O que é auriculoterapia?

A auriculoterapia é uma terapia natural que faz parte dos conhecimentos da Medicina Tradicional Chinesa. Seu método consiste na estimulação de pontos nas orelhas, sendo muito semelhante à acupuntura.

A auriculoterapia trata disfunções físicas, emocionais e mentais por meio de estímulos em pontos específicos da orelha, local onde há terminações nervosas correspondentes a determinados órgãos do corpo.

O método é confiável e aceito?

Trata-se de um método de fácil aplicação e já foi oficializado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) há muitas décadas. No Brasil, desde 2006, a auriculoterapia faz parte do programa de saúde do Ministério da Saúde. Ver Terapias SUS.

Considerada como um método pouco invasivo, a auriculoterapia tem tido ótima aceitação dos pacientes, podendo ser aplicada em crianças, idosos e até em pessoas que têm medo de agulhas, com total segurança.

Pontos auriculares

Segundo a auriculoterapia, o corpo humano pode ser representado na orelha, no formato de um feto, e, por isso, cada ponto se refere a um órgão específico. Assim, quando o ponto é estimulado, é possível tratar problemas ou aliviar sintomas nesse mesmo órgão. Isso porque de acordo com os acupunturistas, quando ocorre um desequilíbrio no seu corpo, ela é refletida na orelha.

Mapa auricular

O mapa auricular ilustrado abaixo apresenta a localização dos pontos que são estimulados para os diversos tipos de tratamentos.

Auriculoterapia Mapa Auricular

Tipos de auriculoterapia

Existem duas técnicas: Chinesa e Francesa. Desenvolvida há milênios, a auriculoterapia chinesa faz parte de um conjunto de técnicas que se fundamentam na Medicina Tradicional Chinesa e faz uso de uma cartografia 200 pontos localizados nas duas orelhas.

Seja um terapeuta holísticoO início da auriculoterapia na medicina ocidental surgiu a partir dos estudos do médico francês Paul Nogier que, na década de 1950, mapeou 43 pontos na orelha que possuem correspondência com órgãos e sistemas do corpo humano e foram amparados por fundamentos da neurofisiologia e confirmados por estudos de ressonância magnética funcional.

A chinesa acaba utilizando cristais, sementes e agulhas, enquanto a francesa usa agulhas, laser, massagem e infravermelho.

Auriculoterapia e seus benefícios à saúde

• Auxílio da recuperação motora.
• Ajuda a parar de fumar.
• Alivia um pouco a ansiedade e a depressão.
• Ajuda na recuperação de vícios.
• Melhora a qualidade de sono, retirando a insônia.
• Alívio de dores físicas.
• Alivia dores por torções, contraturas e distensões musculares
• Alivia problemas respiratórios,
• Ajuda no tratamento de hipertensão, vertigens e palpitações
• Entre outros, tais como: problemas reumáticos, urinários, digestivos, hormonais, obesidade, respiratórios, cardíacos, anorexia e doenças da tireoide. No tratamento psicológico, a auriculoterapia tem mostrado resultados eficazes para problemas de ansiedade e depressão.

Auriculoterapia no emagrecimento

No mapa auricular existem pontos específicos que são responsáveis pelo bom funcionamento e equilíbrio do intestino, estômago, retenção de líquidos, ansiedade, estresses, sono e vontade de comer. Trabalhar com o estímulo desses pontos ajuda no processo de emagrecimento.

No caso de tratamento auricular para emagrecimento, é importante que o cliente também realize uma dieta, por isso, é indicado profissionais da Dietoterapia ou por um nutricionista, além disso, é recomendado que o cliente pratique atividades físicas regularmente.

Como é feito o tratamento de auriculoterapia?

Antes da aplicação, é feito uma anamnese, que nada mais é do que algumas perguntas que o profissional faz para ajudá-lo a entender o problema que o cliente tem interesse de resolver. Após o bate papo, o terapeuta pode medir o pulso e analisar o tipo de orelha do cliente (formato, pintas, oleosidade, manchas, pelos, coloração), entre outros.

Quando o tratamento auricular não deve ser feito?

– Quando a orelha do cliente estiver machucada;
– Quando a orelha do cliente estiver cortada;
– Quando a orelha do cliente estiver queimada;
– Quando a orelha do cliente estiver inflamada;
– Quando a orelha do cliente estiver com úlceras;
– Quando a orelha do clientes estiver com eczemas;
– Quando a orelha do cliente estiver com sangramento;
– Quando a orelha do cliente estiver com edemas;
– Entre outros.

Processo de aplicação das técnicas

Antes de aplicar a técnica utilizada, o profissional fará a higienização da orelha com álcool, logo em seguida, fará a localização dos pontos da orelha com objetivo de fazer a aplicação em de acordo com o levantamento feito durante a anamnese.

O profissional fará aplicação da técnica que pode ser feita com agulhas, cristais, sementes de mostarda, laser, entre outros. Após aplicar a técnica pode ser necessário proteger a região auricular com esparadrapo.

Quais ferramentas são utilizadas na aplicação?

– Agulhas filiformes: são aplicadas sobre os pontos durante 10 a 30 minutos;
– Agulhas intradérmicas: são colocadas debaixo da pele por cerca de 7 dias;
– Esferas magnéticas: são coladas na pele por aproximadamente 5 dias;
– Sementes de mostarda: podem ser aquecidas ou não, e são coladas na pele durante 5 dias;
– Entre outros métodos.

Após a aplicação o paciente sente dor?

Sim. A orelha é um micro sistema e reflete a condição do nosso organismo, por isso é normal alguns pontos ficarem mais dolorosos do que outros. Se você está com dor na região lombar, por exemplo, este ponto ou região da orelha ao ser trabalho com auriculoterapia vai estar mais dolorido.

Sentir dor é normal?

Sim! mas fique tranquilo que não é nada que fará que se concentre apenas na dor, será apenas um incômodo.

Quanto tempo dura e quanto custa?

O tempo médio de cada sessão é de 20 minutos a 40 minutos, isso vai depender de quantos pontos em sua orelha deverão ser estimulados. A frequência pode demorar entre 5 até mesmo 15 sessões, mas geralmente problemas mais leves podem ser resolvidos em uma única sessão.

Dependendo da região onde mora o custo de cada sessão é de R$ 40,00 até R$ 250,00. Isso também vai depender do profissional, por isso é fundamental procurar uma média de preço em sua região.

Orientações adicionais

– Antes de iniciar o tratamento peça para o profissional esclarecer quais serão os procedimentos utilizados.
– Exija o certificado, pesquise se realmente existe um registro do profissional na escola em questão.
– Verifique se as agulhas são novas e esterilizadas, pois assim evitará dores de cabeças futuras.

Agendamentos e consultas online

Em 4 passos:

1º – Escolher categoria (terapeutas holísticos, psicólogos, psicanalistas, coaches);
2º – Identificar o profissional que pode te auxiliar na resolução do problema;
3º – Acessar a página de perfil e conhecer os serviços oferecidos;
4º – Clique no botão “Fale agora pelo Whatsapp” para tirar suas dúvidas.

Terapias de A à Z

Tipos de terapias alternativas

Curso de auriculoterapia

Onde e com quem fazer a formação em aurículoterapia

Apresentação e acesso a programação de diversos cursos online, incluindo: curso de aurículoterapia

Consulte sempre um terapeuta profissional