Nervo Ciático

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano. Ele se origina de diversas raízes nervosas que saem do final da coluna lombar, mais precisamente das raízes L4, L5, S1, S2 e S3. Ele é responsável em grande parte pela inervação sensitiva, as articulações do quadril, motora e das articulações dos membros inferiores, como: joelhos e tornozelos, além dos músculos das pernas e pés.

O que causa a dor no nervo ciático

A dor ciática surge quando o nervo ciático está inflamado, o que normalmente acontece quando existe compressão do nervo, que pode surgir devido ao envelhecimento natural, mas também devido a maus hábitos como ter uma postura incorreta.

Ela começa no final da coluna lombar e passa pelos glúteos e parte detrás da coxa, indo até a planta dos pés. Pesquisas indicam que a parte mais comprometida é na região do glúteo de cada perna. É comum que a dor se apresente somente em uma das pernas.

Possíveis causas da dor ciática

A dor ciática pode ocorrer por pressão nesse nervo, o que pode ser a causa da inflamação. Outra possibilidade são problemas relacionados com o disco cartilaginoso entre as vértebras, a hérnia de disco. Para corredores, a dor ciática surge pela compressão do nervo ciático quando ele passa pelo glúteo.

Psicólogos associam a dor ciática com sentimentos de raiva, remorso e tristeza. Entre os chineses, conhecedores da medicina tradicional chinesa, a dor ciática pode ser associada a emoções de medo e insegurança, porque o corpo tende a paralisar-se de ações. Medo e insegurança causam indecisões e gera a procrastinação.

Pergunte-se a si mesmo:

– Do que tenho medo?
– Sou muito indeciso na hora de tomar uma ação?
– Por quanto tempo venho procrastinando?
– O que me deixa inseguro?
– Qual emoção pode estar ligada a essa minha dor?

Nervo ciático inflamado na gravidez

Durante a gravidez é comum o nervo ciático ser afetado devido ao rápido aumento de peso, crescimento da barriga e alteração do centro de gravidade da mulher, o que pode levar à compressão deste nervo. Quando isto acontece, a grávida deve procurar um médico ou fisioterapeuta, para iniciar o tratamento e minimizar os sintomas apresentados. O tratamento pode ser feito com exercícios de alongamento, compressas quentes e pomadas anti inflamatórias.

Sintomas de dor no nervo ciático

– Dor na parte posterior da perna e glúteo;
– Pouca dor lombar;
– Dores na perna em forma de choque queimação;
– Dores fortes em forma de pontada, fisgada e sensação de calor intenso;
– Geralmente em apenas um dos membros inferiores;
– Nos casos mais graves pode ocorrer diminuição da força no membro inferior;
– Geralmente a dor melhora deitado;
– A dor piora sentado ou em pé;
– Pode apresentar piora ao espirrar ou tossir.

Diagnóstico nervo ciático

– ​​Exame físico: O teste de Lasègue por ser sensível pode detectar a dor nos casos de compressão do nervo ciático. O teste é feito com o paciente deitado e a perna estendida causando uma dor muito forte e irritada até o pé. Além disso, também pode ocorrer fraqueza ou perda de sensibilidade em alguma parte do membro inferior.

– ​Exames de imagem: tomografia ou ressonância da coluna lombar pode avaliar a presença de hérnia de disco

Tratamentos

– Medicações analgésicas e anti-inflamatórias;
– Fisioterapia;
– Gelo ou calor local;
– Repouso relativo por curtos períodos de tempo;
– Procedimentos de dor como infiltração com corticoide, guiadas por radioscopia ou tomografia;
– Passar pomada anti-inflamatória.

Tratamento naturais nervo ciático

– Hidroterapia;
– Acupuntura e auriculoterapia;
– Escalda pés;
– Massagem aromática;
– Fazer exercícios de alongamento;
– Aplicar compressa quente;

8 Tipos de tratamentos para dor no nervo ciática

O tratamento para dor no nervo ciático pode ser feito com uso de remédios analgésicos, anti-inflamatórios em forma de comprimidos, pomadas, uso de bolsas de calor e fisioterapia com exercícios específicos, entre outros, conforme apresentados a seguir:

1. Remédios

Os remédios indicados para combater a dor ciática podem ser o Paracetamol, Ibuprofeno, ou os mais fortes, derivados da morfina como o Tramadol, mas um relaxante muscular e o Diazepan também podem ser indicados pelo ortopedista. Mas uma forma mais natural de combater a dor é tomar o complexo de vitamina B, já que esta melhora a saúde dos nervos do corpo.

2. Massagem

A massagem relaxante com óleos essenciais é uma das melhores opções de tratamento caseiro para nervo ciático inflamado porque serve para aliviar a dor e melhorar a movimentação, porque relaxam os músculos das costas, pernas e glúteos, diminuindo assim a compressão do nervo, mas preferencialmente devem ser realizadas por um massagista ou fisioterapeuta e não exclui a necessidade de tratamento na clínica.

3. Exercícios

O repouso piora a dor, assim como ficar muito tempo na mesma posição e por isso os exercícios leves são bem-vindos. Inicialmente são mais recomendados os alongamentos que podem ser feitos com a pessoa deitada de barriga para cima e abraçando as pernas, por exemplo.

