Modelo de inteligência emocional

Objetivo da ferramenta

Modelo de inteligência emocional é uma ferramenta que foi estrutura por Cássia Morato e Caroline Calaça, com base nos estudos de Daniel Goleman.

A partir das quatro dimensões estudadas por Goleman, este modelo tem por objetivo dar ao coachee instrumento válido para obter melhorias nas quatro dimensões da inteligência emocional.

Instruções

Autoconsciência

– Como você escolhe seus pensamentos cotidianamente?
– Quanto você está consciente do impacto das suas emoções nas suas escolhas?
– Com qual frequência você é capaz de reconhecer e nomear o que está sentindo?
– Com qual frequência você experimenta sentimentos negativos decorrentes de seus pensamentos? E positivos?
– Com qual frequência você tem pensamentos fortalecedores?
– Com qual frequência você tem pensamentos limitantes?
– Como você avalia a intenção das pessoas que trabalham com você? Quais as consequências destas avaliações?
– Como estas atitudes afetam o seu resultado?

Consciência social

– Qual é o impacto da sua liderança nas outras pessoas?
– Quais as consequências da sua abordagem para a qualidade do ambiente de trabalho?
– Quais os cuidados que você adota para preservar os vínculos no ambiente de trabalho?
– O que você pode fazer para melhorar a positividade no ambiente de trabalho?
– O que você deve deixar de fazer para melhora a positividade no ambiente de trabalho?
– Qual a relevância tem saber como você é visto pela sua equipe para o atingimento dos seus objetivos?
– Como sua atuação interfere com o desejo de fazer e a produtividade dos seus liderados?
– Quais as ações que se você adotasse faria com que aumentasse a produtividade dos seus liderados?

Auto gestão

– Com qual frequência você escolhe conscientemente suas reações a estímulos externos, vinculando comportamentos com resultados?
– Quais os estímulos externos levam você ao seu limite de tolerância?
– Como você reage nestas situações? O que isso tem te custado?
– Quais as coisas que se você fizesse diferente poderiam contribuir para você obter melhores resultados?
– O que você precisa deixar de fazer para ter melhores resultados?
– Quando os resultados de outras pessoas não são satisfatórios o que você pode fazer diferente?

Gerenciamento de relacionamento

– Quais os seus comportamentos que impactam na confiança que sua equipe tem em você?
– Quais as suas atitudes como líder contribuem para um bom relacionamento com sua equipe?
– Quais as suas atitudes podem comprometer o bom relacionamento com a equipe?
– O quanto daquilo que você diz está representado naquilo que você faz?
– O que você pode fazer para reduzir o GAP entre como você se vê e como você é visto?
– Com qual frequência você checa se seus liderados estão falando a verdade, ou testa a lealdade deles?
– Quais as consequências este comportamento traz para os seus resultados?
– O que você pode fazer para promover maior confiança dentro do seu time?

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