O que é mioterapia ?

A mioterapia é um método de terapia manual que promove a diminuição da tensão e dor muscular, auxiliando na correção da postura, conforto corporal, diminuição do estresse e na otimização da performance atlética. Esse método é realizado através de massagem e de conhecimentos quiropráticos, o especialista trabalha com os tecidos fáscia do corpo.

Fáscia em resumo é um tecido espesso e pouco elástico que envolve e encapsula os músculos, ele está distribuído por todo o corpo e sua função é suavizar o atrito, entre
os músculos e os órgãos internos e a camada interna da pele.

Dores crônicas, má postura, sedentarismo, ou exercícios radicais, exigem muito desse tecido, por isso acaba gerando pontos gatilho que causam dores locais, como Trigger Points que são aquelas dores que espalham no músculo para todo o corpo, e a mais suave Tender Points que são aquelas dores locais.

Esses problemas podem acontecer com qualquer um, principalmente se tiver uma rotina agita, sentar com uma má postura, dormir de forma desconfortável, ou até mesmo
praticando exercícios mais intensos, para evitar que isso aconteça é necessário estar constantemente atento, corrigir a postura, não ficar muito tempo sentado sem alongar o corpo, mudar a postura que dorme na cama, e não exigir muito do próprio corpo quando se trata de exercícios mais puxados.

Esse tratamento é indicado para casos de: pessoas com má postura, membros travados, dores constantes nos membros do corpo, atletas, estresse, inatividade.

Mioterapia e seus benefícios

• Ajuda a tirar os “nós” no tecido fáscia e nos músculos.
• Alivia tensões acumuladas no corpo.
• Contribui para circulação sanguínea e linfática.
• Ajuda a reduzir a retenção de líquidos no corpo.
• Contribui para o bem estar.
• Ajuda a preparar o corpo para novos exercícios.
• Relaxa o corpo.
• Contribui para correção de má postura.

Contra indicação

A mioterapia é um tratamento que envolve massagem, mas é importante ressaltar que as técnicas utilizadas podem ser vigorosas, o que para pessoas com certos problemas não é indicado, pois pode acabar prejudicando a saúde. É contra indicado em casos de: infecções, gravidez, hematomas graves, pessoas que acabaram de sair do pós operatório, hipersensibilidade, doenças de pele, inflamação nas veias, queimaduras, osteoporose severa, pessoas com problemas circulatórios, pressão alta.

Como é realizado o Tratamento de mioterapia?

Ao marcar uma consulta com um mioterapeuta, o profissional e o paciente terão uma conversa inicial para entender quais são os pontos de maior tensões, e quais são as possíveis causas para esses problemas, pois dessa forma o terapeuta vai conseguir identificar se esse tratamento é indicado para o seu caso ou não.

O paciente vai deitar em uma maca, e não é obrigatório a retirada de roupa, por isso é sempre importante que quando quiser realizar uma sessão de mioterapia deve sempre
utilizar roupas com tecidos leves para caso não queira se despir, pois dessa forma o tecido não vai incomodar na realização do procedimento.

O profissional vai começar então o tratamento nos pontos de maior tensão, farão movimentos de pressão, deslizamento, fricção e percussão, poderão ser utilizados
algumas ferramentas de massagem para contribuir na aplicação das técnicas, mas também podem ser utilizados só membros do corpo como; dedos, mãos e os cotovelos.

O especialista fará pressão e alongará os músculos, caso esteja em um ritmo e uma pressão não muito agradável deve alertar o profissional para diminuir o ritmo ou suspender
aquela região.

Quanto custa e quanto tempo dura?

O preço de uma sessão de mioterapia é muito variado, pois vai depender muito do especialista e da região em média varia entre R$ 30,00 chegando até R$ 200,00 por sessão. O tempo também pode variar de acordo com o paciente ficando entre 20 até 50 minutos.

A quantidade necessárias de sessões vai depender da gravidade do problema e da sensação de relaxamento, é natural que saia da primeira sessão com alívio e quase sem nenhuma dor.

Agendamentos e consultas online

Siga os 4 passos:

1- Pesquise pelo problema (ex: ansiedade) ou pelo tipo de terapia (ex: acupuntura);
2- Escolha o terapeuta que pode te auxiliar na resolução do problema;
3- Verifique na página de perfil quais serviços ele oferece;
4- Clique no botão agendar consulta ou receba atendimento imediato clicando no ícone whatsAPP.

Terapias de A à Z

Tipos de terapias alternativas

Consulte sempre um terapeuta profissional