O que é Shantala?

Shantala é uma massagem de origem indiana. A técnica foi batizada com esse nome pelo obstetra francês Dr. Frederich Leboyer que, em uma viagem a trabalho para a Índia, observou uma mãe massagear o seu filho pequeno ao ar livre. Seu nome era Shantala, e ela ensinou ao médico os movimentos e o deixou registrar a técnica em imagens.

Shantala nada mais é do que uma aplicação de massagem em bebês podendo ser realizada por especialistas da área. Ela serve não só para ajudar a diminuir as tensões no corpo do bebe, mas também serve para ajudar a criança a desenvolver maior percepção do próprio corpo.

É recomendado ser feita logo no primeiro mês de nascimento, pois o neném precisa de um auxílio já que dentro útero da mãe tinha todas as suas necessidades atendidas, mas agora ele tem uma luz forte sobre ele, tem que aprender a sugar a alimentação, pois antes eram feitas diretamente do cordão umbilical, e nessa mudança da maneira como ele se alimenta pode trazer cólicas, dificuldades no sono além de dores esporádicas.

Quais são os benefícios da shantala?

• Aumento da conexão entre pais e filhos.
• Alívio de cólicas e dores intestinais no bebê.
• Aumento da consciência corporal do bebê.
• Melhora no sono.
• Contribui para o desenvolvimento dos órgãos no neném.
• Afloramento do instinto de toque.
• Aumento da produção dos hormônios de relaxamento.

Quais são as contra indicações da shantala?

A shantala não possui nenhuma contra indicação para nenéns saudáveis, mas não deve ser aplicada quando o bebe estiver dormindo, gripado ou tenha uma sensibilidade na
pele. Para mais dúvidas busque um especialista.

Como deve ser aplicado o shantala?

É fundamental que ao aplicar o shantala o cuidador da criança deve estar muito atento aos detalhes, a criança deve estar acordada e disposta, e que também não esteja com fome, deve notar se o ambiente está confortável para aplicação, fora utilizar óleos que o bebê possa comer, pois em algum momento a criança pode acabar ingerindo esse produto ao levar a mão ou o pézinho à boca.

A criança vai estar deitada numa superfície confortável, pode ser na cama, a pessoa que fará a massagem ficará de frente pra criança e iniciará o shantala tocando no rostinho com calma, para que dessa forma a criança se adapte aos poucos com o toque. No começo pode ser bem difícil, mas é necessário que tenha uma paciência, comece com pouco, como por exemplo quatro tipos de toques.

1 Toque- O primeiro toque será feito no rosto, não é necessário utilizar óleos nesse caso pois está lidando com uma parte delicada do corpo, o cuidador vai colocar as duas mãos no rosto e deslizar em direção ao queixo, e repetir os movimentos até que o bebê se sinta confortável com o toque, depois com os polegares deslizará suavemente os dedos nas sobrancelhas.

2 Toque – O segundo pode ser realizado no peitoral descoberto do bebê, aqui será necessário a utilização de óleo comestível nas mãos, coloque as duas mãos no peito, e suavemente deslize para a região das axilas, sempre buscando manter um contato visual com a criança.

3 Toque – O terceiro toque pode ser nos braços do bebe, passe mais um pouco de óleo em suas mãos e comece a tocar suavemente um dos braços, comece nos ombros e vá em direção a mão e os dedos, faça isso no outro braço, se a criança ficar muito agitada mostrando sinais de desconfortos intensos evite de tocar nessas regiões pelo menos por enquanto, até descobrir onde o bebê se sente confortável em ser tocado.

4 Toque – O quarto e último toque para aqueles que decidiram começar o shantala agora pode ser nas perninhas do bebe, será necessário mais uma vez a aplicação de óleos nas mãos, e os movimentos serão iguais aos que fez no braço, começando de cima para baixo uma perna de cada vez, repare em como o bebê se comporta com esses toques.

É uma técnica que leva tempo até que a criança se sinta muito confortável na aplicação, mas aos poucos a criança desenvolverá uma percepção maior do seu próprio corpo, essa técnica é necessária pois ajuda a contribuir para o bem estar da criança.

Assista ao vídeo da aula prática

A aplicação da massagem pode demorar até 20 minutinhos, com o tempo os pais vão conseguindo aplicar mais de doze tipos de toques na criança. Para que ela se acostume rapidamente faça isso com uma frequência de pelo menos quatro vezes na semana.

Agendamentos e consultas online

Em 4 passos:

1º – Escolher categoria (terapeutas holísticos, psicólogos, psicanalistas, coaches);
2º – Identificar o profissional que pode te auxiliar na resolução do problema;
3º – Acessar a página de perfil e conhecer os serviços oferecidos;
4º – Clique no botão “Fale agora pelo Whatsapp” para tirar suas dúvidas.

Terapias de A à Z

Tipos de terapias alternativas

Consulte sempre um terapeuta profissional