Siga os 4 passos:

1- Pesquise pelo problema (ex: ansiedade) ou pelo tipo de terapia (ex: acupuntura);
2- Escolha o terapeuta que pode te auxiliar na resolução do problema;
3- Verifique na página de perfil quais serviços ele oferece;
4- Clique no botão agendar consulta ou receba atendimento imediato clicando no ícone whatsAPP.

Terapias de A à Z

Tipos de terapias alternativas

Consulte sempre um terapeuta profissional