O que é constelação familiar?

A constelação familiar também é conhecida como Constelações Sistêmicas e Constelações Familiares Sistêmicas. Trata-se de um método utilizado na medicina alternativa ou holísticas que se baseiam em elementos da terapia familiar sistêmica.

Ocultas porque os praticantes dessa terapia afirmam que não é apenas características físicas que herdamos através dos genes dos nossos pais, mas também comportamentos, visões e até mesmo habilidades. Nomeada como campo morfogenético.

Nesse campo os familiares carregam com si as visões e traumas vividos por seus parentes e antepassados, que formam um tipo de memória que pode “geneticamente” ser passado para futuras gerações.

Esse tratamento é aceito no Brasil mas não como substituto da psicologia, pode ser realizado como um complemento, a fim de deixar a família ciente da constelação familiar.

A Constelação Familiar tem três grandes pilares que são: Lei do pertencimento, lei da hierarquia, lei do equilíbrio.

Lei do Pertencimento

Essa lei nada mais é que a necessidade de pertencer em alguma parte no campo familiar, segundo essa lei a pessoa não deve ser excluída por causa de suas ações, para que assim não gere um ciclo repetitivo comportamental futuro.

Lei da Hierarquia

Aqui é dito que cada pessoa na família tem seu papel para desempenhar, tendo que respeitar quem veio primeiro. Os desequilíbrios ocorrem quando esses papéis não são devidamente realizados, como por exemplo os filhos tendo que agir como pais, obrigados a carregar uma carga emocional que não é sua.

Lei do equilíbrio

É necessário que haja um equilíbrio em dar e receber, os conflitos se iniciam quando uma pessoa se doa de mais para outra, podendo gerar assim uma situação de inferiorização.

Benefícios da constelação familiar

• Ajuda a fazer o indivíduo a se encontrar dentro do seu sistema familiar.

• Encontra problemas ocultos na família.

• Rompe com comportamentos condicionantes que afetam negativamente a família.

Tratamento através da constelação familiar

Geralmente não é necessário mais de uma sessão, no momento em que estiver no consultório com o terapeuta dessa área ele não vai ver ninguém da sua família como vítima, independente dos problemas que sua família tiver.

O profissional não está lá para defender o ego, visão de mundo ou preconceitos de ninguém estará lá apenas para expor a constelação familiar.

Na sessão individual o cliente vai escolher objetos que representem a sua família, o constelador junto da ajuda do seu cliente vão identificar onde estão o desequilíbrio, após isso vão fazer o procedimento de integração.

Sendo assim, será orientado pelo profissional qual a dinâmica mais adequada para aquela situação.

O que muda para sessão em grupo é que não será necessário a utilização de objetos para simular as pessoas, já tendo em vista de que as pessoas estão ali presentes.

Cada família tem suas peculiaridades e seus complexos, nesse tratamento não tem em vista o perdão, já que para os consteladores todos são responsáveis pelo que acontece consigo, por mais injusto que possa ter sido, o perdão nada mais seria do que uma forma de se colocar como superior.

Entenda que por mais reveladora que possa ser sua situação familiar, nunca deixe de analisar por si mesmo, não abandone seu senso crítico.

Quanto custa e quanto tempo dura

O preço pode Custar de R$ 1.000,00 até R$ 400,00, isso vai depender da região onde mora. Já o tempo pode demorar de 1 hora pra mais, pois isso depende muito do complexo familiar da constelação.

Antes de aceitar fazer o negócio com um profissional de constelação peça que ele explique como será realizado o procedimento da consulta, exija ver sua certificação, e pesquise mesmo se ele é um profissional capacitado para atuar com isso.

Não deixe de analisar a situação por si mesmo, pesquise média de preços em sua cidade, e fique atento para não pagar preços abusivos.

Agendamentos e consultas online

Em 4 passos:

1º – Escolher categoria (terapeutas holísticos, psicólogos, psicanalistas, coaches);
2º – Identificar o profissional que pode te auxiliar na resolução do problema;
3º – Acessar a página de perfil e conhecer os serviços oferecidos;
4º – Clique no botão “Fale agora pelo Whatsapp” para tirar suas dúvidas.

Terapias de A à Z

Tipos de terapias alternativas

As Ordens do Amor na Constelação Familiar revelam como problemas emocionais e padrões de comportamento são transmitidos de geração em geração. Originada no trabalho de Bert Hellinger, esta abordagem sistêmica utiliza representações simbólicas para desvendar interações e buscar soluções para questões profundas nas dinâmicas familiares.
A Constelação Familiar é uma abordagem terapêutica que busca trazer à luz emoções e padrões repetitivos que podem ter origem em nosso sistema familiar e influenciar todos os aspectos de nossas vidas, sejam eles familiares, sociais ou profissionais. É uma jornada de descobertas internas, permitindo-nos compreender a complexidade dos sistemas aos quais pertencemos e, assim, encontrar caminhos para a cura e o crescimento pessoal.
A constelação familiar em empresas é uma abordagem terapêutica adaptada para o contexto organizacional. Ela visa compreender as dinâmicas ocultas e os desafios presentes nas relações dentro das equipes de trabalho e nas estruturas organizacionais, a fim de promover uma maior harmonia, eficiência e bem-estar no ambiente de trabalho.
A constelação familiar tem despertado interesse e curiosidade em diferentes contextos, incluindo o mundo do entretenimento. Na plataforma de streaming Netflix, podemos encontrar séries e filmes que abordam essa abordagem terapêutica inovadora, oferecendo ao público a oportunidade de conhecer e refletir sobre seus conceitos e benefícios.
A constelação familiar é uma abordagem terapêutica que busca compreender as dinâmicas ocultas dentro dos sistemas familiares e resolver problemas e conflitos familiares. Essa prática tem despertado interesse e curiosidade em diferentes contextos, inclusive no mundo do cinema e da televisão. Diversos filmes e séries exploram os conceitos e os benefícios da constelação familiar, oferecendo ao público a oportunidade de conhecer e refletir sobre essa abordagem terapêutica inovadora.
Consulte sempre um terapeuta profissional