Plano de delegação – Liderança

Objetivo da ferramenta

Plano de delegação – Liderança é uma ferramenta que ajuda planejar a delegação pra garantir que a execução do que deve ser feito. Ferramenta muito útil para desenvolver aquele que delega e aquele que recebe a delegação. Muito útil para que situações em que o líder deseja concentrar a maior parte do tempo em atividades estratégicas e para isto precisa liberar sua agenda.

Esta ferramenta deve ser aplicada em três etapas:

1. a primeira objetiva identificar o que pode e deve ser delegado,
2. a segunda ampliar a autoconsciência sobre o impacto, e
3. a terceira planejar a delegação a ser feita.

Instruções

Etapa 1

Descreva as atividades que você deseja delegar.

– Como deve ser o resultado de cada uma delas?
– Qual é a data ou prazo de entrega para cada uma?
– Qual é o orçamento ou recurso necessário para cada uma delas?
– Quais são os obstáculos ou desafios que podem impedir ou comprometer o resultado?
– Quais são os métodos alternativos para supera estes obstáculos?
– Para que você deseja delegar cada atividade ou tarefa?

– Numa escala de 1 (baixa) a 5 (alta) como você classifica a prontidão de cada um dos liderados?

Descreva com detalhes o nível de autoridade e autonomia que você deseja investir cada liderado e o que requer consulta/autorização antes de uma ação ser tomada.

– O que vai indicar para você que o liderado performou satisfatoriamente esta tarefa?

Etapa 2: Quadro de delegação

– Questões e Comentários: que diferença isto vai fazer no meu resultado?
– O que motivou a escolha desta pessoa para esta atividade ou tarefa?

Checar a carga de trabalho da pessoa e se necessário, ajude a pessoa a re-priorizar sua rotina.
Definir objetivos claros e produtos (entregas) para cada um deles.
Mostrar como a tarefa se encaixa no quadro geral e seu impacto no mesmo.

Estabelecer quais os fatores críticos de sucesso para esta tarefa a pessoa está preparada para assumir a responsabilidade.

– Identificar possíveis armadilhas ou possíveis obstáculos.
– Proporcionar oportunidades para fazer perguntas.
– Permitir que a pessoa conheça quais os elementos fundamentais de como irão realizar a tarefa Instruir a pessoa sobre como realizar a tarefa se é algo totalmente novo para ela.
– Estabelecer controle, limites, orçamento e prazo final de entrega.
– Acordar quando e como a supervisão irá acontecer.
– Assegurar que a pessoa tenha autoridade suficiente: avaliar a necessidade de comunicar ou estabelecer a mesma com outros envolvidos.

Etapa 3: Checklist de delegação – “Sim” ou “Não”

– Você tem clareza exata sobre o que quer delegar?
– A pessoa precisa ter treinamento e experiência para realizar a tarefa?
– A pessoa está disposta a fazer a tarefa?
– Você tem certeza de que a pessoa compreende as ações, resultados, e padrões que você requer para esta tarefa?
– A pessoa sabe exatamente onde e como obter os recursos que ela pode precisar?
– A pessoa sabe como obter seu suporte ou apoio (ou qual outra ação tomar) se algo imprevisto acontecer?
– Você esta deixando a pessoa sozinha para se focar nisto?
– Você está ocupado fazendo alguma outra coisa relevante enquanto ela esta trabalhando nisso?

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