O que é fitoterapia?

A fitoterapia é o estudo das plantas medicinais e sua aplicação ajuda a restaurar o equilíbrio do corpo e eliminar diversas doenças. As plantas com função medicinais são usadas como remédios caseiros, feitas em formas de chá, ou ultradiluições ou até mesmo são industrializadas.

É a forma mais antiga de medicina que se conhece, no Brasil a aprovação de plantas medicinais para tratamentos médicos foi no dia 22 de junho de 2006 com decreto n 5.813.

Apesar de ser um tratamento natural, tem que ficar muito atento com as plantas que consome, pois se pegar plantas erradas podem causar alergias, enjoos, intoxicações e até mesmo irritações gástricas.

É o tratamento ideal para as pessoas que não gostam de tomar medicamentos, porque estas plantas tratam problemas como resfriados, gripes, estresse, fadiga, dores, insônia, e com certeza você conhece alguma pessoa que já fez uso da Fitoterapia.

Fitoterapia e seus Benefícios

• Mais barato e natural.
• Não causa dependência.
• Tem menos efeitos colaterais.
• Alivia o estresse, diminui a ansiedades.
• Pode ser obtida mais facilmente.
• Contribui para o equilíbrio do corpo.

Tratamento

Para começar a se tratar com plantas medicinais, devem ficar muito atentos e ter alguns cuidados para não ter problemas de saúde ao consumi-las.

Primeiro passo é buscar uma fonte de informação confiável, muitas vezes as informações de boca em boca não são tão confiáveis, consulte um profissional ou faça uma pesquisa mais aprofundada para não correr riscos desnecessários.

Dê sempre preferência a plantas novas e não as armazene por muito tempo, ao lavar deixem eles secarem naturalmente não as esprema ou pode acabar perdendo seus nutrientes. Não faça mistura de ervas a menos com a recomendação de um profissional na área da saúde.

Com os medicamentos os cuidados são diferentes, sempre leiam a bula, nunca se auto medique, e estejam sempre atento a validade.

Plantas e seus benefícios

• Bistorta: São utilizadas para fazer medicamentos, são boas para dores de garganta e digestão principalmente diarreia. Mulheres no período de gravidez devem evitar o uso.

• Taioba: Ao serem cozidas ou refogadas podem melhorar no fluxo intestinal, evitar osteoporose e anemia e agir como anti intoxicante. Evitar consumo cru.

• Ginkgo biloba: Em forma de medicamento ajuda a regular pressão arterial, ajuda no desenvolvimento do cérebro evitando perda de memórias, protege a visão, ajuda na melhora da libido. As pessoas que devem evitar o consumo são; grávidas, crianças, pessoas com hemorragia.

• Babosa/Aloe vera: Para uso externo ajudam a hidratar peles e cabelos, ajuda a combater rugas, auxilia na produção do colágeno, excelentes para queimaduras.

• Folhas de louro: Para consumo interno ajuda diminuir a fadiga, reduzir a ansiedades, ajuda na digestão, ameniza o colesterol.

• Cebolinha: Para consumo externo é boa para prevenção de defeitos congênitos, ajuda fortalecer no sistema imunológico, é boa para o coração. Contra indicado para casos de gastrite sensíveis a aliáceas.

• Hortelã: Consumo interno como forma de chá ajuda a aliviar o mau cheiro de odores internos, alivia náuseas e dores musculares, ajuda a reduzir o estresse, alivia coceira na garganta, melhora na saúde dos olhos.

Camomila: O chá da camomila melhora o sono, combate a ansiedade, fortalece o sistema imunológico, ajuda a aliviar dores como cólicas menstruais, ajuda a reduzir o inchaço. Não consumir em excesso.

• Carvalho: O chá de carvalho ajuda a combater diabetes, anemia, possui propriedades anti inflamatórias, eficaz contra estomatite e tem efeito cicatrizante.

• Hibisco: O chá de hibisco ajuda a baixar a pressão arterial, ajuda no controle suave do colesterol, ajuda a emagrecer perdendo gorduras nos quadris e abdômen. Evitar consumo no caso de gravidez, pessoas que possuem pressão alta e baixa.

• Gengibre: Para consumo interno, chá de gengibre ajuda a controlar pressão arterial, melhora na náusea e vômitos, auxilia na perda de peso, ajuda a combater azia.

• Alecrim: Para consumo interno ajuda a combater gripes, ajuda a reduzir o estresse, melhora na memória, é boa para articulações. Evite o consumo exagerado pois pode causar problemas gastro intestinais.

Terapeutas PRO

Terapeuta online

CONSULTE PROFISSIONAIS TERAPEUTAS E PSICOTERAPEUTAS

O diretório Terapeutas PRO reúne profissionais terapeutas e psicoterapeutas de diversas áreas do conhecimento humano. Acesse o diretório, pesquise a área de interesse e consulte um profissional via whatsapp com apenas um clique. Fácil assim.

Terapias Holísticas