Cromoterapia – A Cura pelas Cores

Cromoterapia começou na antiguidade e todo possuidor do conhecimento era chamado mago. Use as cores para promover sua saúde e bem-estar. O mago apenas sabia manejar as energias em benefício das pessoas, e por isto era tido como um ser especial, com poderes extraordinários. As cores são o produto de uma energia. O Sol, fonte de vida do nosso planeta, emite através de seus raios, em forma de espectro, a energia que dinamiza e mantém vivas as criaturas da Terra.

A energia pura é da cor Branca. Quando a energia necessária para a criação se expande, o branco se divide em diversas cores, originando a escala cromática, que atua nas diversas situações de vida, modificando o campo magnético, influindo no ambiente e consequentemente nos sentimentos das pessoas e no seu corpo físico. Ela é imprescindível para manter a saúde equilibrada, uma vez que cada cor rege uma região de nosso corpo.

O homem tem que ser estudado como um ser que pode captar, emitir e receber, mesmo que involuntariamente, a energia flutuante no ambiente. O estudo da Cromoterapia nos leva a poder mudar a energia ambiental e pessoal através da emissão de cores. Podemos nos beneficiar da Cromoterapia de diversas formas em nosso dia-a-dia: colocando lâmpadas coloridas no abajur, selecionando cores positivas para nosso vestuário, através de pensamentos harmoniosos, e até em nossa alimentação. Como veremos a seguir, cores são energias. Cada uma atuando de uma forma no ambiente que nos cerca e em nosso corpo.

VIOLETA = PROTEÇÃO

Por ser a primeira transformação do Espectro, é uma cor espiritual. Vem diretamente do cosmos. Etérea, calmante, de devoção, é por excelência a cor da proteção. Manter uma luz Violeta acesa em casa purifica todo o ambiente de energias intrusas, de sentimentos de inveja, ou outros que algum visitante possa trazer para o nosso lar. Como é difícil encontrar no mercado, a lâmpada violeta pode ser “fabricada” com papel celofane vermelho e azul envolvendo uma lâmpada comum. Outra opção: uma lanterna de acrílico violeta. Estamos assim, com a nossa casa magnetizada, o que impedirá situações de violência, roubos, assaltos.

Na Cromoterapia, a Violeta é ideal para protegermos o nosso carro, moto, bicicleta, quando estacionamos nas ruas. Usaremos então o poder da nossa mente, para formarmos um campo magnético de proteção do nosso veículo, visualizando um cinturão Violeta envolvendo o carro, a moto, ou bicicleta. A sintonia é que faz as coisas acontecerem, as pessoas se encontrarem. Se nos protegermos com o Violeta, a nós e nossos bens, casa, carros…, para os mal intencionados nos tornaremos invisíveis, pois estaremos fora de suas sintonias, já que situações violentas emitem cor preta com faíscas vermelhas.

AZUL-ÍNDIGO = PROTEÇÃO CONTRA INFECÇÕES

É a cor do Cosmos. Beneficia o ser humano protegendo-o de infecções, regulando o seu metabolismo, e sendo a cor de Vênus, preservando-o no amor. É um preservativo natural contra a Aids, doença que grassa neste final de século, como uma represália a permissividade dos costumes da nossa sociedade. Usando em nosso vestuário, emitindo-o com nossa mente, ou utilizando lâmpadas nesse tom dentro de nossas casas, estaremos nos beneficiando desta maravilhosa energia de proteção, principalmente num setor tão importante em nossas vidas, que é a pratica do amor em sua plenitude, mas com segurança.

