O que é equoterapia?

Equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências ou necessidades especiais, como síndrome de down e autismo.

Nesse tratamento o paciente vai ter um contato mais próximo do animal, ajudando a pentea-lo, alimenta-lo e até montando sobre ele.

Essas pequenas ações são muito benéficas para o desenvolvimento da criança, principalmente se ela tem algum tipo de distúrbio neurológico, ou dificuldade para se locomover, pois dessa forma a criança consegue criar uma empatia maior, entendendo um pouco melhor expressões faciais, ou até estimulando os músculos e equilíbrio no corpo.

Ajuda a tratar problemas como autismo, síndrome de down, Tdh, pessoas com dificuldades motoras.

Todo o procedimento é feito de maneira segura, com o acompanhamento de um profissional e do cuidador do cavalo, o animal é dócil, e toda sessão é feita em um lugar específico longe de estímulos estressantes tanto para a criança quanto para o próprio bixinho.

Equoterapia e seus benefícios

Para portadores de de distúrbios neurológicos:

• Melhora na interação social.
• Reconhecimento melhor da expressão facial.
• Melhora no desenvolvimento de empatia.
• Sensação de bem estar.
• Superação de medos.
• Mais contato visual.
• Estímulo da sensação tátil, auditiva e visual.
• Melhora da auto estima.

Para pessoa com deficiência motora:

• Estimula os músculos.
• Melhora nas sensações táteis.
• Melhora tônus muscular.
• Auxilia no desenvolvimento de coordenação motora.
• Melhora na postura e no equilíbrio.

Tratamento de equoterapia

O tratamento é adaptável, pois cada paciente tem suas necessidades específicas para serem trabalhadas, uma criança com down por exemplo não vai ser trabalhada da mesma forma que outro paciente com paralisia.

O terapeuta vai estar ciente das condições do paciente, e vai buscar trabalhar isso das melhores formas possíveis, criando exercícios diferentes para cada pessoa.

Pessoas com distúrbios neurológicos vão trabalhar mais a empatia e cuidados com cavalo, ajudando alimenta-los, tocando neles, observando eles a se movimentarem, se comunicando com o animal, penteando eles e até mesmo montando o bixinho.

Já pessoa com algum tipo de deficiência motora, vai trabalhar mais a postura corporal, vão subir bastante no cavalo com o auxilio de profissionais, e vai andando aos poucos, fazendo exercícios e brincadeiras com o animalzinho. Através do cavalgar vai estimulando os músculos das pernas do paciente, além de ajudar a rigidez da coluna.

A continuidade do tratamento só irá funcionar depois de uma avaliação médica, principalmente para pessoas com problemas motoros.

Tempo e custo

O tempo de uma sessão varia entre 30 a 40 minutos, sendo realizados uma ou duas vezes na semana. O preço pode variar entre R$ 100,00 chegando até R$ 520,00 pacotes mensais.

Agendamentos e consultas online

Em 4 passos:

1º – Escolher categoria (terapeutas holísticos, psicólogos, psicanalistas, coaches);
2º – Identificar o profissional que pode te auxiliar na resolução do problema;
3º – Acessar a página de perfil e conhecer os serviços oferecidos;
4º – Clique no botão “Fale agora pelo Whatsapp” para tirar suas dúvidas.

Terapias de A à Z

Tipos de terapias alternativas

Consulte sempre um terapeuta profissional