Shiatsu (significa pressão nos dedos), é uma massagem que consiste na aplicação da pressão dos dedos e das palmas das mãos sobre o corpo, afim de eliminar a fadiga, dores musculares e restabelecer a ordem saudável e natural do corpo.

Esse tratamento serve não só para aliviar dores, mas também para trazer ânimo, e liberar o fluxo de energia. Dentro do Shiatsu existe um princípio de meridianos, que são canais
dentro do corpo que guia as nossas energias para todo ele.

Por conta de alguns problemas dentro dos nosso corpo, esses canais podem vir a ser bloqueados, fazendo com que a energia fique acumulada nesses pontos, gerando um certo excesso. Causando assim dores musculares, dores nas articulações e nos nervos e até mesmo alguns problemas de ordem emocional.

Quando os pontos dos meridianos são pressionados, podem trazer um relaxamento instantâneo  pelo corpo. Existem 12 meridianos ao todo em nosso corpo que são: rins, fígado, coração, pulmões, mestre do coração/pericárdio/circulação-sexo, bexiga, estomago, vesícula, baço-pâncreas, intestino grosso e fino, triplo aquecedor.

E o Sistema auxiliar que são: Vaso-Concepção, na parte anterior do corpo e Vaso-Governador, na parte posterior do corpo.

Benefícios

• Alívio do estresse e da fadiga.

• Elimina dores musculares.

• Reequilibra energias do seu corpo.

• Auxilia na eficiência dos movimentos.

• Ajuda a melhorar a ansiedade e a depressão.

• Melhora na respiração.

• Suaviza dores nas articulações.

Como funciona o tratamento

O Shiatsu possuí diversas variações e adaptações, sendo que algumas delas vão perdendo suas técnicas de origem. Quando você for agendar para realizar o tratamento, verifique qual variação do Shiatsu o profissional trabalha, pois a técnica que ele for usar vai diferenciar no tratamento.

As principais variações são:

• Tradicional: A massagem tradicional é o Shiatsu mais forte, bem vigorosa, que faz bastante força. Com princípios ligado aos meridianos.

• Shiatsu dos pés: É uma massagem realizado com os pés, o profissional fica com os pés em cima do paciente e vai apertando pontos de pressão dos meridianos, não é tão precisa quanto a tradicional.

• Heisei shiatsu/Método Nishida: É uma massagem mais profunda, que possui as mesmas técnicas da tradicional, mas com o foco de fazer a sessão ser indolor, já que no tradicional pode acontecer do paciente ficar com pequenas dores no corpo.

• Zen shiatsu: Massagem realizada no chão, com técnica de movimento de alongamento do merediano, que possui bases de algumas posturas para realizar o procedimento, ainda mantem os pontos de base ligados aos meridianos.

• Ohashiatsu: é uma massagem realizada no chão, tem muito mais movimento do que pressão nos meridianos.

• Movement Shiatsu: Possui os princípios da massagem original, mas é bem mais leve e ligado a movimentação do corpo, sendo necessárias feedbacks constantes do paciente para melhor eficiência do tratamento, utiliza-se bastante o alongamento corporal.

Nenhuma dessas variações do Shiatsu utiliza de óleos ou instrumentos para a massagem. O tratamento é realizado com a utilização de roupa. Antes de iniciar a sessão, peça que o profissional explique quais pontos ele vai trabalhar no seu corpo seguindo os princípios do meridiano.

Existe outras variações do Shiatsu ligadas a parte espiritual, que utilizam até mesmo um pouco do reiki, mas esse tipo de tratamento não tem um foco tão grande
nas técnicas tradicionais do Shiatsu.

Quanto custa e quanto tempo dura

Uma sessão pode vir custar R$90,00 á R$530,00. Isso vai depender do profissional e da sua região.
E o tempo de duração pode ser entre 1 hora ou 30 minutos. Para melhores resultados pode ser feito uma sessão por mês.

Diretório de Terapeutas

CONSULTE PROFISSIONAIS TERAPEUTAS E PSICOTERAPEUTAS

O diretório Terapeutas PRO reúne profissionais terapeutas e psicoterapeutas de diversas áreas do conhecimento humano. Acesse o diretório, pesquise a área de interesse e consulte um profissional via whatsapp com apenas um clique. Fácil assim.

Terapias Holísticas

Deixe uma resposta