Marmaterapia

Marmaterapia ou Marma é uma palavra de origem sânscrita cujo significado é escondido ou secreto. Os pontos marmas são pontos localizados no corpo físico e não no corpo sutil (os chakras) ou duplo etérico. É dos chakras ou do corpo sutil que os pontos marmas recebem a energia do corpo vital. Contudo, os pontos marmas estão conectados aos músculos, as veias, as artérias, os tendões, os ossos e as articulações, gerando a conexão entre tecidos e fluídos, bem como, promovendo o fluxo de energia vital ou dos chakras no corpo físico.

Através de estímulos em pequenos pontos específicos do corpo (pontos marma), o terapeuta consegue liberar o fluxo de energia vital (prana) no corpo humano e proporcionar bem-estar e equilíbrio de forma integral, entre físico, vital, emocional e mental.

Origem do termo marma

Sua origem é milenar e perdeu-se na noite dos tempos, já que esses pontos são apoiados na medicina védica, formando a base de estudos apresentados no Ayurveda. Segundo a tradição, foram identificados 107 pontos de captação de prana no corpo físico humano. Trata-se de uma espécie de – se assemelha à “acupuntura chinesa”, mas a aplicação prática é feita com os dedos e palmas da mão porque o objetivo é estimular o fluxo de energia ou abrir ou canais físicos para receber Prana.

Na índia, é muito comum ver médicos terapeutas estimulando esses pontos em pessoas e em animais. No documentário Ayurveda – El Arte de Vivir, é possível ver um médico ayurvédico fazendo uma cabra adormecer após pressionar um ponto marma e, no ser humano, determinados pontos eram pressionados para anestesiar o corpo antes de cirurgias. Este conhecimento é aplicado também nas artes marciais com objetivo de neutralizar o oponente.

Pontos Marmas e os Chakras

É muito comum encontrar artigos em blog que fazem uma associação dos pontos marmas com os chakras, mas conforme apresentado no mapa dos pontos apresentados a seguir, vimos que no mapeamento não é descrito o nome de nenhum dos sete chakras principais e, ainda assim, encontramos aqueles que associam os pontos marmas do corpo com o nome dos chakras. Errado!

Marmaterapia Pontos Marma

Sabemos que os sete chakras são pontos energéticos que estão localizados no corpo vital ou duplo etérico. Segundo a doutrina hindu, neste corpo existe uma rede vital com milhares de centros de energias e nadis. Observando o mapa acima não encontramos o nome de nenhum chakra…

Os pontos marmas localizados na mesma região dos chakras são pontos relacionados ao corpo físico e não aos centros de energia vital. O que você precisa entender e deve pesquisar mais nas fontes certas, é que os sete principais chakras são responsáveis pela captação e distribuição energética “de prana” nos 107 pontos marma. Os sete pontos marmas localizados na mesma região dos chakras tem funções e objetivos diferentes das funções e finalidades dos chakras…

Massagem marmaterapia

Muitos massagistas que tem conhecimento sobre os pontos marmas fazem uso da massagem indiana ou Ayurvédica para estimular todo corpo físico: os músculos, as veias, as artérias, os tendões, os ossos e as articulações, com objetivo de promover ao corpo físico todo fluxo de energia vital que provém corpo vital e até do bom funcionamento do prana que também circula no sangue.

Quando estimular os pontos marmas?

Sabemos que o bloqueio nos pontos marmas (marmaterapia) são responsáveis pelo bloqueio do fluxo de energia vital. Assim, quando começamos a sentir dores físicas, isso significa que os pontos marmas estão bloqueados e precisam ser estimulados para normalizar o fluxo de energia entre o físico e o vital…

Portanto, uma pancada, uma batida, pode proporcionar dores físicas e promover o bloqueio energético do prana no corpo. Caso esteja sentindo qualquer desconforto no corpo físico, isto significa que seu corpo está entrando em estado de desarmonia com os corpos de natureza sutil, podendo então agravar não apenas desconfortos físicos, mas vital, emocional, mental e espiritual (perde-se o acesso a fonte do plano espiritual).

Para harmonizar estes pontos é recomenda uma massagista que tenha conhecimento em Ayurveda, já que a massagem executada por eles, especialmente por aqueles que conhecem os pontos marmas, tem por objetivo de trabalhar toda estrutura corpórea para voltar a receber o bom fluxo de energia, bem como, promover saúde física, vital, emocional e mental…

Através da estimulação dos pontos marmas é possível ativar e desativar memórias dolorosas que escondidas na mente inconsciente causam traumas e desarmonias emocionais, como síndrome do pânico, fobias, ansiedade, depressão, melancolia e baixa da autoestima e stress em modo geral. Afinal, se mexer no físico, irá mexer no vital, emocional e mental. Com a harmonização de todos esses, seu acesso ao mundo espiritual estará mais favorecido…

Alguns benefícios da massagem marmaterapia

– Alívio de dores locais
– Auxílio direto na remoção de toxinas
– Relaxamento Imediato
– Previne o envelhecimento dos tecidos
– Atua reequilibrando o sistema imunológico
– Previne e trata distúrbios do sono
– Atua no reequilíbrio do sistema digestivo e na manutenção do Agni
– Promove o fluxo de prana em todo corpo
– Melhora o funcionamento dos sistemas
– Entre outros

Agendamentos e consultas online

Em 4 passos:

1º – Escolher categoria (terapeutas holísticos, psicólogos, psicanalistas, coaches);
2º – Identificar o profissional que pode te auxiliar na resolução do problema;
3º – Acessar a página de perfil e conhecer os serviços oferecidos;
4º – Clique no botão “Fale agora pelo Whatsapp” para tirar suas dúvidas.

Terapias de A à Z

Tipos de terapias alternativas

Consulte sempre um terapeuta profissional

Deixe uma resposta