Crise de ansiedade

A ansiedade é considerada uma emoção e emoções ativam pensamentos e comportamentos humanos. A crise de ansiedade surge em momentos que enfrentamos situações que provocam medo, dúvida, associando as emoções com sentimentos de insegurança, incerteza, preocupação excessiva e até medo do futuro.

A ansiedade é positiva para o desenvolvimento humano, pois na maioria dos casos ela atua como um papel protetivo. Por exemplo, um estudante universitário pode se sentir muito ansioso por ter que apresentar um trabalho em público. Uma mulher pode se sentir ansiosa ao ir em seu primeiro encontro romântico, entre outros.

Neste sentido, em ambos os casos, a ansiedade é positiva porque ela ajuda a sinalizar que o estudante precisa treinar mais sua apresentação para fazê-la com confiança e qualidade, já a mulher que vai ao encontro, ela pode fazer um exercício simples de respiração para conseguir se manter mais presente, dócil e agradável.

Crise de Ansiedade Sorocaba SPPerceba que a crise de ansiedade pode surgir a qualquer momento e a questão é como lidar com ela quando acontece

A emoção da ansiedade é ativada através dos 5 sentidos e por pensamentos e sentimentos interiores também. Vai fazer uma apresentação pessoal?, fazer uma prova?, ir a um encontro?, disputar uma vaga na empresa?, vivenciar relacionamentos sociais? em estacionamentos? abrir um e-mail? Tudo isso são gatilhos que ativam estados ou níveis de ansiedade.

Sendo assim, sabemos que todos nós já nos sentimos ansiosos em algum momento da vida, mas o que você precisa estar atento é que existem diferentes níveis ou tipos de ansiedade. A ansiedade é uma preocupação mundial e a ONU alerta sobre a importância da saúde mental

Vimos que a ansiedade é positiva e faz parte do desenvolvimento humano, mas deixar ela crescer e evoluir para níveis mais críticos, acabam virando casos mais graves, sendo necessário tomar remédios controlados e passar regularmente por atendimentos psiquiátricos.

Os diferentes tipos de ansiedade

1. Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

A TAG é o tipo mais comum de ansiedade e, segundo a OMS, atinge cerca de 264 milhões de pessoas ao redor do mundo. Os sintomas incluem preocupação constante, agitação e dificuldade de concentração, prejudicando a rotina da pessoa nas relações interpessoais, estudos, trabalhos, condições de saúde, entre outros.

Sabemos que a preocupação excessiva causa desgastes físico-vital, causando estresse, esgotamento mental, prejudicando a qualidade de vida do indivíduo em diversas áreas da Roda da vida, gerando cansaço, irritabilidade, tensão muscular, insônia, palpitação e problemas gastrointestinais, que são alguns dos principais sintomas da TAG.

2. Fobia social

Para as pessoas com transtorno de ansiedade social, as interações sociais cotidianas causam ansiedade irracional, medo, autoconsciência e constrangimento, nas quais a pessoa passa a pensar e sentir que está em constante vigilância “acredita que pode ser julgada ou humilhada por suas ações” e pode ter receio de estar ofendendo alguém.

A fobia social vai muito além de um medo ou nervosismo em falar em público. Pessoas com esse tipo de ansiedade, se sentem constrangidas e desconfortáveis em situações comuns do dia a dia, como comer, beber ou pedir uma orientação ou informação. Ela precisa aumentar sua autoconfiança e melhorar sua capacidade de interagir com os outros.

3. Síndrome do Pânico

A síndrome do pânico também é considerada um tipo de ansiedade bem comum entre as pessoas. Os ataques de pânico e medo ocorrem de maneira espontânea, repentina e inesperada, causando sintomas físicos como: aceleração do batimento cardíaco, falta de ar, sudorese e tremores.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), as crises podem ocorrer em qualquer lugar, contexto ou momento, durando em média de 15 a 30 minutos. Normalmente, os gatilhos da síndrome do pânico são ativados em momentos estressantes, como: crises financeiras, conflitos gerais, divórcios, medo de morrer, mortes na família, experiências traumáticas, após sofrer assaltos, sequestros relâmpagos, entre outros

Sintomas de síndrome do pânico ou ataque de pânico

– Dor ou desconforto no tórax;
– Uma sensação de engasgo;
– Vertigens, instabilidade postural ou desmaios;
– Medo de morrer;
– Medo de enlouquecer ou de perder o controle;
– Sensações de irrealidade, estranhamento ou distanciamento do meio em que vive;
– Agitação ou arrepios.

