Lei de Causa e Efeito

Lei de causa e efeito é um dos princípios fundamentais do Hermetismo e nesta oportunidade chamo sua atenção para entender que nós somos o protagonista da nossa sua história e, podemos criar, elaborar ou modificar os resultados existentes de quaisquer situações.

Foi Hermes Trismegisto, conhecido como “três vezes o grande” e considerado Deus entre os Egípcios, Gregos e Romanos que observou algumas das Leis naturais do universo, as quais ficaram conhecidas como Princípios herméticos.

Tomamos conhecimentos desses princípios através do livro intitulado Cabailion. Ele foi escrito por três iniciados do hermetismo no início do século XX, em 1908, onde reuniram uma série trechos dos escritos herméticos, como a Tábua de Esmeralda, entre outros.

O livro aborda as sete principais leis do universo o as quais regem tudo e a todos. Sabemos que a palavra Caibalion vem da mesma raiz que a palavra Cabala, que em hebraico significa “recepção”.

Bem, o livro descreve as seguintes leis herméticas:

– Lei do Mentalismo: “O Todo é Mente; o Universo é mental”.
– Lei da Correspondência: “O que está em cima é como o que está embaixo. O que está dentro é como o que está fora”.
– Lei da Vibração: “Nada está parado, tudo se move, tudo vibra”.
– Lei da Polaridade: “Tudo é duplo, tudo tem dois pólos, tudo tem o seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa. Os extremos se tocam. Todas as verdades são meias-verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliáveis”.
– Lei do Ritmo: “Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, o ritmo é a compensação”.
– Lei de Causa e Efeito: “Toda causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa, existem muitos planos de causalidade mas nada escapa à Lei”.
– Lei do Gênero: “O Gênero está em tudo: tudo tem seus princípios Masculino e Feminino, o gênero manifesta-se em todos os planos da criação”.

Meus comentários neste vídeo será sobre a Lei de Causa e Efeito:

Lei de Causa e Efeito diz que: “Toda causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa, existem muitos planos de causalidade, mas nada escapa à Lei”.

No processo da evolução da natureza humana, o que evoluí é a alma e é através dos nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos (Matriz PSC) que promovemos o sucesso ou o fracasso de nossas vidas. Nós somos o único responsável por nossos resultados pessoais…

Como o princípio diz que não existe “efeito sem causa”, devemos entender que nada acontece por acaso, porque toda causa acontece primeiro na mente e o resultado é o efeito de nossas ações. Se você não tem dinheiro, este é o efeito de pensamentos, sentimentos e ações passadas. Se você não tem saúde, este é o efeito de …

Para mudar um resultado insatisfatório é preciso mudar primeiro o pensamento, vejamos um esquema resumido:

1- Identifique aquilo com que não está satisfeito “em qualquer área da sua vida”;
2- Através do pensamento faça uma reflexão e uma nova escolha;
3- Analise como esta se sentindo em relação à nova escolha;
4- Se estiver se sentindo bem, prossiga com a elaboração de um plano de ação;
5- Fique atento aos novos resultados que serão provenientes das ações tomadas;

Com base no entendimento da Lei de Causa e Efeito você é o cocriador do seu mundo, portanto, você poder ser, fazer e ter quaisquer resultados. No0 final, a lei de causa foi ensinada em várias épocas da historio, inclusive nas considerações de Jesus, o Cristo que, diz:

“Aquilo que plantar irá colher”, “Com o ferro que fere será ferido”, “Dá mesma forma que medir será medido”, “Aquilo que der é aquilo que recebe”, etc.

Entre os hindus, conhecemos a “Lei de Causa e Efeito” como a “Lei do Karma” que diz que toda ação tem um resultado, enfim, esta lei respeita os princípios naturais e foi ensinada também por Isac Newton como A terceira lei que diz que toda ação corresponde a uma reação de igual intensidade, mas que atua no sentido oposto.

E mestre Cristo ainda disse:

“Ame a teu próximo como a ti mesmo e não faça aos outros o que não quer que eles lhe façam”.

Parabéns por estudar este vídeo porque você começa ter mais consciência de que você pode ter resultados mais favoráveis, especialmente, quando entender e praticar cada vez mais a matriz PSC.