FeedBack Sandwich

Objetivo da ferramenta

FeedBack Sandwich é uma ferramenta que prepara o coachee para fazer feedback com os seus liderados.

Instruções

O que foi feito corretamente // Pontos positivos

O que é necessário melhorar // Pontos a serem melhorados

No geral, sentença positiva // Ponto forte

OBS: Utilize o “e” como junção entre cada etapa acima mencionado. O “mas” elimina o que foi dito anteriormente.

Regras:

Descritivo (não julgativo e avaliativo)

Descreva o comportamento ou o acontecimento como exatamente foi sem fazer juízo de valores. Comumente as pessoas utilizam palavras como: ruim, mal, decepcionante, lamentável. Quando julgamos esquecemos de que nós é que damos significados às coisas, nada por si possui algum teor emocional.

Específico (não geral)

Qual comportamento deve ser melhorado ou aprimorado. Tão específico quanto esta frase.

Focado na necessidade do recebedor (não do emissor)

Pode ser difícil oferecer feedback em momentos onde tudo está de cabeça para baixo, mas devemos nos atentar é que o feedback busca a melhoria do comportamento e não foi feito para extravasar a raiva, decepção ou qualquer emoção negativa.

Focado no comportamento (não na identidade)

A pessoa ou o comportamento deve ser aprimorado? Somos mais do que nossos comportamentos, possuímos mais recursos do que conseguimos utilizar. Não é a pessoa que tem algum problema, mas sim o que ela está fazendo. Um dos maiores medos humanos é o medo da rejeição, quando focamos na identidade, ou seja, na pessoa com frases do tipo: Você é desajeitado; Você é muito teimoso – Colocamos nosso interlocutor na defensiva. Temos que aprender a separar o que a pessoa faz do que realmente ela é.

Solicitado e bem recebido (não imposto)

Se você quer cultivar um campo de trigo nutritivo, precisa de terra e sementes saudáveis. O mesmo se dá no processo de feedback, o recebedor deve entender que o feedback (semente) é algo positivo e a obrigação do emissor é criar o melhor clima possível (terra). Ao se perguntar, por exemplo:

“Existe algo que eu gostaria de conversar com você sobre o evento. Acredito que você irá melhorar sua performance nas próximas vezes, você está disposto a ouvir o que eu tenho para lhe dizer?” O interlocutor não vê que algo que está para vir é algo prejudicial, assim não se coloca na defensiva.

Rápido – logo após o evento

Feedback fala sobre detalhes de comportamento, quanto mais tempo demorarmos ao falar sobre o assunto abordado, maiores serão as chances de o interlocutor esquecer pontos cruciais e até mesmo duvidar que as coisas aconteceram da forma que você está falando.

Validado – checado

Não percebemos que existe uma diferença entre ouvir e escutar. Ouvir efetivamente significa entender e observar as informações passadas. Saber ouvir de maneira efetiva não é fácil! Quando perguntamos ao nosso interlocutor: “Então, na próxima vez o que você fará de diferente?” – checamos se a pessoa ouviu ou simplesmente escutou. Quando você ouvir de seu interlocutor, justificativas sobre algo que você está dizendo é a evidência que alguma das regras acima não foram atendida. Pare, pense nas melhorias necessárias e ofereça um feedback de qualidade para você mesmo.

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Consulte sempre um terapeuta profissional

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