4. Agorafobia

As pessoas que sofrem de Agorafobia sentem “medo de passar mal, ter ataques de pânico ou crises de ansiedade em locais como transportes públicos, aviões, navios, estacionamentos, shoppings, shows, cinemas, estádios de futebol”, entre outros locais, principalmente aqueles onde se concentram uma multidão de pessoas. O que acontece é uma espécie de insegurança que é desproporcional ao perigo que realmente pode acontecer.

5. Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

O TOC é um transtorno grave, diretamente ligado aos transtornos ansiosos e tem seu curso crônico, estando atualmente no grupo das 10 doenças mais incapacitantes, segundo a OMS, e é um tema que precisa ser abordado e difundido.

O transtorno obsessivo-compulsivo é caracterizado por pensamentos e medos irracionais (obsessões) que levam a comportamentos compulsivos. Essas obsessões podem se manifestar através de ideias, imagens ou pensamentos que acontecem de maneira repetitiva, gerando ansiedade e prejudicando a rotina de quem o enfrenta.

6. Estresse pós-traumático

Trata-se de um distúrbio caracterizado pela dificuldade em se recuperar depois de vivenciar um acontecimento assustador e aterrorizante. Por exemplo, a pessoa sofreu um assalto, acidente de trânsito, testemunhou um assassinato, perdeu alguém especial, entre outros que são caracterizados como um tipo de transtorno de ansiedade pós-traumático.

Tais transtornos podem ter duração ilimitada e a questão é que ao receber um estímulo externo ou interno (gatilho), a pessoa traz de volta memórias do trauma acompanhadas por intensas reações emocionais e físicas, apresentando sintomas como: falta de ar, taquicardia, sudorese, sensação de medo, contribuindo com que a crise de ansiedade se manifeste novamente.

O que fazer ao perceber os sintomas?

Quando os sintomas da Crise de ansiedade são percebidos é necessário procurar assistência médica ou terapêutica, já que a crise de ansiedade pode ser facilmente confundida com ataque cardíaco. Por isso, em hospitais é muito comum receber pacientes que acreditam estar em estado de emergência porque estão sentindo o peito doer, o coração bater mais forte, formigamento no corpo, entre outros.

O que fazer para controlar os sintomas?

Consulte um terapeuta para acompanhar sua evolução no domínio e controle da ansiedade. Hoje em dia existem centenas de práticas, mas sabemos que cada pessoa reage de maneira diferente a cada uma delas, portanto, não há garantia de que tal prática vá funcionar 100%, mas é possível identificar a que funciona melhor para você.

Diminuindo a crise de ansiedade

– Pratique atividades físicas diariamente;
– Pratique meditação por pelo menos 5 minutos ao dia;
– Faça caminhada diária de pelo menos 30 minutos;
– Pratique exercícios de respiração, o Pranayama
– Procure se manter organizado;
– Elimine as coisas que te distrai e mantenha foco no presente;
– Procure dar e receber afeto diariamente;
– Não acredite em todos os seus pensamentos e confie mais em você;
– Faça massagem regularmente para manter o corpo relaxado;
– Tome chás que mantenha você calmo;
– Dedique-se a estudar mais sobre si mesmo;
– Valorize seu momento de descanso;
– Procure dormir o suficiente para acordar se sentindo bem;
– Emita o sinal de gratidão assim que acordar;
– Pratique algo que pode fazer por alguém se sentir agradecido por você;
– Consulte um terapeuta nutricionista para adequar melhor sua alimentação;
– Procure fazer coisas que te façam se sentir bem;
– Seja mais otimista e acredite que você pode fazer a diferença neste mundo;
– Utilizar ferramentas da psicologia positiva a seu favor;
– Encontre seu real propósito de vida

Quando procurar um terapeuta?

