Constelações Familiares Sistêmicas

As Constelações Familiares Sistêmicas nasceu com o filósofo alemão Bert Hellinger, e visa a entender os conflitos a partir do sistema familiar. Podemos dizer que as Constelações Familiares Sistêmicas é um processo que auxilia na resolução de conflitos e que estuda as emoções e energias que, consciente e inconscientemente, acumulamos.

Terapeutas Consteladores de Sorocaba SP oferecem serviço de constelação online e presencial.

Através do método sistêmico é possível compreender como esses fatores influenciam nossa vida na tomada de decisão, de forma a reverter os aspectos negativos que desequilibram nossa vida.

Hellinger, pôde perceber como inúmeras experiências, especialmente as vividas no ambiente familiar, são decisivas para a nossa saúde física, vital, emocional e mental.

Deste modo, podemos concluir que tais experiências, acumuladas desde a infância, nos tornam parte de vários sistemas, e impactam diretamente em nossos comportamentos e nos resultados que alcançamos na vida que levamos atualmente.

As heranças emocionais que herdamos de nossa família, como perdas, brigas, doenças, separações traumáticas, tragédias, entre outras, podem ser âncoras negativas em nosso processo de evolução, não só pessoal, mas em todas áreas das atividades humanas.

Os Três Pilares da Constelação Familiar Sistêmica

De acordo com Bert Hellinger, filósofo, teólogo e psicólogo, ele observou em seus estudos que existem três leis universais que regem as dinâmicas familiares: Lei do pertencimento, Lei da ordem e Lei do equilíbrio, que passaram a ser conhecidas como as Ordens do Amor.

Lei do pertencimento

Pertencer é antes de tudo um sentimento natural, uma necessidade de qualquer ser humano. Cada pessoa que nasce ou é vinculada a um sistema, necessita ser reconhecida como membro integrante e respeitada no seu lugar e papel dentro desse mesmo sistema.

No Sistema Familiar os membros são únicos e todos têm o direito de pertencer. Isso equivale dizer que ninguém pode ser excluído não importando suas características, dificuldades e virtudes pessoais.

Todos são importantes para o Sistema. Quando ocorre uma exclusão no sistema familiar acontece um desequilíbrio. Essa situação passa a ser vivida por um descendente, sem que necessariamente ele tenha conhecimento ou afinidade com o antepassado excluído.

Lei da ordem ou Hierarquia

A Hierarquia ou Ordem de Chegada, diz respeito a quem chegou primeiro na família. Portanto, os mais velhos merecem ser olhados com muito respeito e cuidado, pois foi através deles que a família veio se mantendo. Você pode dizer que agora eles já estão velhos e não sabem mais das coisas. Isso, em muitos casos pode ser verdade, mas mesmo assim devem ser respeitados nas suas decisões e necessidades. Eles chegaram primeiro!

Lei do equilíbrio

É necessário que haja um equilíbrio em dar e receber, os conflitos se iniciam quando uma pessoa se doa demais para outra, podendo gerar assim uma situação de inferiorização.

A lei do equilíbrio ou lei da troca “o dar e receber” também foi observada nos grupos sociais por Bert Hellinger, como algo de fundamental importância para o funcionamento e manutenção dos sistemas de uma forma geral.

Todo ser é dotado da capacidade de troca, oferecendo a outros seus dons, capacidades e habilidades e recebendo daqueles o que for importante para satisfazer suas necessidades de sobrevivência, crescimento e desenvolvimento.

Uma relação equilibrada, quando ambas as pessoas compartilham mutuamente, dando e recebendo aquilo que cada um é capaz, é uma relação que promove o amadurecimento, a liberdade e o bem-estar.

Consulte um constelador e descubra como solucionar problemas através da aplicação do método de Constelações Familiares Sistêmicas.

Agendamentos e consultas online

Em 4 passos:

1º – Escolher categoria (psicólogos, terapeutas holísticos, psicanalistas, coaches);
2º – Identificar o profissional que pode te auxiliar na resolução do problema;
3º – Acessar a página de perfil e conhecer os serviços oferecidos;
4º – Clique no botão “Fale agora pelo Whatsapp” para tirar suas dúvidas.

Terapias de A à Z

Tipos de terapias alternativas

Consulte sempre um terapeuta profissional

Deixe uma resposta