AZUL-CELESTE = SAÚDE

A cor da saúde, da calma, da tranquilidade na Cromoterapia. Os ambientes pintados nessa cor transmitem esta energia. Como a nossa pequenina gota de vitalidade rosa está localizada na Medula Espinhal que é Azul-Celeste, se estivermos impregnados desse matiz, estaremos com saúde e vitalidade. É a cor da atmosfera, que nos dá o ar que respiramos, a cor do Céu que encanta nossos olhos todos os dias, e onde projetamos mesmo de forma inconsciente, todos os sonhos. O Azul-Celeste é a cor do Sistema Nervoso Central. Portanto para a saúde psíquica, precisamos estar com o Azul-Celeste equilibrado. Em forma de lâmpada é facilmente encontrada no mercado, e por isso aconselhamos o seu uso em algum lugar da casa, principalmente nos quartos de dormir, especialmente o das crianças. Teremos ambientes tranquilos, sonhos sem pesadelos, e saúde e vitalidade revigoradas após cada noite.

VERDE = CURA e SENTIMENTOS

Verde é a cor da cura, da regeneração celular. É a cor dos sentimentos. Sendo o Verde que energiza o Vago Simpático, a sede do Ponto de Consciência das nossas emoções e desejos, sua ausência provoca stress e problemas emocionais inclusive a depressão. O Verde é uma cor calmante, que atua diretamente no corpo astral. Por sua função cicatrizante, emprega-se esta energia como regeneradora dos tecidos, principalmente o Verde-Limão. Pelas características calmantes e tranquilizantes, é comum usá-la em ambientes hospitalares, centros cirúrgicos, nos vestuários dos cirurgiões e corpo de enfermagem.

Por ser um acelerador celular, não aconselhamos o seu uso de forma indiscriminada e constante, mas como fator fundamental nos períodos de convalescença, quando devemos usar esta cor até que se processe o restabelecimento da saúde.Cor representativa da Natureza, o Verde, tom da clorofila, que em sua transmutação por oxigênio purifica o ar que respiramos, é uma cor essencial para o equilíbrio de todo o Ecossistema, e dos habitantes do nosso Planeta.

AMARELO = INTELIGÊNCIA E INSPIRAÇÃO

Amarelo é a energia de Mercúrio, da inteligência, da criatividade e da inspiração, segundo os estudos de Cromoterapia. É amarela a nossa capacidade mental. Usando esta cor em paredes ou estofados de escritórios e salas de aula, ou tendo nesses ambientes uma lâmpada amarela acesa, ativaremos a sintonia de criações inteligentes e inspiradas, aguçando o potencial de trabalho produtivo, atiçando o discernimento, o que aumenta a chance de obter sucesso nos estudos e no trabalho. É Amarelo-Claro, muito luminoso, o Inconsciente Coletivo, o qual podemos sintonizar para usufruir de sua inesgotável fonte do saber. Quando o intuito for alcançar fama e sucesso, ganhar dinheiro e se projetar, o tom ideal é o Amarelo-Ouro.

LARANJA ENERGIZADOR E ELIMINADOR DE GORDURAS

A cor representativa do Sol. Com o poder de dinamizar as pessoas, o Laranja é a cor também da nossa massa muscular. Funciona no organismo como depuradora de excedentes, transformando tudo em energia e vigor físico.

O Laranja tem o poder de eliminar o excesso de gordura, e por isso é utilizado nos tratamentos cromoterápicos, energizando a corrente sanguínea para desobstrução de veias e artérias e na eliminação do colesterol. Nesse caso, fazemos uma aplicação com lâmpada colorida, passando-a pelo corpo, ou tomando um “banho” de luz por 10 minutos, duas vezes ao dia.

Podemos também utilizar a mente, visualizando o aparelho circulatório e inundando-o com esta cor. O Laranja é anti-depressivo. Por ser uma cor quente é excitante, energética. Os ambientes decorados com esta cor, são alegres, estimulantes, fazendo do Laranja a cor ideal para decorar bares e restaurantes, academias de treinamento e prática de esportes.

VERMELHO = PAIXÕES

A cor da energia sexual, do centro da Terra, do sangue e das entranhas das criaturas que habitam a Terra. O Vermelho é vital, mas perigoso, tanto que graficamente os sinais de trânsito “Perigo” e “Pare”, são desta cor.

