O que é moxabustão?

Moxabustão é uma espécie de acupuntura térmica, feita pela combustão da erva Artemisia sinensis e Artemisia vulgaris. O nome em chinês — 灸 – jiŭ significa, literalmente, “longo tempo de aplicação do fogo”.

Dentro da medicina tradicional chinesa, acreditam que através do calor realizado por essa técnica é capaz de descongestionar o fluxo de energia no corpo. Para eles quando temos um acúmulo de energias em determinadas partes do corpo pode causar dores e incômodos, espontâneos e inexplicáveis.

O profissional geralmente trabalha com esse bastão de calor de forma indireta ou usando laser que ajuda a aquecer a pele mas não queimá-la. As pessoas que trabalham com essa técnica tem um conhecimento muito grande sobre os meridianos do corpo, e sabe cada ponto específico para auxiliar na liberação dessas energias.

Auxilia no  tratamento de: ansiedade, dores musculares, fibromialgia, artrite reumatoide, constipação, cólicas menstruais intensas, úlceras estomacais, até problemas emocionais.

Moxabustão e seus benefícios  

  • Alívio de dores musculares.
  • Relaxamento corporal.
  • Sensação de bem estar.
  • Melhora o fluxo de energia nos meridianos.
  • Alívio de tensões emocionais.
  • Melhora na redução da ansiedade.
  • Alivia dores.

Contra indicação

Esse tratamento não tem uma contra indicação forte, qualquer pessoa pode fazer como um tratamento complementar com aconselhamento de um médico, mas é importante frisar que é fundamental que sempre pergunte ao especialista quais são as ervas que estão utilizando, para que não cause uma reação alérgica, e também não é muito recomendado para quem tem náuseas ou problemas respiratórios graves, pois a queimada do bastão pode causar mal estar.

Como é realizado o tratamento de moxabustão?

Ao marcar uma consulta com um especialista o paciente vai ter uma conversa inicial com o terapeuta, explicando quais são os pontos de maiores tensões no corpo e as possíveis causas para isso ter acontecido, então o especialista vai estar verificando a região e identificando quais são os pontos dos meridianos que estão sendo afetados.

Pode ser realizada deitado ou sentado, e não existe a necessidade de ficar nú, mas a fumaça do bastão de calor deve ter um contato na pele, portanto é necessário que levante a roupa naquela determinada região.

O especialista vai estar aplicando um bastão de calor nessa região, podendo ser em formatos menores ou maiores, vai depender de como o profissional gosta de trabalhar, ele vai aplicar e estar constantemente atento para que não cause nenhum tipo de queimadura, pois o objetivo é aquecer a região.

Essa técnica pode ser aplicada em qualquer idade, podendo ser realizada até mesmo em animais, mas é importante que para a aplicação não dar errado deve ser feita por alguém já tenha uma certa experiência com o conhecimento dos meridianos.

Quanto custa e quanto tempo dura?

O valor de uma sessão de moxabustão pode variar muito de acordo com o profissional e da região em média fica entre R$ 40,00 chegando até R$ 150,00 uma única sessão. O tempo pode variar também de acordo com a necessidade do paciente, pois as vezes existe mais pontos a serem trabalhadas, em média varia entre 15 até 30 minutinhos. A sensação de relaxamento aparece logo na primeira sessão, para melhores resultados faça pelo menos 3 sessões.

Agendamentos e consultas online

Siga os 4 passos:

1- Pesquise pelo problema (ex: ansiedade) ou pelo tipo de terapia (ex: acupuntura);
2- Escolha o terapeuta que pode te auxiliar na resolução do problema;
3- Verifique na página de perfil quais serviços ele oferece;
4- Clique no botão agendar consulta ou receba atendimento imediato clicando no ícone whatsAPP.

Terapias de A à Z

Tipos de terapias alternativas

Consulte sempre um terapeuta profissional