Constelação Familiar

Constelação Familiar é uma terapia que visa o foco em resolver questões emocionais, físicas e mentais ocultas de uma família.

Ocultas porque os praticantes dessa terapia afirmam que não é apenas características físicas que herdamos através dos genes dos nossos pais, mas também comportamentos, visões e até mesmo habilidades. Nomeada como campo morfogenético.

Nesse campo os familiares carregam com si as visões e traumas vividos por seus parentes e antepassados, que formam um tipo de memória que pode “geneticamente” ser passado para futuras gerações.

Esse tratamento é aceito no Brasil mas não como substituto da medicina, pode ser realizado como um complemento, a fim de deixar a família ciente da constelação familiar.

A Constelação Familiar tem três grandes pilares que são: Lei do pertencimento, lei da hierarquia, lei do equilíbrio.

Lei do Pertencimento

Essa lei nada mais é que a necessidade de pertencer em alguma parte no campo familiar, segundo essa lei a pessoa não deve ser excluída por causa de suas ações, para que assim não gere um ciclo repetitivo comportamental futuro.

Lei da Hierarquia

Aqui é dito que cada pessoa na família tem seu papel para desempenhar, tendo que respeitar quem veio primeiro. Os desequilíbrios ocorrem quando esses papéis não são devidamente realizados, como por exemplo os filhos tendo que agir como pais, obrigados a carregar uma carga emocional que não é sua.

Lei do equilíbrio

É necessário que haja um equilíbrio em dar e receber, os conflitos se iniciam quando uma pessoa se doa de mais para outra, podendo gerar assim uma situação de inferiorização.

Benefícios

• Ajuda a fazer o indivíduo a se encontrar dentro do seu sistema familiar.

• Encontra problemas ocultos na família.

• Rompe com comportamentos condicionantes que afetam negativamente a família.

Tratamento

Geralmente não é necessário mais de uma sessão, no momento em que estiver no consultório com o terapeuta dessa área ele não vai ver ninguém da sua família como vítima, independente dos problemas que sua família tiver.

O profissional não está lá para defender o ego, visão de mundo ou preconceitos de ninguém estará lá apenas para expor a constelação familiar.

Na sessão individual o cliente vai escolher objetos que representem a sua família, o constelador junto da ajuda do seu cliente vão identificar onde estão o desequilíbrio, após isso vão fazer o procedimento de integração.

Sendo assim, será orientado pelo profissional qual a dinâmica mais adequada para aquela situação.

O que muda para sessão em grupo é que não será necessário a utilização de objetos para simular as pessoas, já tendo em vista de que as pessoas estão ali presentes.

Cada família tem suas peculiaridades e seus complexos, nesse tratamento não tem em vista o perdão, já que para os consteladores todos são responsáveis pelo que acontece consigo, por mais injusto que possa ter sido, o perdão nada mais seria do que uma forma de se colocar como superior.

Entenda que por mais reveladora que possa ser sua situação familiar, nunca deixe de analisar por si mesmo, não abandone seu senso crítico.

Quanto custa e quanto tempo dura

O preço pode Custar de R$1.000 até R$400,00, isso vai depender da região onde mora. Já o tempo pode demorar de 1 hora pra mais, pois isso depende muito do complexo familiar da constelação.

Antes de aceitar fazer o negócio com um profissional de constelação peça que ele explique como será realizado o procedimento da consulta, exija ver sua certificação, e pesquise mesmo se ele é um profissional capacitado para atuar com isso.

Não deixe de analisar a situação por sí mesmo, pesquise média de preços em sua cidade, e fique atento para não pagar preços abusivos.

Diretório de Terapeutas

CONSULTE PROFISSIONAIS TERAPEUTAS E PSICOTERAPEUTAS

O diretório Terapeutas PRO reúne profissionais terapeutas e psicoterapeutas de diversas áreas do conhecimento humano. Acesse o diretório, pesquise a área de interesse e consulte um profissional via whatsapp com apenas um clique. Fácil assim.

Terapias Holísticas