O que é Fitoterapia Chinesa?

A fitoterapia chinesa é uma das modalidades de tratamento adotadas pela medicina tradicional chinesa. Apesar do termo chinês ser traduzido em geral como fitoterapia ou medicina herbal, esta forma de tratamento também se utiliza de ingredientes de origem animal ou mineral na elaboração de suas fórmulas.

Essa terapia é como alquimia pois para fazer um formula é preciso conhecimento sobre as capacidades curativas, sinergéticas e energéticas das ervas. Na mistura de ervas chinesas existe algumas regras a serem seguidas, a erva imperador que determina a ação da fórmula, erva ministro que auxiliam a potencializar a ação da primeira parte, as ervas assistentes que ajudam a trazer o bem estar, e a última parte são as ervas mensageiras que são responsáveis por levarem para os locais corretamente.

Os adeptos dessa prática acreditam muito em energias e nas suas interferências, quando um problema de saúde surge muitas vezes sem explicação pode ser por causa do excesso de energia ou pela falta dela, então através do consumo de algumas ervas ajudam a recuperar e a limpar esses problemas.

A fitoterapia chinesa pode tratar de problemas como: dores de cabeça, insônia, ansiedade, excesso de melancolia, desânimo, mal estar, náuseas, resfriados, gripes, problemas intestinais, enjoos, dores musculares etc.

Fitoterapia Chinesa e seus Benefícios

• Reequilíbrio energético.
• Não causa dependência como os medicamentos.
• Quase não possui efeitos colaterais.
• Ajuda a tratar problemas emocionais e físicos.
• Alívio de estresse.
• É mais natural e mais barato.

Tratamento

Para começar a se tratar com plantas medicinais, devem ficar muito atentos e ter alguns cuidados, para não ter problemas de saúde ao consumi-las.

Primeiro passo é buscar uma fonte de informação confiável, muitas vezes as informações de boca em boca não são tão confiáveis, principalmente na fitoterapia chinesa, pois os profissionais da área pode recomendar uma mesma receita para duas pessoas com problemas diferentes, isso acontece porque eles fazem uma análise energética. Portanto é fundamental estar sempre consultando um profissional.

Dê sempre preferência a plantas novas e não as armazene por muito tempo, ao lavar deixem eles secarem naturalmente não as esprema ou pode acabar perdendo seus nutrientes. Os medicamentos podem nem ser apenas composto por ervas, pode estar incluso também frutos, flores, raízes, cascas de plantas e minerais.

Plantas e seus benefícios

• Goji Berries: Seu consumo pode ajudar a emagrecer, ajuda a diminuir o estresse, trás mais energia e disposição, ajuda a melhorar o sistema imunológico, ajuda na melhora do humor e até reduz celulite.

• Sementes de lótus: Comendo as sementes como nozes ajuda a tratar problemas nos rins, baço e coração, mas também contribui para melhora da pele.

• Canela em pau: É utilizado para tratar dores de cabeça, articulações e musculares, fortalece os ossos, ajuda a tratar de anemia, é um tônico para o estomago.

• Ginkgo biloba: Em forma de medicamento ajuda a regular pressão arterial, ajuda no desenvolvimento do cérebro evitando perda de memórias, protege a visão, ajuda na melhora da libido.

• Ginseng: Essa raiz ajuda a tratar problemas de diabetes, febres, tosses, dores nas articulações e problemas no coração.

• Bai Zhu: Ajuda a tratar problemas no baço, estômago, falta de apetite, desanimo, diarreia, digestão lenta.

• Ma Huang: Auxilia em problemas como calafrios, febres baixas, pulso superficial e ausência de sudorese cefaleia.

Terapeutas PRO

Terapeuta online

CONSULTE PROFISSIONAIS TERAPEUTAS E PSICOTERAPEUTAS

O diretório Terapeutas PRO reúne profissionais terapeutas e psicoterapeutas de diversas áreas do conhecimento humano. Acesse o diretório, pesquise a área de interesse e consulte um profissional via whatsapp com apenas um clique. Fácil assim.

Terapias Holísticas