Tarot Terapêutico

Uma abordagem completa sobre o Tarot Terapêutico.

A psicanálise freudiana, baseia-se principalmente no discurso do paciente onde são identificados os desafios a serem trabalhados nas sessões pelo psicanalista. Realmente, durante a aplicação da metodologia da associação livre, ato falho, passando pela escuta crítica do terapeuta, é possível identificar as imagens que emergem do inconsciente, apontando os caminhos terapêuticos que vão ajudar a reconhecer, identificar e transformar os traumas e recalques ali contidos no sentido de dar ao paciente uma melhor qualidade de vida, livre dos sintomas que causam ansiedades, aflições e todas as patologias psíquicas.

Porém, no decorrer de seus estudos, Freud percebeu que a linguagem verbal não era a única forma de comunicação do inconsciente com o consciente. Além dos sonhos, existem outras possibilidades até mesmo mais confiáveis que a verbalização e, exatamente por não serem racionalizadas, manifestam-se através de posturas, olhares, maneiras de se vestir, andar, tonalidades de voz, desenhos com livres representações, etc. O conjunto de todas essas linguagens podem nos mostrar um caminho seguro para o inconsciente.

Mas há também outros recursos que podem ser utilizados, todos muito úteis e válidos quando se trata da difícil arte de identificar as imagens que emergem do inconsciente, possibilitando ao psicanalista oportunidades de decifrar suas mensagens. Dentre outros, a arteterapia e o tarot, podem ser grandes aliados nesse processo.

O que faz um psicólogo em Psicologia analítica

Carl G. Jung foi um dos primeiros a valorizar e estudar essas mensagens e utilizar os arquétipos como instrumento dessa percepção, não só do inconsciente individual como coletivo da humanidade.

Através de seus estudos, o Tarô se transforma de uma atividade lúdica muito em voga nas rodas aristocráticas da idade média, em um dos grandes espelhos do pensamento inconsciente. Cada uma de suas cartas tem por base uma importante imagem arquetípica cujo significado nem sempre é claro, mas vem carregada de mensagens não literais, que refletem o inconsciente de modo muito peculiar e que podem ser muito úteis em pacientes com resistência à verbalização.

Cada uma das cartas do Tarô é uma mensagem da mente universal a ser decifrada e, ao ser inserida no tratamento, pode ser também percebida como mensagem da mente individual. Mas como nossa mente inconsciente está divorciada do consciente e costuma ser por ele ignorada, essa mensagem se perde. Muitos psicanalistas estudiosos do assunto, chegaram à conclusão que as explanações arquetípicas do Tarô, trazem à tona imagens que, muitas vezes, respondem às nossas per­guntas mais profundas.

Pesquisando o pensamento junguiano podemos usar suas teorias sobre individuação, arquétipo, sincronicidade e imaginação ativa que analisa cada carta do

Tarô como uma represen­tação das diferentes etapas da jornada do indivíduo rumo à transformação­ e à integração de si mesmo.

Caminhando um pouco além da metodologia freudiana, mas sem sair da psicanálise, Jung e seus seguidores discorrem sobre o poder que a imagem tem para estimular a psique e traçam um roteiro rumo ao reino do inconsciente, decifrando seus segredos de forma profunda e clara, se tornando importantes ferramentas para os tratamentos psicanalíticos. Assim, sem ser místico, o Tarô utilizado de forma terapêutica tem como objetivo instruir o paciente a respeito do seu auto conhecimento.

O homem precisa de símbolos que o ajudem a se comunicar com os outros e consigo mesmo. Os próprios conteúdos inconsciente emergem em forma de arquétipos e imagens quase sempre decodificadas pelo Superego mas que não deixam de ser uma forma de comunicação. O psicanalista precisa ter condições para decifrar e interpretar essas imagens, trazendo emoções, sentimentos, impressões, trazendo alívio ao seu paciente às suas angústias.

Utilizando as imagens do Tarô de forma terapêutica proporcionamos um mergulho nas camadas mais profundas do inconsciente do paciente que pode acessar memórias de recalque, aos desejos ou atos não realizáveis ou proibidos, liberando traumas e medos, proporcionando uma melhor qualidade de vida. Assim, o Tarô psicológico revela o indivíduo para ele próprio, tem seu inconsciente revelado, possibilitando abrir-se para si e o mundo, assim como ao conhecimento universal.