Esta cor aplicada na Cromoterapia é muito usada em motéis e casas noturnas de diversão, o Vermelho sintoniza com prazeres e paixões. Cor que aquece e estimula. Na dosagem certa, podemos usufruir grandes prazeres com a sua sintonia. Ideal para tratamento de impotência sexual temporária. Convém não exagerar o seu uso, pois o Vermelho em excesso, congestiona e atiça o instinto animal e os sentimentos mais baixos de violência e desvarios. Só se usa aplicações no baixo ventre para tratamento específico de impotência e acompanhado do neutralizador Azul para manter o equilíbrio físico e psíquico da pessoa.

ROSA = AMOR

A Cor do amor e da vitalidade. A Gota imorredoura com a energia vital do ser humano, é Cor de Rosa. O amor humanitário exala uma energia Rosa-Claro. Já no amor entre dois humanos, o Rosa é mais escuro, com mais cor primária, o Magenta. Quando quisermos expressar o nosso amor através das cores da Cromoterapia, envolvamos a pessoa amada em uma nuvem rósea, e a receptividade será bem maior.

ROSA E VERDE = AMOR E PAIXÃO

O Rosa-Magenta é representativo do amor, e o Verde-Esmeralda a energia dos sentimentos. Usando estas duas cores juntas, fazemos a magia de vivenciar com reciprocidade um grande amor.

Sugestões: presentes com fitas nessas cores, roupa de cama Rosa e camisola e pijamas Verdes. Em ambiente com parede Rosa acender uma luz Verde, ou simplesmente visualizar o casal envolto nestas cores.

BRANCO = HARMONIA E PAZ

No Branco estão contidas todas as cores. Símbolo da pureza e das coisas imaculadas, o Branco traz a energia dos planos mais elevados e das energias mais sutis. Podemos usar e abusar do Branco no vestuário, na decoração, em todas as circunstâncias, pois é extremamente benéfico. Por ser tão puro, é mais difícil de empregá-lo a nível mental, mas com o uso constante do Branco, sintonizamos as energias puras e conseguimos harmonia , equilíbrio e paz.

CORES QUE DEVEM SER EVITADAS

Na Cromoterapia, o Preto, os tons Cinzentos, os Pardos, os Lodosos e os tons de Lama devem ser evitados pois sintonizam com o ódio (o Preto), o medo (Cinza Claro)e a depressão (Cinza Chumbo). Os Pardos com ciúme e avareza, e os tons de Lama com o baixo astral. Essas cores, por serem chiques, são muito utilizadas no vestuário e na industria de veículos.

Vamos aprender pequenos macetes para poder usar todas estas cores de forma tranquila, mantendo a harmonia e o equilíbrio. Quando for comprar um carro, se sua escolha contiver alguma das cores que devem ser evitadas, opte pela versão perolada ou metalizada.

Ao perolizar ou metalizar uma cor, esta transforma-se, pois entra a luz que modifica a energia que a envolve. Certifique-se que os estofados são de preferência neutros, e para compensar e se precaver, coloque uma fitinha Violeta de proteção no seu veículo, qualquer que seja a cor que ele tenha. Quando usar uma roupa Preta, os homens podem compensar com gravatas prata e camisa branca.

As mulheres com adereços alegres ou jóias, preferencialmente pérolas. Às roupas Cinza contrapomos detalhes Amarelos, Vermelhos ou Laranjas, que trazem a energia oposta ao Cinza. As roupas Pardas e tons Lodosos se modificam com algum detalhe Laranja ou Verde. A energia muda. Os detalhes é que são a Magia da transmutação das cores. Esta transformação de energias é a alquimia do equilíbrio.

LOCALIZE PROFISSIONAIS TERAPEUTAS E PSICOTERAPEUTAS

O diretório Terapeutas PRO reúne profissionais terapeutas e psicoterapeutas de diversas áreas do conhecimento humano. Acesse o diretório, pesquise a área de interesse e fale com um profissional terapeuta ou psicoterapeuta via whatsapp com apenas um clique. É rápido e fácil.

Cedido por Baby Schitt

Últimas publicações.