O que é hidroterapia?

A Hidroterapia, também conhecida como fisioterapia aquática ou aquaterapia, é uma forma de tratamento natural feito através da água. Seus benefícios são diversos, entre eles, aumenta a força muscular, melhora o sistema cardiorrespiratório, reduz impacto nos membros inferiores, entre outros.

Esse tratamento é muito utilizado na fisioterapia como forma de ajudar a recuperar alguns movimentos. Também pode ser realizado hidroterapia por via oral, saunas, balneoterapia, talassoterapia, turbilhão, duchas de temperatura variada, crenoterapia, hidrocinesioterapia, etc.

É uma terapia muito antiga, que já foi muito utilizada entre os romanos e na Grécia antiga. Indicado para pessoas que possuem dores crônicas, paralisias, idosos, fraqueza muscular, paresias, déficit de marcha e déficit de equilíbrio etc.

Hidroterapia e seus Benefícios

• Melhora na circulação linfática.
• Melhora o sistema cárdio respiratório.
• Ajuda a reduzir a dor.
• Melhora a circulação periférica.
• Relaxamento muscular.
• Aumenta circulação de sangue para os músculos.
• Contribui para melhora de movimentação.

Tratamento

Cada tratamento pode variar de acordo com as necessidades de paciente, crianças, idosos ou pessoas com grau severo de paralisia precisa de muita atenção e cuidado, os exercícios e o ritmo serão determinados de acordo com a capacidade do paciente.

Essa terapia é realizada dentro da água e pode ser feita de diversas maneiras como exercícios estáticos que é indicado para iniciantes com problemas de paralisia, os exercícios aqui são bem mais suaves, com apoios e simples, aqui o objetivo é estimular aos poucos a ajuda de movimentação.

Exercícios dinâmicos são para pessoas que já conseguem se movimentar que possuem uma dificuldade ou para aqueles que quer fortalecer os músculos, os exercícios são bastante ritmados, são feitos alongamentos, a água pode ser utilizada para ganhar resistência.

Compressas de água fria são indicada para dores agudas ou lesões traumáticas, podem ser feitas dentro de banheiras ou usando toalhas, ou bolsas de água.

Compressas de água quente são indicada para dores musculares, artrite, artrose é até tendinite, podem ser feitas com toalhas, bolsas de água ou até mesmo em banheiras de hidromassagem.

Hidroterapia para gestantes, é bem tranquila, aqui o tratamento tem como objetivo reduzir todo o peso que a gravida tem que carregar durante a gestação, além de ajudar a fortalecer os músculos.

Turbilhão, esse é um equipamento que joga jatos de água em regiões específicas do paciente, afim de promover o relaxamento muscular e até analgésico.

Esses são um dos principais tratamentos feitos com água.

Tempo e custo

O tempo médio para uma sessão de hidroterapia varia de 40 a 50 minutos, a quantidade de sessões necessárias vai depender do paciente. Pode custar entre R$ 50,00 chegando até mesmo R$ 120,00 por sessão.

Terapeutas PRO

Terapeuta online

CONSULTE PROFISSIONAIS TERAPEUTAS E PSICOTERAPEUTAS

O diretório Terapeutas PRO reúne profissionais terapeutas e psicoterapeutas de diversas áreas do conhecimento humano. Acesse o diretório, pesquise a área de interesse e consulte um profissional via whatsapp com apenas um clique. Fácil assim.

Terapias Holísticas