Quando a dor diminuir de intensidade, após a primeira semana de fisioterapia podem ser realizados exercícios de fortalecimento muscular, como: deitar de barriga para cima, fletir os joelhos e apertar uma almofada entre as pernas e para trabalhar as costas e coluna, deitar de barriga para cima, fletir os joelhos e levantar o quadril e o bumbum da maca. Estes exercícios de Pilates Clínico são excelentes opções para curar a dor ciática porque fortalecem o abdômen e a coluna. Fortalecer o abdômen é um ótimo truque para proteger a coluna.

4. Fisioterapia

Na maioria dos casos, o tratamento da inflamação ou compressão do nervo ciático envolve a realização de sessões de fisioterapia com aparelhos que reduzem a dor e inflamação e são realizados exercícios de fortalecimento e alongamentos, e técnicas manuais para mobilizar e estirar a perna afetada, melhorando a irrigação sanguínea do próprio nervo ciático e normalizar o tônus dos músculos do glúteo e da perna.

Além disso, é também recomendada a aplicação de calor localizado sobre a região a tratar, e a realização de alongamentos para esticar e aliviar a compressão do nervo. Veja outros cuidados e opções caseiras para tratar o nervo ciático em Tratamento caseiro para nervo ciático.

Algumas vezes quando estes problemas estão associados a uma má postura, o fisioterapeuta pode também recomendar a realização de um tratamento chamado Reeducação Postural Global – RPG, no qual existe uma correção da postura e alongamento dos músculos responsáveis pela alteração postural.

5. Alimentação

Durante uma crise do ciático deve-se preferir alimentos anti-inflamatórios como salmão, alho, cebola, linhaça, chia e gergelim. Mas também é importante reduzir o consumo de alimentos que aumentam a inflamação no corpo, que são principalmente as carnes processadas, como salsicha, linguiça e bacon. Saiba como fazer uma alimentação anti-inflamatória.

6. Tratamento alternativo

Além disso, existem outras opções que também podem completar o tratamento, que incluem a realização de sessões de Acupuntura e Reflexologia para alivio da dor e desconforto. Uma outra possibilidade é a osteopatia, que consiste em técnicas que esticam os músculos, tracionando de forma a estalar as articulações, sendo uma boa forma de tratar a escoliose, hiperlordose e a hérnia de disco que geralmente estão envolvidas na causa da dor ciática.

7. Cirurgia na coluna

Quando não há melhora com o tratamento clínico as cirurgias têm como objetivo remover a hérnia de disco e, para isso, é utilizado o microscópio ou o endoscópio. Atualmente essas cirurgias são minimamente invasivas com o retorno precoce do paciente às suas atividades.​

8. Mental emocional

Segundo as medicinas orientais, a causa de várias doenças, incluindo a dor no nervo ciático, pode estar relacionada à insegurança, medo ou indecisão. Recomendamos que, além do uso de outros possíveis tratamentos, trabalhe em seus pensamento e sentimento a seguinte frase: “Eu escolho fluir, Sou segura e Escolho fluir”. Cole esta frase em todos os lugares visíveis e lembre-se de pronunciá-la ao acordar e antes de dormir. Ao pronunciar a frase, procure se SENTIR emocionalmente como tal.

Prevenção​

– Exercícios físicos regulares;
– Evitar o sobrepeso;
– Alongamento;
– Fortalecimento muscular com orientação respeitando os seus limites;
– Ergonomia no trabalho ou em casa como cadeiras e colchões adequados;
– Evitar carregar pesos de forma inadequada.

Cuidados importantes

Durante uma crise de dor ciática também é importante ter outros cuidados como não rodar o tronco, nem fletir o corpo para frente, como se quisesse pegar algo do chão. Para dormir deve-se deitar de lado com um travesseiro embaixo do pescoço e outro travesseiro entre as pernas, para manter a coluna sempre bem alinhada. Outra possibilidade é dormir de barriga para cima e colocar um travesseiro por baixo dos joelhos.
​​

Incidência​

A dor no nervo ciático e nas costas tem uma taxa de incidência e prevalência muito alta em nosso meio. A taxa é de 13% e, mais de 60% da população está sujeita a esse tipo de dor. Esse percentual aumenta por conta do sedentarismo, da movimentação diária das cidades e longas horas sentados.

Fontes:​

dr. Luciano Miller Reis Rodrigues, médico do Einstein
dr. Drauzio Varella, médico
Tua saúde

As informações apresentadas são de caráter informativo e não substituem o parecer de um médico especialista. Consulte seu médico!

Agendamentos e consultas online

Em 4 passos:

1º – Escolher categoria (terapeutas holísticos, psicólogos, psicanalistas, coaches);
2º – Identificar o profissional que pode te auxiliar na resolução do problema;
3º – Acessar a página de perfil e conhecer os serviços oferecidos;
4º – Clique no botão “Fale agora pelo Whatsapp” para tirar suas dúvidas.

Terapias de A à Z

Tipos de terapias alternativas

Consulte sempre um terapeuta profissional

Deixe uma resposta