O que é pilates?

O método Pilates foi idealizado por Joseph Pilates e é considerado terapia por vários profissionais da saúde. Tem por objetivo o controle dos músculos do corpo.

Além disso, pilates pode ser utilizado para reabilitação física, pois muitas vezes quem trabalha com pilates são pessoas formadas em fisioterapia, ou educação física, ou seja já tem um conhecimento prévio de quais músculos podem ser trabalhados de uma forma que não cause dano ou prejudique a sua saúde.

Não possui uma restrição de idade, pode ser praticada por crianças, jovens, adultos e até mesmo por pessoas idosas.

Pilates nada mais é um compilado de exercícios, que podem ser realizados com equipamentos ou individualizados, esses exercícios não tem como por objetivo fortalecer o músculo ou perder peso, pois o pilates trabalha de maneira mais suave, a fim de ajudar a melhorar da mobilidade do corpo, trazer mais equilíbrio, melhora na postura e tonificar os músculos.

É indicado para maioria dos casos, principalmente se for para pessoas com problemas nas articulações, dores corporais, má postura, lesões após atividades físicas, coluna
travada, problemas ou dificuldades de coordenação motora, entre outros.

Benefícios do pilates

• Aumenta a concentração.
• Tonifica a musculatura.
• Aumento da resistência física e mental.
• Melhora a coordenação motora.
• Ajuda a corrigir problemas de postura.
• Alivia dores musculares.
• Ajuda a facilitar a sua locomoção.
• Contribui para ter maior equilíbrio.
• Aumenta a circulação corporal.
• Contribui para melhora da sensibilidade sexual.
• Aumenta o tônus muscular.
• Prevenção de problemas na lombar.

Contra indicações do pilates

Apesar do pilates ser muito indicado para maioria dos casos, é importante se atentar para algumas situações como por exemplo: não é indicado para pessoas que possuem veias varicosas e trombos, lesões abertas ou recentes, processos inflamatórios, presença de infecções, ou para pessoas que passaram por processos cirúrgicos recentes como é o caso para pessoas que fizeram cirurgia de mamoplastia de aumento. Grávidas podem fazer, desde que combinadas com exercícios mais leves.

Como funciona uma sessão de pilates?

Ao marcarmos uma primeira consulta com um especialista, o profissional fará algumas perguntinhas para entender quais são os principais problemas que afligem o corpo do seu paciente, a fim de poder adaptar os exercícios de uma forma que não prejudique a saúde fora estar testando o corpo para ver o que ele suporta e o que não suporta.

Os exercícios podem ser realizados em grupos ou individualizados, vai depender de como o terapeuta trabalha, geralmente os exercícios individualizados são para pessoas com certos problemas de saúde ou em casos especiais.

O cliente vai usar uma roupa confortável que não limite a sua locomoção, e fará alguns exercícios que ajudam na resistência do corpo e na precisão. Com o auxílio de equipamentos como bola suíça, reformer, faixa elástica, magic circle, rolo de espuma, bosu, entre outros.

Caso sinta dores intensas ou incômodos muito fortes, avise ao profissional para suspender a prática daquele exercício naquele momento.

Quanto tempo dura e quanto custa?

Uma sessão de pilates varia entre 50 a 60 minutos, podendo ser realizado duas vezes na semana, a quantidade de sessões necessárias vai depender das necessidades e objetivos do paciente, no geral, entre 8 a 10 sessões é o suficiente para ajudar a corrigir a postura. O preço pode variar bastante pois vai depender do especialista e da região ficando entre R$ 60,00 chegando até R$ 160,00 por sessão.

Agendamentos e consultas online

Em 4 passos:

1º – Escolher categoria (terapeutas holísticos, psicólogos, psicanalistas, coaches);
2º – Identificar o profissional que pode te auxiliar na resolução do problema;
3º – Acessar a página de perfil e conhecer os serviços oferecidos;
4º – Clique no botão “Fale agora pelo Whatsapp” para tirar suas dúvidas.

Terapias de A à Z

Tipos de terapias alternativas

Consulte sempre um terapeuta profissional