Inventário pessoal de habilidade de comunicação

Objetivo da ferramenta

Inventário pessoal de habilidade de comunicação é uma ferramenta que ajuda propiciar uma oportunidade de conhecer como se vê e como é visto pelos colegas no quesito habilidades de comunicação e a partir do resultado, elaborar um plano de desenvolvimento.

Instruções

O coachee responde e sorteia no seu ambiente de trabalho, algumas pessoas para responder de forma não identificada o questionário abaixo.
Depois se faz o consolidado de todas as respostas e então se trabalha o plano de desenvolvimento.

– Com o objetivo de conhecer mais sobre o modo como eu me comunico, poderia, por favor, apontar sua percepção sobre a efetividade das minhas habilidades?

– Por favor, classifique cada questão numa escala de intensidade de 1 a 6, onde 1 = baixo e 6 = alto.

– Avalie cuidadosamente e seja honesto, pois notas otimistas não me ajudarão a identificar claramente as áreas que preciso aprimorar.

Causar uma primeira boa impressão

Capacidade de captar o sentimento subjacente das pessoas ao ouvi-lo.
Capacidade de transmitir uma ideia.
Capacidade de comunicar mesmo quando as coisas estão duras ou difíceis.
Não falar demais.
Capacidade de esquematizar ou detalhar uma ideia.
Permanecer aberto a ideias dos outros.
Dar instruções aos outros.
Ignorar a hostilidade dos outros.
Falar considerando o ponto de vista de que ouve.
Capacidade de fazer uma apresentação clara para um grupo.
Ouvira atentamente às críticas.
Capacidade de persuadir os outros a fazer o que eu quero.
Dar feedback claro aos outros sobre o que eles tem feito.
Compreender as ideias dos outros.
Ficar fora de discussões que não me dizem respeito.
Capacidade de coletar/extrair informações dos outros.
Colocar as pessoas à vontade.
Deixar os comentários negativos de outras pessoas de lado.
Deixar os outros saberem como eu me sinto.

Contribuir efetivamente nas reuniões

Comporto-me de forma receptiva aos ser abordado ou entrevistado.
Capacidade de me conectar com os outros durante a conversa.
Levar os outros a aceitar minhas ideias.
Captar a reação da audiência a minha apresentação.
Ajudar o progresso de uma reunião.
Transmitir meus sentimentos ás outras pessoas.
Decidir não fazer comentários.
Compreender quando alguém está chateado.
Descobrir quais são os interesses de outras pessoas.
Manter um diálogo.
Comunicar minhas emoções claramente quando eu quizer.

Peça ao coachee e aos sorteados para completar seus formulários de diagnóstico para a próxima sessão. Os formulários de terceiros devem ser reunidos por alguém e lacrados em um envelope para serem usados na sessão seguinte. Nesta sessão os resultados devem ser consolidados como coachee e analisados conjuntamente, avaliando tendências, similaridades, gap’s de percepção positiva e negativa.

Habilidades de Comunicação

Causar uma primeira boa impressão.
Capacidade de captar o sentimento subjacente das pessoas ao ouvi-lo.
Capacidade de transmitir uma ideia.
Capacidade de comunicar mesmo quando as coisas estão duras ou difíceis.
Não falar demais.
Capacidade de esquematizar ou detalhar uma ideia.
Permanecer aberto a ideias dos outros.
Dar instruções aos outros.
Ignorar a hostilidade dos outros.
Falar considerando o ponto de vista de que ouve.
Capacidade de fazer uma apresentação clara para um grupo.
Ouvira atentamente às críticas.
Capacidade de persuadir os outros a fazer o que eu quero.
Dar feedback claro aos outros sobre o que eles tem feito.
Compreender as ideias dos outros.

Colocar as pessoas à vontade

Ficar fora de discussões que não me dizem respeito.
Capacidade de coletar/extrair informações dos outros.
Deixar os comentários negativos de outras pessoas de lado.
Deixar os outros saberem como eu me sinto.
Contribuir efetivamente nas reuniões.
Comporto-me de forma receptiva aos ser abordado ou entrevistado.
Capacidade de me conectar com os outros durante a conversa.
Levar os outros a aceitar minhas ideias.
Captar a reação da audiência a minha apresentação.
Ajudar o progresso de uma reunião.
Transmitir meus sentimentos ás outras pessoas.
Decidir não fazer comentários.
Compreender quando alguém está chateado.
Descobrir quais são os interesses de outras pessoas.
Manter um diálogo.
Comunicar minhas emoções claramente quando eu quiser.

Agora faça as seguintes perguntas:

– O que há de comum nestas avaliações?
– O que há de diferente?
– Quais os padrões ou tendências se repetem?
– O que você acredita que podem impactar no seu resultado positivamente?
– O que você acredita que podem impactar no seu resultado negativamente?
– Qual(is) habilidade(s) se você desenvolver terá um alto impacto para atingir seu objetivo?
– Quais os gap’s mais relevantes você identifica?
– O que precisa fazer diferente para superá-los?
– Quais são os comportamentos que você precisa rever ou substituir?
– O que será diferente quando você adotá-los?
– Quem será beneficiado com isto?

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