O que é osteopatia?

A Osteopatia é uma terapia utilizada para tratar de dores ciáticas, lombalgias, dorsalgias, cervicalgias, hérnias discais, escolioses, torcicolos, entorses, epicondilites, tendinites, síndromes do túnel do carpo, dores nos ombros, contraturas musculares, tensões ou distúrbios da articulação, entre outras.

Os especialistas tratam essas disfunções com técnicas manuais, a osteopatia é muito semelhante a quiropraxia, nas duas práticas utilizam de métodos parecidos, uma das grandes diferenças das duas é que dentro da osteopatia o tratamento é focado no corpo todo, não se restringindo ao aparelho esquelético e muscular, trabalha também com as articulações, veias e etc, tendo uma ampla indicação, podendo ser utilizada em tratamentos pediátricos até mesmo em tratamentos para idosos.

O seu maior foco está na origem da dor e não onde ela está localizada. Por isso os especialistas entendem que a dor não é a causa principal da lesão, mas que elas podem ter sido geradas devido a um desequilíbrio.

Aqui no Brasil, existe uma regulamentação pelo Coffito (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) que qualifica o fisioterapeuta como profissional habilitado a ter essa especialização.

Benefícios da osteopatia

• Ajuda a reduzir o estresse.
• Reduz dores articulares.
• Ajuda a aliviar dores de cabeça.
• Reduz dores musculares.
• Colabora para o aceleramento do tratamento.
• Contribui para uma vida mais saudável.
• Ajuda a prevenir problemas de saúde.
• Corrige a postura.
• Contribui para o sistema digestivo e imunológico.

Contra indicações da osteopatia

Como todo tratamento, a osteopatia tem suas contra indicações que são: para casos de doenças tumorais, infecciosas ou inflamatórias da coluna, síndrome
de insuficiência vertebrobasilar circulatório, fraturas e entorses na área de tratamento, alterações metabólicas; como osteomalácia e osteoporose, estados inflamatórios e infecciosos, artrite inflamatória, doenças degenerativas que envolvem a deterioração da estrutura ou função do tecido, como; o câncer, artrose, aterosclerose e metástases ósseas e malformação do cérvico-occipital dobradiça.

Como funciona uma sessão de osteopatia?

Ao marcar uma consulta com um especialista vai ser necessário um questionário inicial. O profissional precisa entender quais são os problemas que afligem o corpo físico do paciente, como é a alimentação, quando esses problemas surgiram, como é a rotina padrão do paciente, entre outras perguntas que servem para ter uma profundidade melhor sobre quais são as condições do cliente.

Depois dessa pergunta inicial o especialista fará uma checagem no corpo do paciente, que estará utilizando roupas do começo até final da consulta, o especialista irá pressionar os pontos que estiverem com maior tensão, e buscar entender quais são os possíveis músculos doloridos.

Então o profissional vai concluir se o caso é indicado ou não para fazer esse tratamento, caso tiver suspeita de possíveis infecções ele estará indicando o paciente a um outro profissional. Caso esteja tudo certo,  utilizaram de algumas técnicas para poder ajudar a trabalhar esses transtornos, que consiste desde alongamentos, amassamentos, percussão, e até estralar alguns ossos.

Caso sinta algum desconforto durante a aplicação das técnicas, avise o profissional para suspender aquela região, ou dar uma pausa durante a sessão.

Quanto tempo dura e quanto custa?

O tempo de uma sessão de osteopatia pode durar até 50 minutos, o tempo do tratamento pode variar bastante de acordo com o problema do paciente, geralmente é realizado uma sessão por semana. O valor de uma sessão pode variar de acordo com especialista e da região, os preços ficam em torno de R$ 130,00 chegando até R$ 200,00 uma única sessão.

Agendamentos e consultas online

Em 4 passos:

1º – Escolher categoria (terapeutas holísticos, psicólogos, psicanalistas, coaches);
2º – Identificar o profissional que pode te auxiliar na resolução do problema;
3º – Acessar a página de perfil e conhecer os serviços oferecidos;
4º – Clique no botão “Fale agora pelo Whatsapp” para tirar suas dúvidas.

Terapias de A à Z

Tipos de terapias alternativas

Consulte sempre um terapeuta profissional