O que são plantas medicinais?

As plantas medicinais são usadas há milênios por diversos povos ao longo da história da humanidade, e tem um papel importante na vida dos animais e dos seres humanos, especialmente porque os seres humanos são feitos de elementos da natureza.

Também conhecida como fitoterapia essa técnica é um método natural para tratar a nossa saúde com folhas e ervas caseiras, para o chineses que estudam essa ciência a muitos anos, afirmam que para cada problema presente no corpo é necessário um horário específico para consumir determinadas ervas, pois através desses horários, o corpo estaria com maior fluxo de energia naquela determinada região.

No Brasil a permissão dessa prática é bem recente , só foi aprovada para ser utilizada em tratamentos médicos no dia 22 de junho de 2006 com decreto n 5.813. Apesar disso
não é de hoje que desde pequenos muitos brasileiros já consumiram chá de plantas medicinais para poder tratar doenças, muitas pessoas preferem consumir ervas medicinais
para dores superficiais pelo simples fato de quase não possuírem efeitos colaterais.

Pode ajudar no tratamento de problemas como resfriados, estresse, fadiga, dores, gripes, insônia, dores musculares, problemas na bexiga, ansiedade, entre outros.

Benefícios das plantas medicinais

• Alivia o estresse, diminui as ansiedades.
• Contribui para o equilíbrio do corpo.
• Pode ser obtida mais facilmente.
• Tem menos efeitos colaterais.
• Mais barato e natural.
• Consumo natural.

Cuidados ao consumir plantas medicinais

Apesar de ser um estudo sério, existe muita desinformação ao que se refere a essas ervas, portanto sempre peça uma segunda opinião ou pesquise mais a fundo na internet,
para conseguir descobrir se aquela planta vai mesmo ajudar a combater aquele determinado problema.

Fora que é muito importante sempre lavá-las, dê preferências a plantas novas e não as armazene por muito tempo. Tome muito cuidado com a mistura de ervas, só faça isso
caso tenha uma recomendação médica.

Conheça algumas plantas e suas propriedades

• Alecrim: Para consumo interno ajuda a combater gripes, ajuda a reduzir o estresse, melhora na memória, é boa para articulações. Evite o consumo exagerado pois pode causar problemas gastrointestinais.

• Babosa/Aloe vera: Para uso externo ajudam a hidratar peles e cabelos, ajuda a combater rugas, auxilia na produção do colágeno, excelentes para queimaduras.

• Bistorta: São utilizadas para fazer medicamentos, são boas para dores de garganta e digestão principalmente diarreia. Mulheres no período de gravidez devem evitar o uso.

• Camomila: O chá da camomila melhora o sono, combate a ansiedade, fortalece o sistema imunológico, ajuda a aliviar dores como cólicas menstruais, ajuda a reduzir o inchaço. Não consumir em excesso.

• Carvalho: O chá de carvalho ajuda a combater diabetes, anemia, possui propriedades anti inflamatórias, é eficaz contra estomatite e tem efeito cicatrizante.

• Cebolinha: Para consumo externo é boa para prevenção de defeitos congênitos, ajuda fortalecer no sistema imunológico, é boa para o coração. Contra indicado para casos de gastrite sensíveis a aliáceas.

• Folhas de louro: Para consumo interno ajuda diminuir a fadiga, reduzir a ansiedades, ajuda na digestão, ameniza o colesterol.

• Gengibre: Para consumo interno, chá de gengibre ajuda a controlar a pressão arterial, melhora na náusea e vômitos, auxilia na perda de peso, ajuda a combater a azia.

• Ginkgo biloba: Em forma de medicamento ajuda a regular a pressão arterial, ajuda no desenvolvimento do cérebro evitando perda de memórias, protege a visão, ajuda na melhora da libido. As pessoas que devem evitar o consumo são: grávidas, crianças, pessoas com hemorragia.

• Hibisco: O chá de hibisco ajuda a baixar a pressão arterial, ajuda no controle suave do colesterol, ajuda a emagrecer perdendo gorduras nos quadris e abdômen. Evitar consumo no caso de gravidez, pessoas que possuem pressão alta e baixa.

• Hortelã: Consumo interno como forma de chá ajuda a aliviar o mau cheiro de odores internos, alivia náuseas e dores musculares, ajuda a reduzir o estresse, alivia coceira na garganta, melhora a saúde dos olhos.

• Taioba: Ao serem cozidas ou refogadas podem melhorar no fluxo intestinal, evitar osteoporose e anemia e agir como anti-intioxicante. Evitar consumo cru.

Agendamentos e consultas online

Em 4 passos:

1º – Escolher categoria (terapeutas holísticos, psicólogos, psicanalistas, coaches);
2º – Identificar o profissional que pode te auxiliar na resolução do problema;
3º – Acessar a página de perfil e conhecer os serviços oferecidos;
4º – Clique no botão “Fale agora pelo Whatsapp” para tirar suas dúvidas.

Terapias de A à Z

Tipos de terapias alternativas

Consulte sempre um terapeuta profissional