Interpretações dos Arcanos Maiores

Podemos entender a viagem da alma humana através da análise das interpretações dos arcanos maiores do Tarô, como por exemplo:

A carta 00

– O LOUCO representa o ser humano no início da sua jornada pela vida. Totalmente despreocupado até mesmo irresponsável, sonhador e iludido, olhando para o horizonte e correndo riscos desnecessários. Mas sempre acompanhado por um anjo que o segue onde for, representado pelo cachorro.

A carta 01

– O MAGO representa a alma o início do seu caminho. Um ser poderoso que aprende a utilizar todos os 4 elementos da natureza em benefício próprio. Adquire uma sensação de poder ao conseguir transformar tudo o que lhe caia nas mãos e pode ir em frente e realizar todos os seus sonhos, sem preocupações.

A carta 02

– A SACERDOTISA representa o verdadeiro poder da intuição, do sonho, do equilíbrio entre sentimento e sabedoria, mente e coração auxiliando seu entendimento e sua jornada

A carta 03

– A IMPERATRIZ aqui, a alma descobre o poder do feminino gerador e cuidador da vida. Representa a mãe que tudo supre e tudo dá de si.

A carta 04

– O IMPERADOR representa o pai, a autoridade, liderança e disciplina para continuar a sua jornada.

A carta 05

– O PAPA a alma descobre o poder da religião, da comunicação com os outros e com Deus.

A carta 06

– OS ENAMORADOS nesse instante despertamos para nosso poder de fazer escolhas próprias ditadas pelo nosso coração.

A carta 07

– O CARRO a alma encontra seu poder de escolher seus próprios caminhos, assumindo as rédeas de sua própria vida.

A carta 08

– A JUSTIÇA aqui, aprende que todas as suas escolhas tem uma consequência e que ele terá que arcar com elas.

A carta 09

– O EREMITA nesse instante a alma entende a necessidade de olhar para dentro de si mesma, procurando a própria luz e suas respostas. Momento de isolamento e uma certa solidão.

A carta 10

– A RODA DA FORTUNA a alma já adquiriu conhecimentos para seguir em frente no seu caminho, mas ainda se sente presa a medos e precisa quebrar certos círculos viciosos que criou ao longo do caminho.

A carta 11

– A FORÇA momento de descoberta das próprias forças internas para prosseguir aprendendo e removendo possíveis obstáculos.

A carta 12

– O ENFORCADO representa uma necessidade de parada, de reavaliação de seu caminho, olhar as coisas de outro modo para possíveis correções

A carta 13

– A MORTE para prosseguir seu caminho de aprendizado, a alma precisa se desapegar de certas bagagens, para adquirir outras melhores e mais úteis. Para isso, algo precisa morrer para renascer mais forte e amadurecido.

A carta 14

– A TEMPERANÇA momento de reequilíbrio, de descanso para reavaliação de prioridades

A carta 15

– O DIABO indica a necessidade de libertar-se de coisas que o prendem ao mundo material e fazem com que sua jornada seja muito pesada.

A carta 16

– A TORRE momento de transformação necessária e inevitável de verdades ilusórias, substituição de atitudes e reavaliação de metas.

A carta 17

– A ESTRELA descanso merecido. Perdão e auto-perdão, momento de reequilíbrio entre razão e sentimentos conflituosos.

A carta 18

– A LUA representa a necessidade de analisar mais profundamente suas ilusões, traumas e angústias para finalmente conquistar a paz desejada.

A carta 19

– O SOL representa a luz para todos os seus conflitos internos trazidos à consciência, a vida, entusiasmo, confiança, força.

A carta 20

– O JULGAMENTO momento de libertação de todos os medos, renascimento para uma vida mais plena e feliz.

A carta 21

– O MUNDO finalmente a conquista da felicidade, equilíbrio entre a razão e emoção, feminino e masculino unidos a favor de uma vida plena.

Como vemos, as cartas do Tarô usadas de forma terapêutica podem auxiliar muito, não só no autoconhecimento, como também no momento em que nos encontramos em nossa vida, assim como auxiliar nosso paciente no mesmo processo, respeitando sempre sua interpretação das imagens contidas nas cartas que irão realmente trazer ao nível do consciente seus traumas e desejos recalcados no inconsciente, auxiliando a entender e ressignificar fatos ocorridos desde a sua infância até os dias atuais, prioridade de toda a ação psicanalítica.

Agendamentos e consultas online

1- Ver perfil profissional da Rosane Ruzzante
2- Contato direto via whatsapp
3- Ver todos meus artigos

Consulte sempre um terapeuta profissional

Deixe uma resposta