O que é naturopatia?

Naturopatia é uma forma de medicina alternativa que cuida da saúde por meio de recursos naturais. Seu método, embora não tenha apoio ou fundamentos científicos, tem se popularizado cada vez mais. Ela usa uma combinação de tratamentos, como acupuntura, plantas, hidroterapia, nutrição, florais entre outros.

A ideia por trás do tratamento é que o corpo é capaz de curar a si próprio através de força vital que orienta internamente os processos corporais. Praticamente a maioria dos artigos escritos nesse site são classificados como naturopatia.

Os tratamentos podem incluir diversas técnicas e bases diferentes, porém todo tratamento naturopata não é nenhum substituto a medicina, os especialistas em naturopatia não podem fazer cirurgias, ou indicar medicamentos como os profissionais formados na área da medicina.

Algumas técnicas tratam de coisas muito específicas como a acupuntura que tem como foco trazer um equilíbrio energético ajudando a causar relaxamento corporal através
de algumas agulhadas em regiões pontuais do corpo.

Aromaterapia já é diferente tem o foco em ajudar a tratar problemas emocionais, como ansiedade, medo, problemas de confiança, entre outros, o aromaterapia pode também servir como um tratamento complementar para problemas físicos.

Tem até mesmo tratamentos que só lidam com o campo energético como por exemplo o reiki, e as mãos de luz. Cada tratamento tem o seu objetivo específico.

Quais são os benefícios ao fazer tratamento através da naturopatia?

• Menos efeitos colaterais: a naturopatia tem como objetivo trazer a melhora da saúde através de métodos naturais, seja se alimentando de forma adequada para cada tipo específico de corpo, praticando exercícios para estimular todo o corpo, ou até mesmo usando produtos naturais como ervas ou até mesmo raízes.

• Contribui para redução de estresse: a maioria dos tratamentos que estão dentro da naturopatia ajudam a reduzir o estresse pois suas técnicas em sua maioria incluem
um relaxamento físico, seja com técnicas de massagem, ou até mesmo equilíbrios energéticos.

• Mais barato: grande parte dos tratamentos são bem baratos, e até alguns podem ser realizados gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (SUS).

• Apoio alternativo: tratamentos holísticos ajudam a dar esperança para pessoas que tem problemas de saúde graves, é uma forma de fazer com que as pessoas consigam ter mais apoio não só no tratamento convencional (médico) mas em um outro tipo de tratamento, que podem ajudar a lidar com esses tais problemas de saúde.

• Contribuição estética: alguns tratamentos da naturopatia incluem questões estéticas, é o caso de tratamentos como bambuterapia, alimentoterapia, gua sha, entre outros, são utilizadas técnicas ou produtos naturais que ajudam a trazer mais colágeno para pele, reduzir celulite, tirar excesso de líquidos no corpo, aumentar a circulação
sanguínea.

• Prevenção de enfermidades: alguns tratamentos ajudam a estimular o sistema imunológico do corpo como é o caso da apiterapia, e através de algumas técnicas podem
ajudar a fortalecer o corpo evitando possíveis doenças, seja por falta de exercícios, acúmulo de emoções negativas ou até mesmo por uma má alimentação.

• Auto cura: grande parte dos tratamentos naturopatas tem como objetivo também educar e incentivar os pacientes a buscarem a melhora da saúde no sentido espiritual e energético, sem empurrar religião ou práticas religiosas. Apenas aprender que o próprio corpo consegue se curar.

Quais são os riscos da naturopatia?

Alguns tratamentos dentro da naturopatia tem suas contra indicações, pois seus métodos muitas vezes podem ser dolorosos como por exemplo uma pessoa que tem inflamação  na pele (dermatite) jamais deve fazer um tratamento de gua-sha ou ventosaterapia, pois a pele está sensível e poderá agravar o problema, apiterapia outro exemplo não é indicado para pessoas que tem alergia a abelhas, pois seus tratamentos incluem picadas de ferrões e até produtos derivadas de abelhas. Então para cada tratamento vai ter uma contra indicação muito específica.

Mas o maior risco da naturopatia é largar o tratamento médico (convencional) para apenas fazer tratamentos holísticos, não é esse o objetivo da naturopatia, o que os especialistas devem sempre lembrar que é um tratamento complementar, o que ajuda a potencializar os tratamentos médicos.

Outros riscos que pode acontecer durante tratamentos dentro da naturopatia é a falta de comunicação e esclarecimento entre o paciente e o profissional, portanto é sempre importante que o cliente sempre esclareça quais são seus objetivos no tratamento, suas alergias (quando se tratar de consumo de algum produto), seus problemas de saúde, e até alguns casos mostrar seus exames, pois aquele tratamento pode não ser mais indicado para o caso específico do paciente.

E também é importante um esclarecimento do próprio especialista, é necessário que fale quais são seus métodos, os seus objetivos, como ele em questão trabalha, o que o tratamento faz e o que o tratamento não faz!

Como é os tratamentos através da naturopatia?

Ao iniciar um tratamento da naturopatia (ou terapia holística), sabia que o seu primeiro contato com um especialista é esclarecer algumas questões, como objetivos do tratamento, quais são os problemas a serem trabalhados, quanto tempo vai demorar o tratamento, quantas sessões serão necessárias para o caso específico do paciente, o que ele pode ou não consumir. As perguntas podem variar um pouco de acordo com as técnicas específicas escolhidas como forma de tratamento.

O importante é que se sentir algum desconforto, se alguma técnica específica acabar gerando mal estar, o paciente deve avisar o especialista para suspender aquela técnica ou até mesmo a sessão.

Quanto custa e quanto dura as sessões de naturopatia?

Tudo vai depender do tipo de tratamento que o cliente escolher, não existe um preço específico ou um tempo específico para os tratamentos de naturopatia, pois não possui uma regulamentação que o limite nesse sentido, existem sessões que vão sair mais baratas outras que vão sair mais caras, exatamente como o tempo de cada uma.

É importante frisar que a maioria dos métodos de tratamento complementar não tem uma melhora instantânea, em grande parte pode ser necessário sim duas ou quatro sessões, para que apareçam efeitos grandes de melhoras. Outra coisa que é super importante é sempre estar de olho na certificação do especialista, para saber qual a sua formação, onde se formou e se é capacitado para te atender.

Agendamentos e consultas online

Em 4 passos:

1º – Escolher categoria (terapeutas holísticos, psicólogos, psicanalistas, coaches);
2º – Identificar o profissional que pode te auxiliar na resolução do problema;
3º – Acessar a página de perfil e conhecer os serviços oferecidos;
4º – Clique no botão “Fale agora pelo Whatsapp” para tirar suas dúvidas.

Terapias de A à Z

Tipos de terapias alternativas

Consulte sempre um terapeuta profissional