Acupuntura

Acupuntura é uma forma de medicina alternativa e um ramo da medicina tradicional chinesa no qual finas agulhas são inseridas no corpo do paciente. (Wikipédia)

Quando as agulhas são penetradas e atingem certos pontos são capazes de tratar diversos problemas físicos e emocionais, também pode ajudar na dificuldade motora podendo ser feita até mesmo em animais domésticos.

Quando inseridas estimulam as terminações nervosas, que portanto levam mensagens até o cérebro, podendo desencadear assim uma ação analgésica, relaxamento muscular, etc.

Benefícios

• Ajudam a aliviar dores crônicas e problemas musculares.

• Pode ajudar a reduzir dores de cabeça, e pós operatório.

• Ajuda a reduzir Cólica renal.

• Auxilia no alívio de estresse, insônia.

• Ampara nas alterações hormonais, menstruais e também em problemas imunológicos.

• Acode no controle da Ansiedade, depressão e até mesmo impotência.

• É bom também nas dores respiratórias como: Asma, Bronquite, Dor de garganta, Sinusite.

• Beneficia também problemas de gastrite, constipação, diarreia e hipertensão.

O tratamento

É claro que esses benefícios todos pode não ocorrer em uma única sessão, até porque a acupuntura requere um processo e possuí nichos, por isso é fundamental encontrar um profissional capacitado para as suas necessidade.

Com o passar dos anos essa área foi se popularizando cada vez mais, e foram sendo adaptadas hoje para inúmeras formas de tratamento, dentre elas são:

• Acupuntura na medicina: o foco é estimular pontos do sistema nervoso, gerando assim respostas positivas a diversos tratamentos de patologias. É um complemento dos tratamentos médicos já existentes.

• Acupuntura veterinária: A prática é realizada apenas em animais, o tratamento pode consistir em alívio de estresse, dor, problemas musculares etc.

• Acupuntura na odontologia: É perfeito para aqueles que tem alergia aos analgésicos, pois ela não apresenta problemas colaterais típicos dos analgésicos, além de que a recuperação é mais rápida também.

• Acupuntura na psicologia: Auxilia no tratamento de transtornos emocionais e psicológicos, focada principalmente nos desequilíbrios sentimentais como medo, raiva, tristeza, euforia, e preocupação. O Conselho Federal de psicologia reconhece acupuntura como prática alternativa ao trabalho do psicoterapeuta, é claro desde que siga corretamente as técnicas e ética adequadas (Resolução do Conselho Federal de Psicologia nº 05/2002).

• Acupuntura na fisioterapia/terapia ocupacional: Ajuda a tratar nos condicionamentos de dor e dificuldades motoras. O Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO foi o primeiro do Brasil a reconhecer o uso da acupuntura por seus afiliados mediante a publicação da Resolução nº60, de 22 de junho de 1985, desde que apresente diploma ou certificado, seguindo corretamente a ética e técnica adequada.

Duração e preço

Tanto o preço quanto o tempo do tratamento é variado, isso vai depender do que consiste a terapia em questão.

O preço pode variar entre R$260,00 á R$40,00. A média de tempo para uma sessão oscila entre 15 a 30 minutos, tendo em média no máximo 20 minutos com as agulhas no corpo.

O processo do tratamento pode variar, pois vai depender das técnicas empregadas, do estágio evolutivo da doença, da responsabilidade do paciente, o tipo de patologia etc. Uma patologia dolorosa aguda pode ser resolvida em dez a cinco sessões.

Da mesma forma que o tratamento das patologias agudas, o tratamento das crônicas deve ser iniciado com intervalos mais curtos, sendo assim espaçados para sessões semanais, portanto variando pelo tempo necessário.

Os critérios da experiência individual do profissional médico devem ser respeitados, desde que devidamente embasados, estas são orientações baseadas na experiência geral.

Antes de aceitar fazer o negócio com um acupunturista peça o seu diploma, se informe para saber como será feita a sua sessão, e pesquise uma variação de preço na sua região, pois isso evitará dores de cabeça futura.

Diretório de Terapeutas

CONSULTE PROFISSIONAIS TERAPEUTAS E PSICOTERAPEUTAS

O diretório Terapeutas PRO reúne profissionais terapeutas e psicoterapeutas de diversas áreas do conhecimento humano. Acesse o diretório, pesquise a área de interesse e consulte um profissional via whatsapp com apenas um clique.

Clique. Fácil assim.

Terapias Holísticas