Tipos de acupuntura

Antes de apresentar os 9 tipos de acupuntura, é preciso saber é que a acupuntura foi regulamentada no Brasil e é reconhecida internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS). “Acupuntura é o conjunto de técnicas e terapias que consiste na estimulação de pontos específicos do corpo humano, mediante o uso de agulhas apropriadas, bem como a utilização de instrumentos e procedimentos próprios, com a finalidade de manter ou restabelecer o equilíbrio das funções físicas e mentais do corpo humano.”

Além da acupuntura tradicional ou acupuntura clássica que sabemos que ela faz o uso das agulhas para estimular pontos específicos do corpo, existem outros tipos de acupuntura mais utilizadas no Brasil que são indicadas para outras finalidades e tratamentos, conforme veremos a seguir os 9 tipos de acupuntura:

Acupressão

Nesta técnica é feita pressão dos dedos nos pontos de acupuntura, ou nas mãos e nos pés. O profissional da técnica de acupressão pressiona com força até o cliente sentir uma leve dor ou pontada, mantendo a pressão durante aproximadamente 1 minuto. Normalmente, este tipo de aplicação é recomendado para doenças leves, bebês e crianças.

Saiba mais

Acupuntura auricular

A acupuntura auricular, também conhecida como auriculoterapia, vem sendo usada para tratar doenças físicas e emocionais e pode ser realizada com ou sem agulhas. O tratamento é feito através da estimulação de pontos energéticos da orelha. Para os acupunturistas, a orelha possui mais de 100 pontos que refletem o funcionamento pleno dos órgãos e a estimulação dessas zonas melhoraram e promovem o equilíbrio do corpo energético.

Saiba mais

Acupuntura clássica

A acupuntura clássica consiste na estimulação de pontos anatômicos relacionados a diversos órgãos e sistemas do organismo. Essa técnica utiliza a aplicação de agulhas finas, em diferentes profundidades na pele, para estimular os pontos e melhorar o fluxo de energia do organismo. A acupuntura tradicional oferece vários benefícios à saúde, é reconhecida mundialmente e regulamentada no Brasil como profissão.

Saiba mais

Craniopuntura

A craniopuntura é uma técnica que trata diversas doenças e problemas de saúde por meio de agulhas colocadas somente na região da cabeça. Utilizada há meio século, ela trabalha a inserção de agulhas no crânio e, segundo seus defensores, apresenta ótimos resultados no alívio da dor crônica, tratamento de danos neurológicos decorrentes de acidentes vasculares cerebrais, doenças neurodegenerativas, hipertensão e até transtornos psicossomáticos.

Saiba mais

Eletroacupuntura

Eletroacupuntura é bastante semelhante à acupuntura tradicional, em que os mesmos pontos são estimulados durante o tratamento. A questão é que os estímulos são feitos por impulsos elétricos. É mais indicado para se obter analgesia em nível cirúrgico, patologias encefálicas ou no tratamento de dores agudas, como hérnia de disco por exemplo.

Saiba mais

Laser acupuntura

A laser acupuntura ou acupuntura a laser é uma terapia que segue os mesmos princípios da acupuntura clássica, isto é, estimular os pontos de acupuntura, porém, na laser acupuntura, os pontos são estimulados por meio de laser de baixa intensidade. Alguns profissionais também fazem aplicação de estímulos manuais (acupressão), aplicações de imãs, entre outros.

Saiba mais

Moxabustão

A aplicação do moxabustão é feita por meio da aplicação de calor (combustão) na pele, sendo usado um bastão preenchido de plantas medicinais, como a artemísia. A artemísia, conhecida popularmente como erva-de-são-joão, geralmente é usada para tratar infecções urinárias, cólicas menstruais e depressão.Promove o aumento da circulação vital (Qi) para tratar doenças de origem “vazia”.

Saiba mais

Sono acupuntura

A sono acupuntura é feita através de ondas sonoras com uma frequência acima de 400Hz nos pontos de acupuntura para emitir vibrações e estimular em diferentes zonas corporais. Segundo o dr. Rocha, esses estímulos favorecem a secreção de uma série de hormônios que contribuem para uma melhora do estado geral de saúde como um todo.

Saiba mais

Ventosa ou cupping

Ventosa ou cupping é a aplicação de uma pressão negativa nos pontos de acupuntura, com sangria ou não, a fim de liberar a circulação do Qi e do Xue (sangue). A pressão pode ser feita utilizando objetos como jarras e xícaras aquecidas sob a pele para gerar sucção. Essa técnica é muito utilizada por praticantes de atividades físicas que desejam buscar melhor performance e aliviar dores.

Saiba mais

Terapeutas PRO

Terapeuta online

CONSULTE PROFISSIONAIS TERAPEUTAS E PSICOTERAPEUTAS

O diretório Terapeutas PRO reúne profissionais terapeutas e psicoterapeutas de diversas áreas do conhecimento humano. Acesse o diretório, pesquise a área de interesse e consulte um profissional via whatsapp com apenas um clique. Fácil assim.

Terapias Holísticas

Consulte sempre um terapeuta profissional