O ideal é consultar um terapeuta e contratar um pacote de sessões que possibilite primeiro identificar seu tipo de temperamento e educar sua mente para ter domínio e controle de ataques de ansiedade. Também é necessário desenvolver qualidades que aumentem seu nível de confiança e bem-estar emocional para liberação diárias de hormônios da felicidade.

Você sabia que é possível você estar no controle da sua vida em todos os sentidos?

Em seguida irei apresentar alguns sintomas psicológicos que devem ser levados em consideração que chegou o momento que você precisa consultar os Terapeutas de Sorocaba SP ou Terapeutas do Brasil

– Preocupação excessiva;
– Compulsão alimentar;
– Dificuldade de concentração;
– Perda de memória de curto prazo;
– Pesadelos;
– Dificuldade na aprendizagem;
– Depressão;
– Dificuldade no trabalho;
– Despersonalização;
– Dificuldade nos relacionamentos;
– Variação de humor extrema;
– Vontade de chorar;
– Sentir que está sob pressão o tempo todo;
– Nervosismo;
– Hiperatividade;
– Pensamentos repetitivos;
– Angústia;
– Problemas com falar em público;
– Ficar muito assustado;
– Dificuldade em enfrentar mudanças;
– Inquietação;
– Dificuldade de relaxar;
– Dificuldade em conversar com familiares;
– Pensamentos ligados à doenças;
– Pensar em coisas ruins;
– Medo de morrer;
– Achar que está prestes a morrer;
– Medo de estar em público;
– Falta de libido;
– Medo constante;
– Dificuldade em lidar com situações adversas;
– Medos irracionais;
– Pensamentos obsessivos;
– Perfeccionismo mas de uma maneira extrema;
– Medo de falar em público;
– Medo de ser julgado;
– Fazer coisas repetidas;
– Paranóia;
– Tudo está normal, mas você tem a sensação de que algo ruim vai acontecer;
– Desequilíbrio dos pensamentos;
– Ver perigo em tudo.

Terapias em Sorocaba SP

Terapeutas holísticos e integrativos de Sorocaba SP oferecem diversos tipos de tratamentos que auxiliam desde a conscientização, administração e controle dos diversos tipos de crises de ansiedade e depressão.

Descubra o que cada tipo de terapia pode te ajudar. Terapias em Sorocaba SP

Central de Terapias Holísticas

Central de Terapias em Sorocaba SP

Acupuntura, Argiloterapia, Aromaterapia, Arteterapia, Auriculoterapia, Barras de access, Chakraterapia, Coaching, Cone hindu, Constelação familiar, Cristaloterapia, Cromoterapia, Drenagem linfática, Feng shui, Florais de bach, Hipnose, Massagem aromática, Massagem modeladora, Massagem relaxante, Meditação, Mesa radiônica, Musicoterapia, Numerologia, Ozonioterapia, Pranayama, Psicanálise, Quick massage, Radiestesia, Reflexologia, Reiki, Tarô Terapia, Terapia capilar, Yoga.

LOCALIZE TERAPEUTAS POR TERAPIA

Central de Terapias Integrativas

Terapias Integrativas SUS Sorocaba SP

Acupuntura, Antroposofia, Apiterapia, Aromaterapia, Arteterapia, Auriculoterapia, Ayurveda, Biodança, Bioenergética, Constelação familiar, Crenoterapia, Cromoterapia, Dança circular, Geoterapia, Fitoterapia, Hipnoterapia, Homeopatia, Imposição de mãos, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Ozonioterapia, Plantas medicinais, Quiropraxia, Reflexologia, Reiki, Shantala, Terapia comunitária, Terapia floral, Termalismo social e Yoga.

LOCALIZE TERAPEUTAS POR TERAPIA

Consulte sempre um terapeuta profissional

Deixe uma resposta